sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nelson Mandela - 90 anos

NELSON MANDELA – 90 ANOS

Noventa anos completados hoje. Vetusto pelos 90, mas não só por… É que enorme percentagem destes foram gastos, em enorme sofrimento, numa luta pela reconciliação na África do Sul. Árdua tarefa; difícil - na concretização de todos os desígnios, pois trata-se de uma complexa manta de retalhos étnicos… nada meiga! . Os resultados da sua luta ainda não são substancialmente animadores, mas hão-de sê-lo! O grande passo deu-o Mandela: pelo menos oficialmente, e isto do oficial conta montes…, o apartheid já era.
Parabéns ao grande senhor, pela idade e pela vida plena! Que a África do Sul regresse aos níveis de desenvolvimento que já teve, que tenha paz social e equidade, continuam a ser objectivos do ainda grande líder. Prossegui, mesmo nos bastidores! A África, toda, e o mundo precisam de si, do seu carisma, do seu exemplo.




Carlos Jesus Gil

terça-feira, 15 de julho de 2008

Por que é que eu apoio o "Zé Cabra"?

POR QUE É QUE EU APOIO O “ZÉ CABRA”?


Bem, eu apoio o “ Zé Cabra “ porque um “músico” é, antes de mais, um entertainer . Claro, os MÚSICOS também podem ser interventores políticos, sociais; podem ser evangelizadores, mas são sempre entertainers. Ora, na qualidade primeiro supra o “Zé…” é um mimo! Logo, apoio-o! A princípio, quando julgava que o senhor não tinha consciência do que era, quase o abominei. Agora, que com ele conversei e privei (isto é ficção. Aqui na ruralidade a malta só conversa e priva com os vizinhos dos lados e da frente… e à noite com os colegas de matraquilhos.), sei que ele conhece bem o seu lugar. Sim, sabe o que faz!...
Ele anda de novo por aí… e eu apoio-o!




Carlos Jesus Gil

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Oquemevierarealgana - um ano de idade

OQUEMEVIERAREALGANA – UM ANO DE IDADE


Em 2007, no dia treze de Julho, pela tardinha, a net dava à luz o “oquemevierarealgana”. Ontem, portanto, foi Dia da República ganense… e eu esqueci a efeméride!
Dignai-vos, meu bom Povo, a dizer umas coisitas ou umas coisonas sobre o assunto – eh pessoal, não é sobre o esquecimento, é mesmo sobre o ano de idade! -? Força, então!




Carlos Jesus Gil

domingo, 13 de julho de 2008

Tratar-se-á de pura sobranceria?

TRATAR-SE-Á DE PURA SOBRANCERIA?


“ NÓS POR CÁ “ é um excelente programa da SIC, transmitido às terças-feiras, com apresentação da bonitíssima e competente Conceição Lino.
… Excelente e útil, o programa. Não me assoma qualquer espécie de dúvida quanto à proficuidade do dito, até porque existem provas de que tem contribuído para a resolução de bastantes imbróglios (sempre caricatos!). Gosto de assistir ao programa, palavra!... Uma “coisita”, porém, me causa alguma perplexidade: sendo o erro uma condição à qual o humano não pode – corra por onde correr, salte por onde saltar – fugir e, pelo menos a que eu tenha assistido, não tendo o programa jamais apontado uma única caricata embrulhada da estação que o transmite (… claro que as teve!), sou levado a crer que a Produção do, reitero, excelente espaço televisivo se julga não humana!?... E que atribui o mesmo patamar ético e indefectível aos demais conteúdos de todo o Grupo Comunicacional a que pertence. Ou será pura sobranceria?
Diz-me aqui uma vozita: puro comércio, meu rapaz!




Carlos Jesus Gil