quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O acelerador de partículas e a "Partícula de Deus"

O ACELERADOR DE PARTÍCULAS E A “ PARTÍCULA DE DEUS”


O maior acelerador de partículas jamais concebido pelo homem entrou hoje, 10/09/2008, em funcionamento. Trata-se de uma “máquina” com vinte e sete quilómetros de perímetro, colocada num túnel circular localizado bem perto de Genebra, na fronteira entre a França e a Suíça.
É já considerada a experiência científica do século (ainda agora o dito começou!). Horas depois de lançado um primeiro feixe de partículas, fora lançado um segundo em sentido oposto. Ao dar-se a colisão é libertada energia. As partículas foram lançadas a reduzida velocidade, a qual irá progressivamente aumentando. Quanto maior a velocidade de colisão, maior a quantidade de energia libertada.
Espera a Organização Europeia Para A Pesquisa Nuclear, entidade responsável pela experiência, chegar, no espaço de alguns meses (imprevisível, em termos de precisão), a um entendimento perfeito do Big Bang. Aqui chegados, julgam os responsáveis estar pertíssimo do entendimento de todo este enigmático universo físico/humano/outro. E é aqui que reside a preocupação de muitos… religiosos teístas. Pensam estes, que, caso a experiência seja coroada de êxito, Deus perderá, inevitavelmente, importância… Não, tenho para mim! Poderá esta experiência mostrar-nos como se chegou aqui; não nos deixará, certamente, resposta à seguinte questão: a matéria que colidiu e explodiu, de onde veio?; reformulando: a “Partícula de Deus” – “Partícula Deus”, no original, e que quer significar a origem de toda a matéria -, como surgiu?
Dotados de inteligência, podemos ir sempre e sempre… Temos obrigação de ir sempre e sempre!... Haverá, contudo, algo que “nunca” alcançaremos. Existe uma Entidade que estará sempre à frente!
Será desígnio de Deus que o homem chegue a Ele através da inteligência e, com ela, da ciência, usando-as, certo!, em moldes que se enquadrem nos comportamentos prescritos pelos Profetas e Messias que enviou?... Do Encontro, eclodirá a rotura: o fim deste sistema; o nascimento do Outro, do Inefável!
Não temais! Não será um mundo para poucos. Todos os que directa ou indirectamente procurarem o Encontro (pois: pescadores e pedreiros, cantores e serralheiros, agricultores… enfermeiros… A rima é propositada… a poesia, porém, dela não é necessitada. No caos vive a Ordem!), terão lugar garantido.
O conhecimento progride no Caminho de Deus; renova-se até ao Encontro.”A Teoria da Relatividade de Einstein veio afinar a teoria de Newton”. Hoje, o português João Magueijo – para quem a velocidade da luz não é hoje a mesma do período imediatamente após o big bang -, a quem pertencem as palavras citadas, tenta afinar a de Einstein.
Se em conformidade com o preceituado pelos Mensageiros de Deus, a ciência – para a qual toda a sociedade, reitero: toda a sociedade, mesmo sem disso se aperceber, contribui – é o Caminho de Deus!
Então: não temais! Deus não irá perder importância… nem um cisco! Pelo contrário, irá recrudescer a Sua busca!
Assim penso eu!


Carlos Jesus Gil

51 comentários:

Zíngaro disse...

“Grande astro! Que seria da tua felicidade se te faltassem aqueles a quem iluminas? Faz dez anos que te abeiras da minha caverna, e, sem mim, sem a minha águia e a minha serpente, haver-te-ias cansado da tua luz e deste caminho.

Nós, porém, esperávamos-te todas as manhãs, tomávamos-te o supérfluo e bemdizíamos-te.

Pois bem: já estou tão enfastiado da minha sabedoria, como a abelha que acumulasse demasiado mel. Necessito mãos que se estendam para mim.

Quisera dar e repartir até que os sábios tornassem a gozar da sua loucura e os pobres da sua riqueza.

Por isso devo descer às profundidades, como tu pela noite, astro exuberante de riqueza quando transpões o mar para levar a tua luz ao mundo inferior."
(Assim falou Zaratustra)

xistosa, josé torres disse...

