quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

E o Alberto e o Albino também...

E O ALBERTO E O ALBINO TAMBÉM…

XIX


Microconto de Natal



- Então, posso ou não ler-te o contito?... É pá, chefe, não é por nada, mas era cá uma nutrição pr’ó meu ego! É que tenho uma enorme consideração por ti…, e depois ficar atrás do Alberto!... Não sei se estás a ver!
- Chefe mas pouco!... Afinal sempre é por alguma coisa! Aliás, tudo é sempre por alguma coisa. No caso… ó inveja!... Ia dizer maldita sejas, mas não. Por vezes até tu tens utilidade; os teus empurrões nem sempre são de lastimar.
- Estás a falar de quê? Não estás a criticar-me, pois não?
- Não, homem, não. Vá lá, vamos ao teu conto!
- Obrigado, grande amigo. Aí vai, ouve com atenção:






REGRESSO A VÉNUS




… Uma caixa de brocas perfurantes; radar/gps com funções de mapeamento; dez baterias de Z amperes; três caixas de pílulas XPT; três venuso-fatos; tenda venusiana ultra… Logística completa!
Vinte e dois de Dezembro de 2020, 14:30h TMG, algures numa base europeia de vocação espacial, e logo após uma contagem decrescente, um foguetão inicia a sua ascensão aos “céus”.
…Vinte e quatro de Dezembro de 2020, 22h TMG, três homens, depois de terem comunicado com as suas famílias, acabam de se “deleitar” com uma “faustosa” refeição sintética… Até que soubera bem; até que estavam bem-dispostos…fisicamente. A missão corria na perfeição!
Todavia sentiam-se tristes, tristes porque não haviam trazido consigo um pedaço de musgo, uma árvore de natal.
Erro de logística!




… e então?
- …………… Albino?
- Sim, narrador!
- … Sem palavras. Estou sem palavras!
- Queres dizer que valeu a pena ter dedicado um cargueiro d’horas a estas curtas linhas?
- Moço, já estou a ser incoerente com o que disse atrás. Não me ouviste a dizer que estou sem palavras?... Olha, vou roubar mais estas, que se justifica: Um bom Natal para ti e família!
- Para ti também, narrador!
- Ó Alberto!!!, ó Alberto!
- Sim, meu velho, o que queres?
- Que tu e a tua família tenham um feliz Natal!
- O mesmo para ti, amigo!
- Alberto?
-Sim, Albino!
- Tens uns minutitos?...




Carlos Jesus Gil

17 comentários:

o que me vier à real gana disse...

A todos os que frequentam ou frequentaram o "real gana"; a todos os que nem imaginam que isto existe..., ok, e tb àqueles que embora conheçam a casa não desejam sequer entar, desejo um muito feliz Natal!

Vivian disse...

...eu visito e me divirto,
portanto...

Natal é renascimento,
é confraternização,
é solidariedade,
é sensibilidade
diante do Mestre Jesus,
esta luz que nos guia
para as realizações
de todos nossos desejos
e sonhos.

Que assim seja!!!

Tenha um Feliz Natal!

Mariazita disse...

Caro amigo Carlos
A minha visita de hoje, forçosamente rápida, destina-se apenas a desejar BOAS FESTAS.
Um Natal muito feliz, com muita Alegria, Paz e Amor.
Beijinhos natalícios
Mariazita
PS – Depois desta época tão atarefada…voltarei para ver e comentar.
+ 1 beijito

Anónimo disse...

Para o Sr. BATUTAEMEIA:

"Esta quarta-feira, véspera de Natal, há tolerância de ponto para os funcionários públicos, que vão ter ainda direito a mais um dia de folga, podem escolher entre a próxima sexta-feira ou o dia 2 de Janeiro. "

Votos de um Feliz Natal a todos...incluíndo o Sr.

stériuéré disse...

Um bom Natal para todos e muita saúde! Epá, dá aí um abração ao Alberto e ao Albino, eles que voltem, senão vou ter saudades.

Táxi Pluvioso disse...

Faço os votos da estação. Guerra no mundo. E pás para os homens de boa vontade!! Bom Natal.

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

O sorriso que não demos...
A palavra que calamos...
O carinho que omitimos...
Tudo é passado agora...

É hora de abrir nossos corações.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Abraço amigo

*****

Carla P.S. disse...

Sim, tenho uns minutinhos !! (ao menos eu, pra ler esse conto).
Feliz Natal! Pra ti, teus amores, tua família, o Alberto e o Albino também.
Fiquem na paz de Jesus.
Um café Natalino a todos!
Beijão

Débora Cunha disse...

eu faço questão do pedaço de musgo!

JPG disse...

Boas Festas, Amigalhaço!!!

Anónimo disse...

bom dia e bom natal para todos .
sim para todos e para ti tambem pois afinal és tu que fazes a festa e ninguem se lembra de ti......

Anónimo disse...

bom dia e bom natal para todos .
sim para todos e para ti tambem pois afinal és tu que fazes a festa e ninguem se lembra de ti......

Unknown disse...

Boas estas para todos.

Bonito "contito" de Natal.

Ana Maria disse...

Um feliz Ano-Novo!
Beijinhos de luz!

Mariazita disse...

Aos poucos vai-se retomando a rotina...
Desejo que o teu Natal tenha sido muito bom mesmo!
Este "microconto" está lindo!
Gostei particularmente do pormenor do musgo. (Quando eu era menininha ia com o meu irmão mais novo apanhar musgo para o presépio...)

Continuação de Boas Festas.

Beijinhos
Mariazita

Anónimo disse...

Boas festas.

O microconto é espectacular.

Graça disse...

Cativante a tua escrita...mesmo quando "micro".

Felizes estes dias após o Natal.

Bjs