sexta-feira, 20 de julho de 2007

Ela é tão boa!

PROVOCAÇÃO


Provoquei-a, por acinte.
Nem cavaco ela me deu;
tudo por igual correu,
sem nobreza, sem requinte!


Provoquei-a, reiterando!
Que a ventura que produz
e a beleza que induz
são miragem ribombando.


Provoquei-a sempre, sempre…
Cuspi-lhe toda a verdade:
perdi minha mocidade!...
Ela riu, riu de contente.


É mister não sermos crentes:
há gentes, gentes e gentes!




Carlos Jesus Gil

Política

POLÍTICA


A Política é um jogo de contrapartidas e chantagens!




Carlos Jesus Gil



POLÍTICA


No sistema iníquo em que vivemos, os políticos não podem prescindir de dois instrumentos fundamentais: as contrapartidas e as chantagens.
Por mais idóneo, mais íntegro que seja um político, existirão sempre situações em que terá que recorrer a estes instrumentos - isoladamente ou em conjunto -, sob pena, caso o não faça, de não conseguir alcançar as grandes causas a que se vai propondo.
Na Política, como, de resto, nas demais actividades da sociedade, a concorrência é uma constante, e cada vez mais global. È imprescindível concorrer em paridade, usando instrumentos que, no mínimo, não sejam inferiores aos da concorrência.




Carlos Jesus Gil

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vira Latas Puro

O PORTA-CARRAÇAS

Porta-carraças é um vira-latas puro, do mais genuíno que há.
À semelhança da generalidade dos puros derruba-caixotes, porta-carraças é possuidor não só de uma vasta colónia de carrapatos, mas também de uma mui nobre e forte personalidade.
Tais atributos não passaram despercebidos às cadelinhas da rua que passara a administrar desde que, com um pragmatismo invejável, abandonara a rua onde sempre vivera, objecto, agora, de um olhar muito cuidado do senhor presidente da câmara, pois lá comprara apartamento um parente qualquer. Pese embora o facto de em termos de estatura física o animal nem dever nada – entenda-se: devotos agradecimentos - aos vários pais que o conceberam e à mãe que o pariu, uma paixão pandémica impregnou o ar rasteiro daquela rua. Baixa estatura física, imperial porte moral!...
Fêmeas à moda antiga, sim!, das de antes, ainda, do cinema, da televisão e das revistas – daquelas que vendem muito -, sete cadelinhas polidas, penteadas, perfumadas e…mimadas, que, muito embora não concebam uma vida sem fachada, nos machos, porém, valorizam sobremaneira o que não se vê ( tá bem, e também algo que se veja! ), tendo, por conseguinte, caído perdidamente de amores pelo solitário canino. Culpa das saídelas à noitinha, para um simples passear (do dono) ou para uma mijinha…ou cagadinha!
Pronto, como o horário das saídas era coincidente - até porque era aí que a vizinhança punha a escrita em dia -, aquilo era um espectáculo!: sete cadelas a um osso, donas e donos arrastados, correntes desprendidas, uivaria, gritaria e, no meio de todo este pandemónio, claro está, o instinto animal a funcionar…com a que chegasse primeiro, que eram todas um mimo.
A coisa durou alguns dias, os suficientes para pôr a cabeça em água aos zelosos donos; para, em conjunto, decretarem a elaboração de um abaixo-assinado dirigido ao digníssimo edil - que aquela rua era de gente e cadelas de bem -; suficientes ainda para depositar a sementinha em algumas das sete fofinhas. Bem, pelo sim pelo não, as meninas não iriam sair à rua enquanto o cão não fosse para o exílio!
Tá bem, tá!, parece que não conhecem o nosso país!... Nem com o Simplex! Tudo leva o seu tempo – digo, para não ter que lavrar outro texto, muito tempo -, rapaziada.
Quinze, quinze foram as noites que a mais estóica das famílias aguentou. Já nem com o mais poderoso – também não é bem assim!... – dos indutores de sono conseguiam dormir, tal não eram as noitadas de ganição e ladração da sua bichinha! Queria filhos, mas não de um qualquer pai; queria-os fortes de carácter; queria os genes do porta-carraças.
Já as outras matilhavam a rua havia alguns dias – agora, por certo, já todas fecundadas – quando a cãozinha se lhes junta. O desvelo, vencido pela falta de descanso, deu lugar à resignação dos donos. E os técnicos do canil camarário que nunca mais vinham!...
Mas vieram, a seu muito tempo chegaram ao território do porta-carraças – o qual desconheciam, o que os levou a uma imediata indagação.
Depois de identificado o prevaricador, foi só sacar dos apetrechos e…zás, já está! Fácil, muito fácil; nunca passara por situação semelhante, de modo que carecia de treino específico… Na antiga morada a ordem de expulsão fora a falta de pão – que em rua limpa não se trinca.
Não acaba aqui a história do nosso herói – ainda vivente. Ao cabo de alguns dias num canil municipal, fugiu – não é cão de gaiola, o porta-carraças. Não me perguntem como!, que não sei. Sei por onde anda, mas não vo-lo digo.
Ah, as cadelinhas!... essas, depois de alguns dias na sua verdadeira sala, descobriram que as necessidades fisiológicas são para satisfazer quando é preciso, de modo que, ao voltar a casa das donas…





Carlos Jesus Gil

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Sociedade da delação

ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS…


Ficamos a saber, através da TV Cabo (na verdade mais satélite do que cabo), que adquirir, utilizar ou deter equipamentos ilegais de descodificação de sinal de televisão é acto punível por lei, com coimas entre os €500 e os €3740. Dizem eles, também, que está nas nossas mãos a luta contra a pirataria (inspectores sem concurso, hummm, muita bom!!!).
… Mesmo no fim do anúncio caiem-me os … É que a inspecção não é remunerada, pelo contrário, o inspector paga (já que a informação é dada através de número azul – chamada local); é que o inspector não o é, é delator… Delator, eu!?... O tanas!
É necessária demasiada lata!...