Parece-me que o perímetro é um pouco menor ... mas eu só comi melão com presunto e um espumante do Aucham ... não deu para acelerar ou aumentar as dimensões.

Eu sou assim, quando bebo, vejo as coisas mais pequenas e dei-me ao trabalho de medir o perímetro ..., mesmo a palmo, eram para aí sete e pico oito e coisa nove e tal, não, parei o disco e eram cerca de 3 m.
Também dependo do metro patrão ... já que o padrão não está muito longe.
Já comecei a sentir a energia libertada e por sinal é de sinal dos sinais de que gosto ...
Até dá gosto olhar para o fotão e vê-lo de pé a espreitar ...
Para quem nunca gostou de química, nem de prestidigitadores de élite, vou continuar de consciência murcha, ainda que tudo isto nos conduza aquele "deus" adorado e venerado por muitos.
Só quando vir a coisa em pé, como a idealizaram é que vou acreditar.
Nasci nos dias mais pequenos do ano e dificilmente ultrapasso as horas ... desvantagens!!!

Espero que acelere e que "arrebente" com a Terra ... morreremos felizes a assistir aos instrutivos TeleJornais!!!

o que me vier à real gana disse...

Zíngaro, obrigado ao Nietzsche e a ti, que conheces e te lembras destas preciosidades!

o que me vier à real gana disse...

xistosa (josé torres), apesar de andar um pouco desmotivado, por o blog não estar a ter a "leitura" que almejava, apesar disto, cada vez que me aparece um comentador/bloger como o senhor, a inebriação volta... e com ela as ideias e os vocábulos. Obrigado!

Anónimo disse...

O LHC é considerado um dos mais importantes e faraónicos projectos científicos levados a cabo no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).
O objectivo do LHC é ajudar a desvendar mistérios como a última estrutura da matéria, as propriedades das forças fundamentais e as leis que regem a evolução do Universo.
Apesar de ser construído para estudar os menores blocos de matéria conhecidos como partículas, o LHC é a maior e mais complexa máquina já criada. Ele tem circunferência de 27 km e está situado a 100 metros abaixo da superfície, entre os territórios da França e da Suíça.

- A plena capacidade, trilhões de prótons vão percorrer o anel acelerador do LHC 11.245 vezes por segundo, viajando a 99,99 % da velocidade da luz. A máquina é capaz de obter 600 milhões de colisões por segundo.

- Quando dois feixes de prótons colidirem, eles gerarão temperaturas mais de 100 mil vezes mais quentes que o núcleo do Sol, concentradas em um espaço minúsculo. Enquanto isso, o sistema de resfriamento que circula hélio superfluido ao redor do anel do LHC mantém a máquina a menos 271,3 graus Célsius.

- Para colectar os dados das até 600 milhões de colisões geradas por segundo, físicos e outros cientistas construíram equipamentos para medir a passagem de tempo de uma partícula na casa de alguns bilionésimos de segundo. O sistema de disparo também regista a localização das partículas em uma escala de milionésimo de metro.

- Os dados gravados pelos experimentos do LHC vão preencher cerca de 100 mil DVDs de camada dupla por ano. Dezenas de milhares de computadores ao redor do mundo têm sido convocados para integrar uma rede chamada "The Grid" que lidará com o processamento das informações

Bolas, e eu só soube disto na segunda-feira. Podiam ter avisado mais cedo, caraças. Assim podia ter ido dar uma voltinha com aquela gaja do fórum que me piscou o olho.
É que isto às vezes pode ser chato e aborrecido, e as aulas até podem estar a começar e eu não ter dinheiro para comprar os livros aos putos, mas gostava de andar por cá mais uns quantos anos, se por possível. Não de dava jeito nenhum morrer já, a sério!!!
Mas olhem, se formos mesmo todos embora em Outubro, foi bom estar com vocês.

Auíri Au disse...

Ai, nós queremos criar uma coisa para mostrar a nossa superioridade mais uma vez!!!Onde vamos parar??!!
Ouviu o noticiario de uma menina na india que se matou com medo do fim do mundo provocado pelo LHC??
Impressionante né?!!

Adorei o blog, bons sonhos...hehe!!


Beijos

Anónimo disse...

