terça-feira, 13 de julho de 2010

Influência

INFLUÊNCIA


Influência… Em música, em qualquer outra arte, nos comportamentos humanos, verificamos profusamente influência. Ela é uma reacção a algo, arquétipo-base, constituído/construído/concebido por um ou mais predecessores, que podemos - sem corrermos o risco de ser exagerados – designar de mestre ou mestres, ao qual se retiram traços de carisma substituindo-os por outros da autoria do influenciado.
Alguém defendeu em tempos que um discípulo só é digno do seu mestre se o prolongar e mesmo o superar… Quando isso acontece, em música, em qualquer outra arte, acrescento eu: temos sublimação!
Ora, veio isto a que propósito? De música, a propósito de música, que de todas as artes, não sendo – paradoxalmente – aquela de que mais gosto, é a que me permite um maior entendimento. E o que é que eu entendi a respeito de…, que me leva a escrever sobre influência? A observação, nesta época tão forçosamente, reitero forçosamente, rica em versões, de que, não raro, a versão supera o original… Bem sei que influência alberga um campo muito mais vasto, não se limitando às versões de temas já existentes mas integrando eivadamente dignos originais. O que observo nesta minúscula dissertação é o facto de nos depararmos cada vez mais com verdadeiras maravilhas, trabalho comparável ao de mestres ourives que tão bem conhecem a arte de transformar ouro velho e grosseiro em sublime filigrana. Certo!, ainda é maior o número de exemplos em que a arrecada genuína mais cativa, mas o inverso, que aqui trago, começa a tornar-se notado. E, notem bem, não se trata de pura subjectividade, podemos trazer à coacção o gosto do ouvinte, qualidades estéticas da obra, técnicas dos obreiros. Muitos são os exemplos que poderia referir. Deixo-vos apenas este: tema “ Don’t stop de music “, no original a Rihanna, na versão o Jamie Cullum.




Carlos Jesus Gil

domingo, 11 de julho de 2010

Espanha, outra vez merecidamente!

Espanha, outra vez merecidamente!


E pronto, este já lá vai. à terceira não foi de vez para a Holanda. Espanha é campeã mundial de futebol... e merecidamente, não acham?
PS só perdemos com o campeão mundial. Mas não nos desviemos do essencial: Espanha, merecidamente!




Carlos Jesus Gil