sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Modus

MODUS




Ainda aqui me encontro com os neurónios num frenesi em mim desusado. Apetece-me escrever sobre um qualquer "modus". Estive decidido, diga-se que por pouquíssimo tempo, a discorrer sobre o "modus ponens" ou "regra da afirmação do antecedente"… Bem, para saberem algo, se é que ainda não sabem, de verdadeiramente válido acerca de, deverão consultar um muito bom, não se fiquem por menos!, Dicionário de Filosofia.
Pois, como supra dera a entender, depressa me virei para outro "modus"… calhou, daquela feita, a sorte ao famigerado "modus tollens"… sim, isso!, aquele que é entendido como a "regra da negação do consequente". Confesso que estive por me ficar por este, pois de consequências e de negação pretendia eu efectivamente falar.
Horas depois, já madrugada dentro, ocorrera-me utilizar aquele que, de todos os "modus", é, sem sombra de dúvida, o mais ordinário – passe o pejorativismo que alguém, eventualmente, queira atribuir ao termo! É mister conhecermos a polissemia do nosso rico vocabulário! – de todos: o "modus operandi". Poucos segundos em deliberação bastaram para me decidir pelo dito.
Avonde, por todo o orbe, vemos patente, mesmo os invisuais!, a suprema necessidade de um novo, adequado e idóneo "modus operandi" a aplicar a todas as esferas em que o homem actua. Operacionalizar com excelência, precisa-se!
Então e agora?!... Agora pensemos, aprendamos e ajamos em função de, de acordo com o concluído!




Carlos Jesus Gil

13 comentários:

Tomas de alencar disse...

um novo "Modus operandi" Carlitos ??...mas da parte de quem ??? ...Da nossa , do povo ??? Pois se for para nós , o povo, o unico novo "modus operandi"que eu apoiaria , e isto no verdadeiro sentido da palavra(desculpai-me alguns leitores mais sensiveis )era o de mandar tudo a fava , pu... e vinho verde...e então depois sim , eles que governassem o país...por mim já chega de coisas... sérias...lol...

Daniel Savio disse...

Cara, quem vive, não vive apenas de um modo operandi, mas com certeza ganharia se fosse o mais aquele contaminado pela justiça...

Fique com Deus, menino Carlos Jesus Gil.
Um abraço.

atento disse...

tomas, até é um tema interessante. temos todos que adoptar novos modus operandi. nós e os governantes.

Tomas de alencar disse...

Amigo Atento..."isto" está a ficar sério demais ...e ...não o podemos levar tão ...a sério...acho que deviamos...parar tudo...pensar...e ..."viver".
É que assim ,até parece que fomos programados ...para sofrer...e até eu que tirei doutoramento nessa area e concerteza que já passei metade do "tempo " que me está destinado...estou prestes a mandar o meu diploma...ás malvas...

Um abraço .
Até breve...

Flor disse...

Tomás já devia era ter mandado esse diploma p´caraças há mto tempo!!!
Realmente Carlitos...isto tá sério demais!!!Só lixo x lixo...Falemos das coisas boas da vida...

...Mas antes q leve nas "orelhas" outra vez...e apareça aqui outro post AGENDA...Isto vindo de ti...Espanta-me!!!
Eh pá,por acaso tive a ler qqer coisa acerca do "modus operandi"...Psiquiatria Forense tb fala disso...serial killers usam sp o mmo método nas suas vitimas,o q permite distinguir as mesmas...
Mas tu queres q isto passe a uma monotonia?!?...Perdi-me!!!Eu curto mais o "modus tollens"; A nem sempre leva a B...A pode levar a C/D/E/F...infinito.Claro q com toda a Moral,Ética e respeito pelos outros,assim como o saber estar,saber saber,saber ser em sociedade.
Não temos q ser todos iguais,nem agir todos da mesma forma,ainda assim podemos conviver pacificamente se/e penso q acima de tudo RESPEITARMOS OS VALORES MORAIS,ÉTICOS,SOCIAIS,JUSTIÇA,IGUALDADE,IMPARCIALIDADE,SENTIMENTAIS...pois ñ posso ficar aqui o resto da noite...