Pois é. Na Suiça já se ligou o acelerador de partículas (é uma cena gigante que acelera partículas e que deve permitir descobrirem a molécula original, aquilo que se pensa ter sido a primeira matéria a existir - não deve ser bem isto, mas como o mundo vai acabar não interessa ser muito específico) e essa cena tanto pode ajudar a luta contra o cancro como pode criar buracos negros capazes de engolir a galáxia inteira.
Assim sendo, e agora que estão avisados, penso que está na hora de aproveitarem bem as vossas últimas horas de vida.

Táxi Pluvioso disse...

A América is full of Oh!bamas. Tenho de cá voltar para comentar. Agora não tenho tempo.

Anónimo disse...

É evidente a importância deste aparelho para o desenvolvimento do conhecimento humano. Além disso, é uma oportunidade única para observarmos uma questão geralmente polémica. A relação entre as ciências aplicadas e as ciências de base.

É importante termos esta noção. Aparelhos como o LHC são extraordinários e vão inevitavelmente resultar num avanço fantástico nas pesquisas de base, mas para tal, é preciso compreender que não existem dicotomias.
Como dizia Darwin: “Nada na Ciência faz sentido senão for à luz da evolução”.

Seja como for o LHC é fundamental para o progresso da Física. É nele que se concentram as esperanças de uma nova revolução científica. Um dos principais objectivos do acelerador é comprovar a existência do famoso Bosão de Higgs, uma partícula elementar até agora considerada teórica, cuja prova da sua existência validaria o modelo standard da física que explica se as partículas subatómicas têm massa ou não.

Quanto à existência de risco significativo desta operação, ter consequências que poderiam resultar na destruição do nosso planeta. O projecto foi sujeito a rigorosos estudos de segurança, que tinham como objectivo provar aos mais cépticos de que as simulações não colocariam em causa a segurança do planeta. Até se realizar a experiência completa, ainda faltam alguns meses. Por enquanto, eu ainda aqui estou e acredito que nada irá acontecer.

Anónimo disse...

Mas é uma pena que não desapareças. (Daqui claro!) És um convencido e um chato do caraças. Já não há pachorra para aturar os teus posts intelectualoides.

Anónimo disse...

Eu acho que não.
Acho que os comentários do Sr. Darwin são muito bons.

Anónimo disse...

Eu sei que todas estas coisas do acelerador de particulas é importante, mas porque é que se gastou tanto milhar de euros e tantos cerebros geniais para construir uma máquina que nos vai mostrar(pelo menos a intenção é essa)os primeiros instantes logo seguintes ao big bang!!!! Expliquem-me porque eu ainda não entendi muito bem. Numa altura em que se fala de aquecimentos globais e de que num futuro próximo vão morrer não sei quantos milhares de pessoas devido á fome e á falta de água e doenças suas derivadas, porquê descobrir, ou melhor, desvendar o universo!!!! Julgo que quanto mais se tenta desvendar algo cientifico, pior. E se algo corre mal com esse LHC! Sim, porque há sempre a possibilidade de algo correr mal! Como é?????hummm......

Anónimo disse...

Eh pá, gil, isto é um assunto bastante complicado. Não sei se hei-de concordar contigo se não. Que corra tudo bem com a ciência e com o mundo.

o que me vier à real gana disse...

gânia "notícias", força nessa redacção!

o que me vier à real gana disse...

táxi pluvioso, sim, não te esqueças de vir aqui deixar um comentariozito... ou zão. És cá preciso!
A América está repleta "deles"!

o que me vier à real gana disse...

maça, são opções... ou não!
mélita, não és obrigada a concordar comigo! Sim, k tudo corra bem com a Ciência e com o mundo!

o que me vier à real gana disse...

auíri au, pois... não sei quais as opções que temos; não sei se estamos destinados a "algo".
Não tinha ainda ouvido falar do caso da menina indiana. É lamentável! Há (des)informações que não devem ser veiculadas. Os responsáveis são quem as emite.
Obrigado por ter gostado do blog!
Espero continuar a tê-lo por cá.

Anónimo disse...

