sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Folha caduca/folha persistente

FOLHA CADUCA/FOLHA PERSISTENTE


Existem árvores de folha caduca, mas não as há de folha persistente. Há-as, isso sim, de folhedo permanente.
Observei avenidas, boulevards, parques verdes, bosques, florestas; examinei, até, em assembleias e consultórios. Acreditem!: existem árvores de folha caduca e outras… de folhagem persistente.
De vez em quando dá-se um caso… e o mundo muda!




Carlos Jesus Gil

14 comentários:

Mariazita disse...

Querido Carlitos
Mais logo passo para comentar.
Agora sou apenas mensageira...de 1

CONVITE

Este convite permite-lhe o acesso ao blog A CASA DA MARIQUINHAS,para o qual está convidado a comparecer amanhã, dia 14 de Fevereiro, à hora a que desejar.

Chamo a atenção para o facto de a admissão ser restrita, pelo que deverá fazer-se acompanhar pelo presente “convite”, sem o qual corre o risco de lhe ser barrada a entrada, já que é “Reservado o direito de admissão”.

E porquê amanhã, dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados?
Se outro motivo não houvesse, haveria este:

14 de FEVEREIRO DE 2009
INÍCIO DA TRANSMUTAÇÃO DO KARMA PESSOAL E MUNDIAL
No dia 14 de fevereiro as 7h.25m. horário de Greenwich - (São Paulo as 7h.05m. e em Lisboa as 7h37m.) haverá um forte alinhamento dos planetas, todos no signo de Aquário: Sol a 25º, Netuno 24º, Kiron 21º, Júpiter 19º, Nódulo Lunar 8º, Marte 7º e Mercúrio 29º de Capricórnio, todos na 12ª. Casa: do Karma, significa a finalização de um ciclo kármico. A energia atinge toda a humanidade, porém a libertação é individual, é de dentro para fora, ou seja, precisamos estar receptivos a essa energia planetária. A nossa mente, alma e espírito devem estar conectados com essa vibração transformadora, o ideal é realizar uma meditação durante 18 minutos.
A Lua estará no Signo de Balança, emitindo amor e equilíbrio às nossas vidas.

Beijinhos
Mariazita

Daniel Savio disse...

As folhas seriam as nossas idéias senhor Carlos?

Fique com Deus, menino.
Um abraço.

Anónimo disse...

Há dias tirei uma tarde para uma caminhada pela floresta, para observar e admirar de perto algumas veneradas árvores. Custa a acreditar que, alguns técnicos florestais não tenham consciencialização da necessidade de preservar esse património arbóreo, a conservação e a recuperação das florestas contribuem para a conservação da biodiversidade.
Parece que uma fúria serradora se abateu sobre as nossas árvores, deixando-as irreconhecíveis, reduzidas a uns troncos em forma de garra.
As árvores adultas não são seres dignos de admiração, mas sim ameaças a abater. Se lhes avaliam a saúde, não é para lhes acudir com algum tratamento, diagnóstico ou poda cirúrgica que lhes prolongue a vida: é para justificar a sua sentença de morte. Daí que árvores velhas (melhor seria chamar-lhes árvores anciãs, tradução mais sugestiva do inglês ancient trees) sejam por cá quase inexistentes.
Os técnicos que, decidem da vida e da morte das árvores anciãs de folha caduca e outras...talvez um dia aprendam que, além da fitossanidade, há outras considerações (afectivas, paisagísticas, ambientais) que devem ser ponderadas quando se avalia uma árvore.
Desconhecem o sonho daquela jovem árvore que queria subir acima das suas vizinhas, talvez para ser a primeira a agarrar o sol de cada dia. Esguia e desajeitada como uma adolescente, sonhava um dia receber muitas aves...queria desenhar no chão as suas sombras...queria sorrir ao vento...e brincar com as crianças.
Mas, os técnicos e os lenhadores não costumam ouvir, nem querem entender esses sonhos! Vários são os olhares sobre a natureza, vários são os seus significados.

dragao vila pouca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dragao vila pouca disse...

Fui eu que eliminei porque tinha um erro.

Há folhas que se renovam e há aquelas que só servem para entupir sarjetas.
Há árvores que caem, mas há árvores que resistem e morrem de pé.

Um abraço

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Sarava!

Eu mudo! E caio... e às vezes sou persistente ou resistente...outras caduco. Mas sempre em mudança!


beijo

Anónimo disse...

Oi, eu também sou de folha caduca LOL.

Unknown disse...

Gil, assim com coisas difíceis queres que o pessoal comente?

Eu Sou de Falar disse...

Beeibe, só queria passar pra deixar um beijo.



=P

Graça disse...

... o mundo muda, mas há folhagens tão persistentes que...

[sobre árvores, gosto da palavra "frondosas" :)]

Bom fim-de-semana

Carla P.S. disse...

E os animais selvagens da Austrália com todo o seu mimetismo e cores? E a vegetação aqui do Brasil, e o clima louco do mundo, e as nuances das fazes, umas diferentes das outras..
Nem um café é igual ao outro.
Obrigada pelos elogios e pelo carinho. Um grande abraço.

Táxi Pluvioso disse...

Algo mais que as folhas persistem...

Lília Abreu disse...

Caro Carlos.
Agradeço a sua visita no meu jardim. Fiquei à espera em relação ao "sexo, riso e rock n´roll" terem em comum de uma reposta que lhe viesse à real gana... e, fiquei na dúvida da resposta.
Gosto deste seu canto. Virei com mais calma pois tenho o PC superlento. Mas faz pensar...
Obsoleto vs peristenet... pode ser tanta coisa. Neste momento, penso em crenças e "outra bagagem", obsoleta que devemos deixar partir, para que o novo tenha espaço para entrar...

Persistentes? os valores. Muitas veze transmitidos pelos pais, que enraizamos e transmitimos aos filhos.
Beijinhos e volte . Para comentar, criticar, desafiar com perguntas... Sabe, os textos, embora filtrdos , correspondem a coisas "sérias" e científicas, não sao da minha seara.
PS: se lá for, desligue a musuca do slide (canto superior esq) é irritante e eu ainda nao consegui alterar
e, sorrisos, permanentes,

Anónimo disse...

commensurate sailboat laurel colour harm medications comprise nonlocomotor chitra wore personal
semelokertes marchimundui