quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A pescaria

A PESCARIA


É do melhor! Pegarmos numas canas de pesca, numa caixinha com todos os apetrechos, numa boa dose de isco dedicado e, juntamente com três ou quatro amigos munidos de coisas quejandas, rumarmos a local susceptível de proporcionar pescaria. O melhor destes eventos, experimentem!, é que o pescado não se destina a ser trazido para casa ou a venda, mas sim a ser cozinhado e comido ali mesmo no pesqueiro. Como tal, é fundamental que pelo menos um dos parceiros perceba das artes da cozinha - o que não é, de todo, o meu caso -, que as domine mesmo, de preferência. Não esquecer, material para fogueira, panelas, talheres, etc., terão que fazer parte da logística.
Ora, num dos últimos fins-de-semana participei numa destas aventuras. Foi a primeira… a minha primeira vez! Connosco ia um verdadeiro alquimista da cozinha. Partimos bem cedo, cerca das cinco da manhã, com destino a uma das raras lagoas ainda não grandemente conspurcadas. Às seis e meia estávamos lá. O almoço fora marcado para as treze horas……… Raul, o mestre cozinheiro, largou a cana mais cedo, lá pelas onze horas. Havia que tratar do lume e dos preparativos para o manjar. Nós, continuámos a faina.
Ao meio-dia e um quarto, grita-nos o Raul: Rapazes, então o peixe?... Olhámos uns para os outros e, assim como quem não quer a coisa mas a tem que gramar, um de nós, o Francisco, mostra o pescado… - Um sapato e um par de calças?!... Um sapato e um par de calças foi o que pescaram, Francisco?... Eh pá, peço imensa desculpa, mas disso não sei cozer!




Carlos Jesus Gil

domingo, 3 de janeiro de 2010

A norma da desgraça

A NORMA DA DESGRAÇA

MUNDOS




Há muitos mundos, tantos que é interminável a tarefa de os contar. Nuns, reina a Luz; noutros as trevas. Desconheço, confesso, a razão entre os dois tipos. Este, de cuja epifania vos vou falar, não conhece pele escura.
Todo o Universo, que daqueles é composto, contacta ininterruptamente entre si. Fá-lo por via material, existindo neste caso duas vias para o efeito: directamente ou por interposto elemento; o fenómeno acontece ainda de forma intangível.
Ora, nesta comunicação constante, alvos e morenos interagem e complementam-se… é-lhes vital. É são o negócio; é são o convívio. Existe, porém, um problema: é que tanto um como o outro só podem ter lugar na terra dos alvos. A dos morenos está-lhes proibida. Não por decreto destes; uma poderosa norma da Lei Fundamental daqueles, só passível de revogação com a anuência de nove décimos dos ocupantes da Assembleia, deliberou naquele sentido.
Têm conversado muito sobre o assunto, alvos entre si; alvos e morenos em elevados momentos de diplomacia. Todos sabem que o mel sabe a fel a qualquer alvo; que as paisagens lhes não mostram todo o seu esplendor; que as comidas e as bebidas os enganam no sabor. Todos estão conscientes que um encontro, já, no curto prazo, na terra dos morenos, os cegaria… aos alvos.
Soluções existem, sabem-no alvos e morenos. Ambos sabem da sua existência, do seu paradeiro; ambos as conhecem. Os morenos exortam os vizinhos à adopção das mesmas, a bem da harmonia Universal; aqueles, renitentes, receosos do que nunca experimentaram… ou já esqueceram, agradecem a preocupação genuína e visível, concertam modos e tempos, mas adiam… Adiam até quase já não saberem concertar. Não raro, são os morenos que, compulsivamente e como medida única, tomam de assalto a Assembleia alheia e revogam a norma…Tem acontecido em muitas vizinhanças e, justiça se faça, Bem-Dita forma de intervir revolucionariamente!; bem-dito procedimento de revogação da norma… da norma da desgraça!
-… Isto existe?!... Oh!!!
- Esteve sempre aqui. Há muito que vos convidamos.
Perguntou um alvo; respondeu um moreno.




Carlos Jesus Gil