sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Listas de Espera

Listas de Espera

Os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda e do CDS-PP vão hoje solicitar , na Assembleia da República, a vinda do Ministro da Saúde, Correia de Campos, ao Parlamento, para que este explique aos representantes dos portugueses (aos representantes do Verdadeiro Soberano, o Povo) o porquê da existência de 380 mil doentes à espera de uma primeira consulta nos hospitais públicos. O Ministro, entretanto, já manifestou a sua disponibilidade para esclarecer o facto (pudera!...).
Segundo dados de um inquérito da Inspecção Geral de Saúde, relativo a 2006, dados esses que o Governo, incompreensivelmente (ou não) não revelou, existiam 382866 pedidos de primeira consulta para especialidades hospitalares.
Se somarmos consultas e cirurgias, existem quase seiscentos mil doentes em listas de espera nos hospitais públicos (os números não contabilizam as listas de espera para consultas de seguimento nos hospitais públicos, nem para exames complementares). No que aos Centros de Saúde diz respeito, não há números conhecidos.
O Ministério da Saúde diz que a resolução do problema passa pela informatização e gestão da informação. Então?... Vamos a isso!


Carlos Jesus Gil

1 comentário:

tomas de alencar disse...

Que elas acabassem é que era bom.