Carlos Jesus Gil

Efeito Dominó

EFEITO DE DOMINÓ




Por exemplo: há uns anos atrás, já lá vão uns quantos!, um homem e uma mulher, em momentos de amor e erotismo, conceberam um outro homem… Foi mais uma peça que caiu. Antes, porém, outras peças caíram para que a união dos pais de W. Bush se concretizasse.
Sim, as peças que hoje caiem estão a ser empurradas por outras, que já o foram por muitas outras por aí ancestralmente fora.
Obviamente, também podemos evocar o caso daquele cantor famoso que só o é porque na hora XPTO o grande produtor resolveu, porque algo concorreu para tal, ir tomar um copo ao bar de Beltrano… Tantas peças que caíram para que o iluminado produtor pudesse encontrar o talentoso cantor!
É, de facto, uma questão de toques em cadeia… é claro que é possível desenhar e redesenhar o percurso, mas…há um limite para a inflexão. A peça de trás só tomba a da frente se lhe tocar até determinada secção.
A primeira foi empurrada – por quem? Deus, por certo!... Se algum dia uma não cair…, é o nada!
Não temo; haverão sempre peças… a cair!




Carlos Jesus Gil

terça-feira, 17 de julho de 2007

Para ela

INTERDIÇÃO


Olho para ti, e sei …
Sei que és-me tão possível,
tão possível, tão
quanto o lugar de Sultão.


Olho para ti,
quando durmo olho para ti;
converso contigo, e…
quase te convenço.
Chego a levar-te até…
ao corredor.
No quarto entro,
mas já sozinho.

Dormia de pernas encolhidas!...


\ Olho para ti,
intenso;
perpasso-te com o meu ver.
Olho tanto tanto,
de um, de outro canto
que tu também me olhas…
Mas não me vês!


Sou-te interdito?
És-me interdita?
Quem deliberou?




Carlos Jesus Gil

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Com barbatanas nadei.

Com barbatanas nadei,
não muito, que não gostei.
Não é p,ra mim isso, eu sei.

Deram-me asas,
e voei, voei, voei…
Sem pausas sempre voei.

Porquê, Mãe Natureza?
(ocorre-me perguntar),
se nem o pássaro, que adeja,
vive constante no ar!




Carlos Jesus Gil

Em terra de cegos...

Em terra de cegos…


INTENSIDADES DE DEMOCRACIA


Quanto mais inteligente, culto e informado for um Povo, menor será o espaço para a demagogia. A acção dos políticos será analisada em função das circunstâncias, mas também das promessas eleitorais; a penalização ao político prevaricador acontecerá com grande frequência (nos momentos eleitorais), o que conferirá à Democracia uma intensidade elevada.
Numa Democracia de elevada intensidade a opinião pública será mais respeitada pelas elites políticas (bem sei que ela já é o primeiro poder, só que o exerce de forma contrária aos seus próprios interesses, precisamente porque não é respeitada, porque é contrainformada).
Então?..., não valerá a pena trabalhar apenas para as estatísticas?; como dantes, não será melhor informar/formar medianamente (eufemismo) muitos, reservando para poucos o muito, a excelência… Claro, dantes os poucos eram escolhidos - agora não se vê, pelo menos em ecrã gigante, o filme “Discriminação”. Agora a Escola está democratizada!... Pois, tá bem, tá!...
Todos os que mandam na Economia sabem que os recursos dos recursos são os recursos humanos, que só qualificando estes pelo melhor se lá vai em termos de produtividade, qualidade, inovação… Todos sabem isto, mas… Ganhar as próximas, manter o poleiro (para si, familiares, amigos), segurar destaque numa sociedade do estatuto, isso sim, isso é que é verdadeiramente importante.
De maneira que…




Carlos Jesus Gil

Eleições intercalares em Lisboa

ABSTENÇÃO GANHA COM MAIORIA ABSOLUTA

Não creio que os 62,6%!!! se devam a uma excelente campanha do PA (Partido Abstencionista); não penso, sequer, que o estado atmosférico tenha ficado do seu lado (confirme, quem quiser, com os registos do Instituto de Meteorologia); as férias?, hummm, também não vamos por aí...
A força do cada vez maior PA advém do também cada vez mais suculento alimento que vai tendo à sua disposição. Quem lho fornece? Ora, tem-lhe sido fornecido prodigamente pelas contínuas gerações de políticos que negam a fundamental abrangência do olhar, condição sine qua non para o mister que escolheram.
Abrangência de olhar...---» Bem público. Ausência dela ---» egoísmo... se for inconsciente, bem, aí é pura incompetência.
Não sei se clame um: viva o PA!!!



Carlos Jesus Gil