sábado, 13 de outubro de 2007

À Tânia Loira Linda, que adora o oceano.

DESEJO


Se tocares a água dele,
é a minha pele que sentes!...

É tão velha quanto o mar;
quanto o sol;
quanto o luar.
Tão jovem quanto as estrelas,
os planetas,
os filhos do universo que nascem a cada instante…

Dentro de mim também parem
coisas que nem conheço;
todo eu paro,
a todo o instante, como o universo parideiro.

A dedicação que te tenho
é toda do meu parir.

A ti esta poesia!
A ti que vês feeria
no oceano e…, desejo meu,
na ambivalência da minha pele!


Carlos Jesus Gil

FUTEBOL - SELECÇÃO A

Azerbaijão vs. Portugal

Portou-se bem, a rapaziada cá do burgo.
Tá bem!


Carlos Jesus Gil

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PSP e Sindicato de Professores na Covilhã

... E a " pouca vergonha " continua... Então não é que Rui Pereira, Minisro da Administração Interna, mandou arquivar o processo?!!! Se consideram não existir irregularidade(s) na atitude adoptada pela polícia e por quem ordenou, podemos esperar mais coisas destas no futuro, não é?
Tá mal!


Carlos Jesus Gil

Nobel da Paz

Não é, de todo, disparatado supor que as alterações climáticas vão estar na origem, num futuro não distante, de guerras - não paz . Ora, ao atribuir o Nobel da Paz a Al Gore e ao Intergovernmental Panel on Climate Change, a Academia sueca está a reconhecer isso mesmo. Um e outros de há muito (não tanto quanto o desejável, mas...) que laboram - estudando e divulgando as alterações climáticas, bem como as suas perniciosas consequências, ao mesmo tempo que se desdobram em recomendações - em prol de um Desenvolvimento sustentável (um compromisso entre a Economia e o Ambiente).
O conceito de Paz tornou-se mais abrangente.
É assim mesmo, Academia; tá bem!


Carlos Jesus Gil

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Isto Acontece por aí

Se me não engano, estás a jogar… Jogo perigoso, este!, cautela muita, que empate nunca coube nos regulamentos: ou se ganha, ou se perde; e quando se perde não se perde só; e, conforme aos regulamentos, a derrota é sempre dos dois… jogadores; e, mesmo que um se tenha sempre oposto ao jogo, mesmo que por vezes nem saiba que joga, leva também pela medida grande, que as regras são assim e a elas não se lhes pode fugir.
E depois, a posse da consciência de é inimiga da espontaneidade… bela espontaneidade!, tolhida, atomizada nos dois, e, se só em um tal acontece, então a injustiça é faraónica, pois o outro é vítima de “Big Brother”, do não televisivo, pois nestes…
Mas… se me engano, se o jogo acabou de facto também para ti, se teatro está fora de questão, então nada está com nada! Vivi mas não compreendi; não consegui aperceber-me de fenómenos que me foram próximos; não enxerguei; não pude ser em velocidade humana, fui tão rápido que cheguei antes de partir.
Pois, se me engano, há muito que não se jogava, vivia-se!... e, se em algumas intermitências uma tentativa de “drible” surgia, era porque, e só porque fora eu sempre jogador consciente e árbitro, torto e medíocre árbitro que nem apitar um final consegue.




Carlos Jesus Gil

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Passou-se há já algum tempo

DIREITO (TORTO) INTERNACIONAL


Dia 23 de Março de 2007, as autoridades dos Estados Unidos da América emitem um visto de autorização para viajar até Nova Iorque ao presidente do Irão, para que, na sequência do problema suscitado pelo desenvolvimento da tecnologia nuclear que este país quer levar a cabo e que a Comunidade Internacional quer travar, vá prestar esclarecimentos na Organização das Nações Unidas (ONU).
Questão: Então não deveria ser a ONU território mundial?!... Se o é, e porque não dispõe em espaço contíguo à sede de um aeroporto, não deve qualquer cidadão que tenha que discursar, prestar esclarecimentos ou realizar qualquer outra função legal, ter “livre acesso”, ou seja, não necessitar do visto de um país, um só país?!
Direito ou torto?




Carlos Jesus Gil

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Direito à greve e a manifestações

Proletariado da Nação, podeis ficar descansados... Nunca, enquanto o nosso 1º for nosso 1º, vos serão cerceados os direitos à greve e à manifestação, pois o sr. (afinal, algo frágil) morreria de saudades sem os apupos do pessoal/manif. Quem diria?!!!


Carlos Jesus Gil

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

De alguém que se supõe humano, para alguém que o é

DE ALGUÉM QUE SE SUPÕE HUMANO, PARA ALGUÉM QUE O É

NÃO, NÃO É AUTOBIOGRÁFICO… OU É, SEI LÁ!...


Por vezes:
Não sei bem como, ou melhor, até sei, de quando em vez entro numa de autofagia (paradoxalmente, sem excepção não obtenho benefício).
Como qualquer produto de digestão, em merda me tornei. Sim, dejecto; excremento. Poderia recorrer a termos eufémicos, como: bandalho; canalha; pulha; até mesmo trampa, porque não?; sujidade; porcaria e coisas quejandas. A verdade, porém, é que mais pesados seriam tais, não no uso, claro!, mas no abuso, tal se encontram desajustados à minha real caracterização.
Sou merda, merda pensante – o que só agrava, pois faz de mim uma aberração -, mas merda.
… Do outro só espero que me perdoe o cheiro; do outro não exijo nada. O outro até bem que poderia contemporizar, à guisa de exorável criatura: “Não pá, tem calma!, as coisas não são nada assim. Toda a gente…”, mas, porque o é, acumulando com a virtude de indefectível inimigo do fingimento, fica calado, devorando, com justeza, uma frugal mas nutritiva dose de razão.
Resta-me o consolo da inevitável utilidade da merda… Não, porra!, a que presta é a merda pura.
Resigno-me à condição de merda, mas de segunda, ou terceira. Um sucedâneo.




Carlos Jesus Gil

Leonor - The Carpz

Leonor visitou o meu blog; Leonor disse... Eu gostei, muito, do que disse; Leonor, que também labora na web, mostrou... Eu adorei o que vi!


Carlos Jesus Gil