Flor disse...

Carlitos...isto sim q acabei de dizer,posso fazer Eu Tu...seremos dois...se a nós dois se juntarem mais dois...já serão quatro...
Esta é a nossa obrigação,temos q deixar de andar a culpar outros...sim temos.É nossa obrigação como Pais,Filhos,Amigos,Professores,Vizinhos...etc etc etc...educar o "carácter" a "personalidade" os "comportamentos" de todos.

Sim os Politicos os Juizes são o pior...e eu? e tu como pessoa?!?!e todos q por aqui passam?!?...Há sp qqer coisa q se pode fazer p´tornar a vida e o mundo diferente,por mais insignificante q seja...Vou ser sincera,já nem consigo ouvir noticiários,ler jornais...Isto é uma depressão colectiva!!!...Tudo/Todos se queixam...POSSO IR VIVER PARA A LUA?!!!....

xistosa, josé torres disse...

Estava á espera duma tal assertiva, para dar largas ao meu ego.
Sim, que apesar de só ter três letras, sou mesmo um egotista.
Estava para me candidatar á presidência desta "Quinta", mas senti-a um certo acanhamento, face ás duas disponibilizadas personagens.
Não falo dos outros.
Egoísticamente só de mim.
Não vou deixar de sonhar, porque sei que ninguém sonhará por mim.

Por isso, o meu "modus operandi", vai ser sorrateiramente como convém.
Um bom fim de semana e aguarde ...
brevemente envio o boletim de voto!!!

Flor disse...

...É, há quem tenha umas piadas mto giras!!!"Sorrateiras"...

Flor disse...

