sábado, 19 de dezembro de 2009

Talvez em 2012...

Fracasso! Quioto não tem sucessor. Aponta-se 2010, na Cimeira do México... Ná, talvez em 2012!




Carlos Jesus Gil

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Até sexta, Copenhaga... E depois?

Boa tarde, caros companheiros!
Gostaria, para já, de desculpar-me por neste passado recente não vos ter visitado e por continuar assim por mais uns dias. O facto é que me encontro sem net, por diferendo com a poderosa operadora de quem tenho sido cliente... bom cliente, diga-se!
Aqui fica outro texto sobre a ordem destes dias:




ATÉ SEXTA, COPENHAGA… E DEPOIS?

São necessários, a curto/médio prazo, cerca de dez mil milhões de euros para ajudar os países pobres, aqueles que menos contribuíram para o efeito de estufa não-natural – o natural, esse é desejável que nunca sucumba, pois sem ele... ai de nós! -, a poderem adaptar-se aos efeitos directos e indirectos das alterações climáticas... Mas que adaptações?! Então?!... Entre um universo enorme de coisas, coisinhas e coisonas, refiramos a economia – uiii, tanta água que aqui desagua!: saúde, habitação, agricultura, silvicultura, pecuária, ecossistemas... Dinheiro, muito, que as mesmas inevitáveis adaptações, vão exigir. Ainda que em Copenhaga se consigam as ferramentas que permitam uma mitigação do problema, à necessidade das adaptações já ninguém se livra... Sim, sei, até porque a isso me liga a minha profissão, que ciclicamente o planeta assistiu a fenómenos semelhantes, só que agora a exasperação é maior, pois o homem meteu-se, eh pá e bem, desde que agora assuma!, ao barulho.

Em suma, Mitiguemos quanto possível, mas preparemo-nos para as impreteríveis adaptações... todos. Senhores governantes, que com o texto praticamente redigido chegam a Copenhaga para decidir, decidam o melhor possível, e abram as carteirinhas. Não há outra forma!

Carlos Jesus Gil


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Copenhaga

Ora vivam, isto de corte de acesso à auto-estrada da informação, é o caraças!
Bem, aqui num intervalito, apenas deixar a preocupação pelo k se passa em Copenhaga. Os grandões facilmente compreendem a razão... que não raro não têm; dificilmente a dão. Os países de África bem k se esforçam. Vamos lá a ver, agora k estão a chegar os verdadeiros mandões... quer dizer, pelo menos é o k eles nos fazem crer... que mandam, vamos lá a ver!




Carlos Jesus Gil