sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Coisas do mundo não utópico

COISAS DO MUNDO NÃO UTÓPICO


Mal ligo o rádio, hoje, não sei bem que horas eram: “… e os E.U.A. retaliam, expulsando o embaixador venezuelano em Washington.”… Parece, então, que Evo Morales, presidente da Bolívia, expulsara o embaixador dos Estados Unidos, sob acusação de apoio à forte oposição interna liderada pelos ricos poderosos das ricas (em gás e terrenos férteis) províncias orientais bolivianas. Como resposta, Washington recambia às origens o embaixador boliviano. E aqui, como seria de esperar - só um ingénuo ou desconhecedor da matéria julgaria o contrário -, entra em cena, e como actor principal, Hugo Chávez. Com a ousadia e a coragem que o caracterizam, em expresso gesto de apoio, mas também com receio de perder influência naquela região do planeta –o que acontecerá, se Morales cair da Cadeira-, Chávez expulsa o embaixador americano em Caracas. E depois, tal e tal e tal…
Juízos de valor?... Sei lá!!! Está na nossa natureza! Por todo o orbe, avonde grassa a fome de poder. Parece, até, que os mais gordos são quem mais se sente subnutrido. E, se calhar, têm mesmo razão para isso! Comem a toda a hora, só que o fazem em estilo fast food. Daí o problema: engordam, ficam obesos; ganham poder, sim, porém não tanto quanto o que poderiam ostentar se fossem verdadeiramente fortes, musculados… não obesos.... Ainda bem para os que se alimentam com a regularidade necessária… e se preocupam com a qualidade do alimento. Ainda bem!




Carlos Jesus Gil

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O acelerador de partículas e a "Partícula de Deus"

O ACELERADOR DE PARTÍCULAS E A “ PARTÍCULA DE DEUS”


O maior acelerador de partículas jamais concebido pelo homem entrou hoje, 10/09/2008, em funcionamento. Trata-se de uma “máquina” com vinte e sete quilómetros de perímetro, colocada num túnel circular localizado bem perto de Genebra, na fronteira entre a França e a Suíça.
É já considerada a experiência científica do século (ainda agora o dito começou!). Horas depois de lançado um primeiro feixe de partículas, fora lançado um segundo em sentido oposto. Ao dar-se a colisão é libertada energia. As partículas foram lançadas a reduzida velocidade, a qual irá progressivamente aumentando. Quanto maior a velocidade de colisão, maior a quantidade de energia libertada.
Espera a Organização Europeia Para A Pesquisa Nuclear, entidade responsável pela experiência, chegar, no espaço de alguns meses (imprevisível, em termos de precisão), a um entendimento perfeito do Big Bang. Aqui chegados, julgam os responsáveis estar pertíssimo do entendimento de todo este enigmático universo físico/humano/outro. E é aqui que reside a preocupação de muitos… religiosos teístas. Pensam estes, que, caso a experiência seja coroada de êxito, Deus perderá, inevitavelmente, importância… Não, tenho para mim! Poderá esta experiência mostrar-nos como se chegou aqui; não nos deixará, certamente, resposta à seguinte questão: a matéria que colidiu e explodiu, de onde veio?; reformulando: a “Partícula de Deus” – “Partícula Deus”, no original, e que quer significar a origem de toda a matéria -, como surgiu?
Dotados de inteligência, podemos ir sempre e sempre… Temos obrigação de ir sempre e sempre!... Haverá, contudo, algo que “nunca” alcançaremos. Existe uma Entidade que estará sempre à frente!
Será desígnio de Deus que o homem chegue a Ele através da inteligência e, com ela, da ciência, usando-as, certo!, em moldes que se enquadrem nos comportamentos prescritos pelos Profetas e Messias que enviou?... Do Encontro, eclodirá a rotura: o fim deste sistema; o nascimento do Outro, do Inefável!
Não temais! Não será um mundo para poucos. Todos os que directa ou indirectamente procurarem o Encontro (pois: pescadores e pedreiros, cantores e serralheiros, agricultores… enfermeiros… A rima é propositada… a poesia, porém, dela não é necessitada. No caos vive a Ordem!), terão lugar garantido.
O conhecimento progride no Caminho de Deus; renova-se até ao Encontro.”A Teoria da Relatividade de Einstein veio afinar a teoria de Newton”. Hoje, o português João Magueijo – para quem a velocidade da luz não é hoje a mesma do período imediatamente após o big bang -, a quem pertencem as palavras citadas, tenta afinar a de Einstein.
Se em conformidade com o preceituado pelos Mensageiros de Deus, a ciência – para a qual toda a sociedade, reitero: toda a sociedade, mesmo sem disso se aperceber, contribui – é o Caminho de Deus!
Então: não temais! Deus não irá perder importância… nem um cisco! Pelo contrário, irá recrudescer a Sua busca!
Assim penso eu!


Carlos Jesus Gil

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O mapa

O MAPA


Comprei um mapa do mundo, escala 1/1750000. Depois, comprei um da Europa, tendo de enfiada adquirido um de cada um dos restantes cinco continentes…, sim, a Antártida não ficou de fora! Nestes, depois de cuidada triagem, optei pela escala de 1/500000.
Continuei a comprar, do mundo… dos continentes. Só a escala variava. Ia exigindo escalas cada vez maiores.
Passei a comprar de países, de todos; de cidades, todas; de localidades…, todas elas. Como sempre, começava por escalas pequeníssimas, acabando nas maiores disponíveis. Cheguei mesmo a adquirir material cartográfico à escala de planta de habitação… A praia era, nestas consultas, o meu escritório.
Continuei a comprar mapas de toda a ecúmena…, mesmo da não ecúmena, só as escalas variavam. Sim, sempre cada vez maiores.
Fui a todos os países; a todas as cidades; a todos os lugares… ao calhas, à sorte. Nem um mapa!!! Cheguei, até, a fazer uma segunda ronda, consultando, desta feita, os mais experimentados taxistas.
… E nada! Não encontrei!




Carlos Jesus Gil