segunda-feira, 9 de março de 2009

Direito (torto) Internacional

Deu-se há uns tempos atrás, bem antes de Obama:


DIREITO (TORTO) INTERNACIONAL


Dia 23 de Março de 2007, as autoridades dos Estados Unidos da América emitem um visto de autorização para viajar até Nova Iorque ao presidente do Irão, para que, na sequência do problema suscitado pelo desenvolvimento da tecnologia nuclear que este país quer levar a cabo e que a Comunidade Internacional quer travar, vá prestar esclarecimentos na Organização das Nações Unidas (ONU).
Questão: Então não deveria ser a ONU território mundial?!... Se o é, e porque não dispõe em espaço contíguo à sede de um aeroporto, não deve qualquer cidadão que tenha que discursar, prestar esclarecimentos ou realizar qualquer outra função legal, ter “livre acesso”, ou seja, não necessitar do visto de um país, um só país?!
Direito ou torto?




Carlos Jesus Gil

17 comentários:

Nanda Assis disse...

boa semana pra vc ta bom?
bjosss...

Anónimo disse...

Não me surpreende, os EUA sempre assumiram os papéis de "juiz, acusação e defesa", "violando dessa forma as garantias dos princípios da justiça e do direito internacional.
Na ONU tudo se decide “nas suas costas”, a sua imparcialidade ficou demonstrada quando do ataque despropositado às suas instalações em Gaza, que foram atingidas pelos ataques de precisão dos israelitas, no seio da organização, nunca se levantou uma voz, para criticar tal acto.
Penso que o Irão continua a ser uma ameaça, e a ONU deve continuar a negociar com firmeza para pôr termo ao seu programa nuclear. Mas esses esforços, devem ser feitos com isenção, através de normas internacionais equitativas, com uma implementação mais justa. Só assim é que se pode avaliar se a ONU é imparcial.

Anónimo disse...

Na era Bush os EUA assumiram-se como policias do Mundo, assim só exigiram a "carta de condução" por eles passada a quem muito bem entenderam.
A ONU passou a ser uma espécie de "esquadra de polícia" onde se joga às cartas e apresentam os "trunfos", ora uma vez ganham uns, ora ganham outros. Alguns porque podem, quando o "jogo" não lhes corre de feição viram (veto) a mesa e acaba o jogo.

Abraço
Carlos Rebola

Unknown disse...

Boa questão.

Boa semana para todos

advg35_girita disse...

os estados unidos estao exactamente como o nosso governo ...eu posso quero e faço e ao fim de contas nao sabem assumir responsabilidades nenhumas só sabem estorvar...o irão é e sempre fpoi ma ameaça para todos a ONU deve continuar a negociar para que seja tomada uma decisão com pés e cabeça para que nós tambem nao venhamos a sair prejudicados.

advg35_girita disse...

ganda gil sim sim estou a gostar....decisoes concretas.posso fazer uma pergunta discreta? quando é que vamos beber um cafezinho?? gostava de partilhar umas ideias consigo com todo o respeito:p bjitos

Anónimo disse...

Eh pá gil, bem apanhada essa!

Tenho k ir estudar, mas diz-me lá quem é a advg 35 girita? Ai ai! Metes-te com todas.
Desculpa, advg 35 girita, mas este gajo LOL

Mesmo assim, bj

Chama Violeta disse...

Quando os homens irão entender que não somos os donos de nada neste Planeta? Infelizmente, não temos a resposta.
Beijinhos de luz em teu coração e ótima semana!
Fica na paz...

Unknown disse...

Bem visto. então é torto internacional.

Anónimo disse...

Oi. Isso não tem lógica nenhuma. Não deveria ser preciso visto.
Estou indecisa entre Direito e medicina, apesar de muito diferentes adoro ambos. Como tenho muito boas noas rsrsrs tenho mesmo, acho que vou escolher Medicina. É muito mais útil à sociedade.

Bom trabalho bom estudo boa semana

Francisco Sobreira disse...

Carlos,
Concordo inteiramente com você, mas o fato não me surpreende, pois os Estados Unidos mandam na ONU, como querem mandar no mundo. Um abraço.

Sérgio de Oliveira disse...

Meu caro :

Direito por linhas tortas !


Abraço


PS - mas não pode ser de outra forma !

Anónimo disse...

Muito bem apanhada, digo

Anónimo disse...

Grande visão. Boa semana.

Alexandrina Areias disse...

Olá Carlos,
Ora aí está uma boa questão... porquê o visto de um só país? Será porque a sede da ONU é em Nova Iorque???

Desejos de uma excelente semana!
Beijos,

AA

Café da Madrugada® Lipp & Van. disse...

Organização das Nações Unidas?
Só das nações dos EUA mesmo!

Daniel Savio disse...

Mas o negocio é que um território livre acaba tendo de ter todos os serviços básicos: esgoto, água, luz e etc, sendo que no caso da ONU, ela acaba não tendo receita (pois imagina a ONU cobrar impostos?!).

Fique com Deus, menino Carlos.
Um abraço.