terça-feira, 18 de novembro de 2008

E o Alberto e o Albino também...

E, então, deu-me para repostar uma estória tonta. A mesma desenrola-se ao longo de 24 capítulos... Claro, de permeio poderei interromper a estória e postar isto e aquilo. A ver vamos!


I


BAR DE UMA PORTA SÓ


“ É pá, t’ás bom?”, pergunta Alberto a Albino, quando, ao fim de cerca de quatro meses voltam a encontrar-se, num bar algarvio, algures em Albufeira. Um bar muito sui generis com, notem bem!, porta e janelas viradas para a rua, um bem arranjado conjunto de prateleiras recheadas de garrafas com bebidas de elevado teor de álcool, um compartimento frigorífico com águas, refrigerantes e cervejas – para além das torneiras para imperiais, colas e outros refrigerantes a jeito do patrão -, bem como uma despachada máquina de gelo. Ah, e uma outra de café. Máquina de tabaco?, deixa cá ver… também tinha, agora me lembro, estava meio escondida num recanto. Passava também música, nesse bar; por vezes era tocada ao vivo. Como vêem, um bar muito sui generis… Estava a brincar, mas o bar de facto é mesmo único, pois só possui uma porta – nem sei como é que os bombeiros e demais serviços de segurança ainda não fecharam aquilo! -, a simultaneamente de saída e de entrada. Lá dentro?, nem uma! Casas de banho, arrumações, escritório?... aquilo tem uma viela ao lado (que deve dar para um quintal, pequeno, presumo eu, que o terreno ali é de monta elevada), esses serviços hão-de encontrar-se lá instalados. Ah, agora compreendo porque via tantas pessoas a sair para logo depois se debaterem, de novo, por um lugar no bar… Também não estive lá assim tanto tempo, mas apercebi-me do fenómeno por não raro se manifestar. Na altura não compreendi, ou julguei que iam à rua telefonar. Vá, isso pouco importa, ou não importa mesmo nada, que despiciendo é para o caso.
Bem, vai daí, à pergunta do amigo segue-se a habitual - em circunstâncias quejandas -, resposta imediatamente seguida de pergunta……… Vá lá, Albino, eu, narrador sério e objectivo e de mau feitio quando me chateiam, disse resposta imediatamente seguida de pergunta; se deixas ficar mal o narrador!... “ Ok, não te preocupes narrador, invejoso por não seres autodiegético! “, “ Eu, invejoso por não me encontrar numa posição autodiegética?!... Deves estar a bater mal! “,” Não, não me parece. Conheço-te há pouco, mas já deu para ver que gostas muito de protagonismo. “, “ Ó pá, conheces-me há pouco e vê-se que me conheces mal, muito mal mesmo. E por este andar não vais ter grandes hipóteses de me conhecer melhor… é que começo a não sentir qualquer tipo de empatia contigo, e quando assim é… Até os dedos se me querem sublevar, tal não é a indignação que experimentam por os obrigar a lavrar terra da tua natureza! Eu, invejoso por expressar a tua subjectividade - sim , que a ti conheço eu de ginjeira – e não a minha?!... Só mesmo de personagens como tu! “, “ Mas o que querias tu de mim?; não sabias como eu era? “ Queria, apenas e tão só, que me deixasses contar a história. Mas a história dos dois, ou desprezas assim tanto o Alberto?!, de toda a figuração e, principalmente, do Bar de uma porta só. Se não obedeces ao passado, se és assim tão autonomamente personalizado e de poder inquestionável, cria-te a ti próprio, inventa a vida que desejas.”, “ Pronto, tu mandas! “, “ Oh, oh, mando pois! Não entendes mesmo patavina, ou entendes… És, não tenho dúvidas, um reiterado sonso. Comigo não! Abomino gente sonsa. Que se lixe o Bar de uma porta só! E tu, se quiseres cumprimenta o teu amigo, se não quiseres…, “ Alberto, é contigo!, estou porreiro meu, e tu, grande amigo, como vais? “.




PS não posso deixar passar esta: mas a quem é que lembra, ainda que de ironia se tratasse, bradar por um interregno na Democracia, defender um período de seis meses de ditadura "para pôr as coisas na ordem" e depois continuar com o Governo do Povo!? Mas a quem é que lembra, ainda para mais quando o quem é dirigente político e líder da oposição!? Nunca um governo se viu tão sozinho..., tão bem, tão confortavelmente bem, pese embora o tanto quevai mal! A História vai achar este período interessante!
Ei, isto não tem rigorosamente nada a ver com a estória!


Carlos Jesus Gil