MODUS OPERANDI:
Nada faria supor,sabia q existia aviso amarelo/laranja p´a maior parte do país por causa do vento;não fosse ser dia d exame,ter estudado e ñ m apetecer fazer o mmo em Setembro,ponderaria fazer a viagem até ao Porto.Cm sp p A29.Sp q efectuo aquele trajecto,ao aproximar-me da Zona das Praias,penso sp o mesmo,se apanho 1 acidente onde vou parar o meu carro em segurança p´ajudar?!?Ñ sei qto tempo tem esta estrada,dizem até q irá ter portagem,mas há 1 data de Km onde a berma qse ñ existe.Tendo eu tido umas aulitas de condução defensiva,lá ia eu c/ a distância de segurança sp,repito sp do carro da frente mmo em ultrapassagem,qdo começo aperceber-me dos carros parados,lá fui andando em 1ª,até m deparar c/ 1 cena surreal!!!Ñ sei qtos desencarceramentos tem o meu curriculo,mas nunca tinha suposto ser possivel 2pessoas ficarem encarceradas em pé com os pés no alcatrão através duma janela e a cabeça fora da janela contrária(ñ há palavras q descrevam);calma,as vitimas estavam aparentemente sem qqer lesão,conscientes,orientadas.Do outro lado pára 1 Ambulância de transporte q ia a passar e páro eu,tendo deixado o meu carro EM SEGURANÇA SEM RISCO D CAUSAR OUTROS ACIDENTES.cm sp os ditos "mirones" c atitudes fantásticas,passo a descrever,prioridade nº1-tirar fotografias c/ telemóveis...PARA Q COLOCAR TRIÂNGULO C/ DISTÂNCIA SUFICIENTE A SINALIZAR ACIDENTE???!!!...nº2-puxar as vitimas p´fora seja como for,PARA Q CHAMAR AJUDA NECESSÁRIA???!!!...nº3-ligar 112 e descrever tudo menos o q é real,PARA Q PERDER TEMPO C PORMENORES.
Identifiquei-me,os Bombeiros q estavam cmgo deram-me o "comando"(modus operandi,o mais diferenciado é q assume),pedi q colocassem imediatamente o triângulo,sinalizar bem o acidente;desligam-se os cabos da bateria do carro(carro tava de lado a derramar ñ sei bem o q),ligo codu onde dp duma breve análise descrevo a situação,2 vitimas masculino e feminino c/ idades prováveis de 50 e tal anos,conscientes,orientadas,colaborantes,sem queixas;carro ñ apresentava condições de segurança p´retirar vitimas,devido ao vento forte correndo risco de virar a qqer momento.Seria isto q qqer 1deveria saber fazer.Claro q c/ os meus conhecimentos usei outros termos,inclusive referi q a máxima prioridade seria a viatura desencarceramento,p´estabilização do carro.Ok,codu dá saida e informa-me de VMER inclusive p´o local.Enquanto espero vou conversando c as vitimas tentando manter a calma qdo m dizem q ALGUÉM/OUTRO CARRO LHES BATEU E COMEÇAM TODOS A QUESTIONAR ONDE TÁ ESSE TAL CARRO?!?pois,acreditem...bateu fez o q fez e FUGIU...Rápidamente chegaram os recursos ao local,passei todos dados aos meus colegas e Espanto-me qdo a Médica da VMER me questiona pelas vitimas "projectadas"...Faça-se aqui 1 ponto da situação,a saida de viaturas,pessoal p´o local é sp dada conforme as indicações,se 8encarcerados saem 2 Vmer...se 10saem 3 e assim sucessivamente,como nº de ambulâncias e veiculos desencarceramento;AS PESSOAS TEM Q ENTENDER Q O FACTO DE ANDAREM MEIOS MAIS DIFERENCIADOS ONDE Ñ SÃO NECESSÁRIOS PODE SER A CAUSA DE FALTA DOS MESMOS ONDE O SEJAM...A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE.
Escrito por mim no jornal cá da terra em 7 de Maio de 2009:
TEMOS QUE MUDAR A CULTURA DOS PORTUGUESES,elevado é o nº q fica no "teatro de operações" a opinar,cm se "treinadores de bancada" se tratassem.Como não bastasse ter q socorrer,bombeiros,médicos,enfermeiros,ainda tem q estar preparados p´apaziguar os ânimos dos mais indignados em cenários de emergência.A falta de instrução reflecte-se aqui tb,É UM DEVER CIVICO COLABORAR C OS AGENTES DA PROTECÇÃO CIVIL.Desconhecem,c toda a certeza,os mais leigos,q existe responsabilização juridico/legal qdo se tornam inoportunos.
...Agora até dá p´rir...a minha figura!!!o meu 1º desencarceramento de "saltos altos"!!!Cheguei à faculdade toda suja,molhada,com as calças rasgadas...mas fiz o exame,correu bem...Cá dentro,esta enorme saudade...esta enorme vontade de voltar à "Rua"!!!...

tomas de alencar disse...

Carlitos,desculpa lá o abuso...mas aqui ela vai ler... Princesa; As vezes é preciso perder , para dar a volta , é preciso chorar, para aprender a amar , é preciso confiar para se entregar , e ainda assim , a grande verdade é que é preciso ouvir ...para nunca gritar...Todos irão sofrer um dia , para saber o verdadeiro sentido da felicidade ! Muitas vezes deixamos de lutar pelo que realmente queremos , pelo simples facto de não estar-mos preparados para ouvir "não ". Errar é humano ,perdoar é preciso, e correr atrás do que realmente queremos é uma obrigação!! Vive , Ama ,Pensa , Erra ,Cai , Levanta , e depois do erro corre atras para refazer o seu acerto...Faz tudo o que desejas fazer , diz "Amo-te" sem medo de não ouvir isso depois , aproveita a vida !!!Nunca se sabe o dia de amanha...bjs.

Tomas de alencar disse...

...."O rio corta a rocha...Não por causa da sua força...Mas por causa da sua persistência"...

loirinhaquenãoédeaveiro disse...

Mas por que é que tanta gente acha que devemos acatar as coisas e não lutar por melhor. Claro que também acho que há algo a fazer, que esse algo tem que ser já feito com outro modo de fazer as coisas.
Continuação de bom fim-de-semana.

Sérgio de Oliveira disse...

Meu caro :


Que mais logo ganhe o melhor !
("Modus argumentandi")


Um abraço