sexta-feira, 11 de abril de 2008

Trata-se de ficção, velha ficção

TRATA-SE DE FICÇÃO, VELHA FICÇÃO


Pois, a história existe há bué! Por ser tão possivelmente ilustradora de realidades; por, simultaneamente, induzir hilaridade em níveis não despiciendos, vou recontá-la. Eis a dita:


Dois ministros das obras públicas, um xisez, outro ypsilonez, encontram-se, por ocasião de merecidas férias, no palacete com quinta adjacente, numa bonita e tranquila região de Xis. Tal não é o encanto da construção aludida, tal não é o deslumbramento causado pelo conjunto magnífico palacete – quinta, que em contemplação demorada o homólogo ypsilonez indaga: “ Eh pá, como é que conseguiste tudo isto? Tu há uns anitos tinhas apenas um apartamento, num condomínio de luxo, mas um apartamento!... Aliás, aquele onde vives. Vai daí, o xisez responde: “ Olha, estás a ver aquela auto-estrada? “, “Estou, e então?! “, “ Então que 30% dos milhões que ela custou vieram parar ao meu bolso! “, “ Ah, meu sacanita! “


Uns tempos passaram, quantos , aqui p’ra nós pouco ou nada interessa, pois nada acrescenta ao efeito, e os dois dignitários amigos voltam a encontrar-se. Em Ypsilon, desta vez:
Do aeroporto, o ministro xisez, já fora da administração central, dentro, porém, da administração de uma grande multinacional, fora, em limusina, directamente para o casarão, estilo Casa – Branca, mesmo no que toca à profusão se seguranças, do seu amigo ypsilonez.
Encontram-se no faustoso hall de entrada; abraçaram-se! Tudo bem pr’ áqui; tudo bem pr’ áli, e o espanto plantado na cara do xisez… “ Amigo, isto é tudo teu?, o casarão?!este terreno todo?! Eh pá, beltrano, como é que conseguiste tudo isto? “… O outro riu, riu, riu… A resposta surgiu de seguida: “ Sicrano, estás a ver aquela auto-estrada? “, “ Qual auto-estrada?!!! “.


Nota: regra única: o 1º comentário de cada comentador deve ser relativo ao post! Depois, bem, depois digam o que vos vier à real gana!




Reformulação por
Carlos Jesus Gil

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O mundo não tem nariz

O MUNDO NÃO TEM NARIZ


Ontem à noite dei tan- - - , tan- - -, tan- - - (até parece que correu bem, ontem à noite!), tantos espirros, que cheguei a pensar encontrar-me constipado!...
Cuidado com a caca que não cheira a ela! O nosso país…, ooo noossso país?!!, poça, o mundo!, o mundo não tem nariz! Se o tem, este não cumpre todas as suas funções.
Cuidado, perscrutem os trilhos!




Carlos Jesus Gil



Nota: rapaziada, de ora em diante uma condição: o primeiro comentário de cada comentador deverá ter como alvo o post. Digam mal; digam assim assim; digam bem (isso é difícil!); digam o que vos aprouver, mas referente ao post. Depois, bem, depois teclem o que vos vier à real gana… as vezes que bem entenderem, acerca do que quiserem! Não, não me venham com “coisas”… A república continua democrática, só que em democracia também existem regras. São-lhe, aliás, vitais. “ Temos que ser escravos das leis para que possamos ser livres “ – Cícero. Aqui, uma única regra: oprimeirocomentáriotemquesersobreopost!
Bem sei que o anonimato causa algum embaraço, pois poderá acontecer que anónimos se sirvam do comentário de outros para palavrearem à vontadex ! Pronto, se chegar ao ponto de ter que impor uma segunda regra ( um nome, uma alcunha), avançarei!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Os representantes

(Repostagem)


OS REPRESENTANTES


… - E depois?
- E depois, o quê?
- Não vejo onde é que está o problema, é que não mesmo.
- Mas quem é que disse que havia um problema? Por acaso até nem há… não há um, são pelo menos quatro, os problemas.
- É pá, não te entendo… nem a ti, nem à puta da horda que representas!
- Puta?!, horda?!, olha o dicionário!... Deve haver aí, no teu raciocínio, uma inversão qualquer. Vai ver, consulta o dicionário!
Mas, continuando, não nos entendes?, ai não?!,ai não?!!! Então presta atenção! Os problemas residem – e olha que os vejo bem alojados, num conforto ímpar, inibidor de qualquer vontade de migrar – no modo de vida do teu patrão, no modo de vida dos filhos dele, no teu modo de vida e no mecanismo programado que vos abriga a todos no Inverno e vos areja no Verão…
Ainda não nos entendes, pá? Aprendemos nas mesmas escolas, estudámos pelos mesmos livros e até trocámos apontamentos… Teremos processado a informação, toda ela, de modo tão diverso?... Não me parece, até tínhamos notas similares!
São, agora, duas as doutrinas: a que segues, a que sigo; já não ouvimos as mesmas bandas. Apanhaste boleia, eu e a horda ainda andamos a pé.
Boa viagem!


P.S. surgiu-me a ideia desta repostagem logo após ter lido - com algum atraso - um dos últimos comentários - da autoria do/da comentador/a m.g. - ao post "Escolham, por favor!".
Caso, mas só caso... não resistam à tentação de mandar uns bitaites sobre o tri do Porto, ou sobre o Sporting 2 - Sp de Braga 0, ou sobre o Boavista 0 - Benfica 0, façam o favor!




Carlos Jesus Gil