sábado, 20 de outubro de 2007

Reflorestação na Serra da Estrela

A Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE) espera plantar, hoje, de cinco a seis mil carvalhos, no âmbito de uma iniciativa que começou em 2006, em que se propõe a plantação de um milhão de árvores na mais alta montanha de Portugal peninsular (a mais alta da nação é o Pico, na ilha do Pico, Açores,com 2351 metros). Até ao momento já foram plantadas cinquenta mil árvores, sobretudo carvalho e vidoeiro.
Depois de anos de devastação, o que está a acontecer é bom, logo:
Tá bem!


Carlos Jesus Gil

Cientista "incendiário"

James Watson, cientista, co-autor da descoberta da estrutura da molécula de ADN e Nobel da medicina, declarou recentemente, ao Sunday Times, que a genética dos negros faz com que sejam menos inteligentes do que os brancos.
A indignação, por parte da comunidade científica e não só, fez-se sentir de imediato. Tal evidência, levou a direcção do laboratório onde tem laborado a suspendê-lo definitivamente das suas funções de administrador, mantendo-o, provisoriamente -até que decisão definitiva seja tomada-, como investigador.
Watson acabou por dizer que as suas palavras não foram bem interpretadas, acabando por emitir um pedido de desculpas, acrescentando que não existe base científica que sustente a inferioridade dos negros.
Então?... Um Nobel, reputado cientista, certamente senhor de todos os cuidados e ponderações, lança, assim - sem pilar científico que a aguente-, tão polémica afirmação!
Tá mal!


Carlos Jesus Gil

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

TRATADO DE LISBOA

Vamos ter um Tratado - e que Tratado!... - da nossa União negociado, ultimado e assinado em Portugal, e ainda, como é da tradição, com o nome de Lisboa. Uma marca indelével de Portugal na União. É lindo!
Depois de ultrapassados os problemas levantados pela Polónia e pela Itália -tarefa desempenhada pela Diplomacia portuguesa -, o acordo surgiu. Não vamos ter uma Constituição Europeia (pelo menos em tempos próximos), mas vamos ter um Tratado Reformador da União Europeia, o Tratado de Lisboa.
O texto acordado, vai agora ser objecto de tradução - obra a entregar a juristas-linguístas - para as línguas oficiais da União. A sua assinatura terá lugar a 13 de Dezembro em (é bom, digam lá que não...) Lisboa.
Nosso 1º, era esta a marca que queria deixar nestes seis mesitos? Então parabéns!
Bem, uma vez aprovado e ratificado por cada um dos 27, o Tratado de Lisboa entrará em vigor em 2009. Vai ser bom para nós? Não sei. Há tempo, como tal há que lê-lo e tentar compreendê-lo -não será fácil, mas... É fundamental o exercício da cidadania, logo, é fundamental a busca de informação - é fundamental também, convenhamos, a não desinformação; o debate de ideias, de desígnios -; é fundamental a intervenção de todos na construção da idoneidade, condição absoluta para a equidade, sem a qual a sociedade só trará proveitos aos sócios poderosos.
Aproveitemos o Tratado para começarmos a cidadanar, a intervir!


Carlos Jesus Gil

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Manif - cerca de 200000

" Por uma Europa social - emprego com direitos ", clamaram hoje, no Parque das Nações - onde se reúnem os principais líderes dos 27 ", cerca de duzentos mil cidadãos. É obra!
Em simultâneo, patrões e sindicatos europeus acordavam Princípios da flexibilidade laboral.
Vamos ver no que é que dá tanta flexibilização...
Tanta é quanto? Tem que ser muita, pois já pouca não era e ainda vai ser mais. A gente vai ver!


Carlos Jesus Gil

Co-incineração

O Governo insere no Orçamento de Estado para 2008, a afirmação de que a co-incineração será normalizada. Será normalizada?! Assim sem mais?! Então e os tribunais..., não se espera pelos tribunais?!
Ora, ora! Ou me engano muito, ou estão a tentar passar por cima deles. No mínimo a tentar influenciá-los.
Ai esta rapaziada que não há dia em que não nos desiluda!


Carlos Jesus Gil

" Relações de amizade"

“AMIZADE”-----» HIPOCRISIA; PACIÊNCIA


É-me difícil manter determinadas “relações de amizade” durante muito tempo. Estas, as efémeras, são geridas à base de hipocrisia (grandes doses) e paciência. E eu, a esta procuro-a veementemente, à outra abomino-a.




Carlos Jesus Gil

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Espera

ESPERA


… E eu esperei, esperei, esperei…
E eu esperei, esperei, esperei…
E eu esperei, esperei, esperei;
e espero;
e esperarei,
pois mantenho a mania
que há-de chegar um dia
aquilo por que ansiei,
anseio e ansiarei.




Carlos Jesus Gil

FUTEBOL - SELECÇÃO A

O Europeu de 2008 mais perto:

Casaquistão vs. Portugal 1-2

Os rapazes cá do burgo portaram-se bem.
Felicitações!


Carlos Jesus Gil

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A propósito do Orçamento de Estado para 2008

O POLÍTICO E A DEMAGOGIA


O político e a demagogia vivem em simbiose. Em campanha: prometer (o que à partida se sabe ser de mui difícil ou mesmo impossível realização) melhorias consideráveis para o comum dos cidadãos, não beliscando as regalias dos não comuns; cultivar, exteriormente (a ditadura da aparência), uma boa imagem; com esforço sonegado (sim, por vezes é necessário engolir sapos), não injuriar o adversário (a tarefa de maquinação de defeitos no adversário ou adversários, ficará a cargo de lacaios em cujos sonhos jamais entrará, por impossibilidade tecnicopolítica, o poder. Ficam, pois, os rumores, os boatos, a cargo de competentes e mediaticamente bem relacionados terceiros); o exercício da propaganda; o gesto de proximidade, o sorriso, o beijinho à criancinha; a frase redonda.
No poder (poleiro adequa-se mais à função, pois as mais das vezes poder a sério é coisa que não possuem… claro, esse mora nos grupos de pressão de que se encontram reféns): frequentam o mais rigoroso curso superior de gestão de sondagens… Os mandatos expiram!




Carlos Jesus Gil

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

E continuam a dar-lhe...

E continuam a dar, teimosamente, no sindicalismo português! Desta feita, o enredo descreve-nos uma "excursão" da GNR - dois jipes - de Beja a um plenário de trabalhadores de uma empresa do sector autómóvel.
Tá mal!


Carlos Jesus Gil

PSP e Sindicato de Professores na Covilhã- ainda

O relatório da Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) é, como qualquer trabalho de qualquer instituição em Democracia, susceptível de crítica. Decorre, deste singelo pensamento e porque não vejo necessidade na diligência em causa, a minha concordância com quem defende – e são muitos – a não existência de idoneidade na já famigerada intervenção policial; que tal pode ter tido como fim apenas, e tão só, a dissuasão; que o relatório elaborado pela dita cuja entidade pode encontrar-se inquinado e que, a ser assim, não deveria ter sido arquivado o processo.
E se o Partido Socialista, nunca negando uma inevitável e saudável dinâmica de acompanhamento das mudanças em Sociedade, não esquecesse, contudo, os Princípios que até aos primeiros anos do século XXI o orientaram?




Carlos Jesus Gil

domingo, 14 de outubro de 2007

Contentamento

É para mim motivo de grande contentamento ser, o meu blog, considerado interessante pelo muito interessante " Links Interessantes ". Estou mesmo contente!


Carlos Jesus Gil