Acho correcto que se descortine o começo do Universo antes do seu fim. Isto é a evolução natural das coisas, é o progresso...e será cada vez mais complexo e espectacular daqui para a frente, não tenho dúvidas. No entanto, tb concordo que existam assuntos bem mais urgentes e vitais a serem resolvidos, mas acho que uma coisa não implica outra e quiçá, numa destas experiências futuras não se consiga resolver alguns desses assuntos. Quanto à parte religiosa, isso também já vai de cada um consoante a sua orientação. É que...se antes das partículas existe a "partícula Deus"...alguém também teve de a criar. Entramos aqui num infinito e nunca chegaremos a uma conclusão fidedigna. Quanto ao facto de a igreja "temer" que a ciência deite por terra várias teses, penso ter motivos para isso. Nada é provado e tudo são suposições e teses e como tal, todas devem ser respeitadas. Sou católico, tenho a minha crença, mas não me vou esquecer de que, quando o filme Código Da Vinci estreou na Europa, o Vaticano proibíu a sua exibição dentro do seu "Estado". Porquê será? Este é um assunto que daria pano para mangas e também n se chegaria a nenhuma conclusão. É por isso que aprecio tanto o Dan Brown, pois toca com o dedo na ferida com ficções que poderiam ser puras realidades.

Anónimo disse...

Boa noite, é a primeira vez que aqui entro. Estou a gostar.
O homem faz "trinta por uma linha". Não sei onde isto vai parar. Foi bom ter postado sobre o assunto.

Anónimo disse...

Ó homem, você anda a escrever coisas complicadas demais. Eu acreito no que você diz (desde que não seja política, pois vocês parece-me ser comuna). Parece-me, mas se for, é um comuna porreiro.
Vamos, temos aí a reentrée.

ETERNA APAIXONADA disse...

Recebi sua visita em data que ainda traz comoção aos homens de bem...
Escrevi um pequeno tributo em meu outro blog Sintonias do Coração, ao 11 de Setembro de 2001.
Hoje após sete anos o mundo continua com tragédias, de várias formas...
E o homem continua a influenciar em muitas delas...
Não comentarei o tema do post, direi apenas que nem sempre o foco é correto e lá se vão divisas milionárias que poderiam salvar o Planeta...
Obrigada pela visita e elogio!
Espero que volte nos dois blogs, será bem vindo!
E seu blog será favoritado para que possa aqui retornar!
Abraços,
Helô Spitali

Sintonias do Coração:
http://hsp7.blogspot.com

ETERNOS SONHARES:
http://apaixonada51.blogspot.com

Jardineiro de Plantão disse...

Boa matéria... ou grande selo de sebenta...

Obrigado pela visita ao meu jardim... já sabe, naqueles dias que nada apetece... uma bjeca sentado na relva do jardim de urtigas resolve.
Volte sempre que eu vou fazer o mesmo,.

Zíngaro disse...

Ora bem. Como não sou de jeito nenhum acomodado, resolvi fazer uma pequena pesquisa acerca do famoso acelerador de partículas, do tal que, acreditam alguns cientistas, (parece que nem tantos assim) irá ajudar a desvendar quais as origens disto tudo. Seguramente irá sempre faltar-lhes "a tal", a de Deus. De qualquer modo, por não chegar a conclusão nenhuma, adormeci. No meu sono, devo ter dado, inadvertidamente, no mínimo dois clics no rato porque, quando despertei fiquei pasmado. O monitor do PC tinha-me feito regredir cerca de uns vinte anos. Via algumas juntas de bois, via rolos e varas, via chicotes e barcos e remos, e companhas de gente. Vi coisas bonitas, vi coisas genuínas, vi pureza de gestos e de atitudes. Foi ali que realmente e vi que estava a "partícula de Deus".

o que me vier à real gana disse...

Zeus, muito contente por te saber por cá!
paula, bem-vinda!

o que me vier à real gana disse...

eternaapaixonada, bem-vinda! Os seus blogues serão tb por mim visitados e os posts comentados. Obrigado.

o que me vier à real gana disse...

jardineiro de plantão, obrigado pela visita e pelo comentário. Com certeza que voltarei ao seu local de vigília.

Nanda Assis disse...

incrivel e complicado, e até os comentários são a altura.
bjossss...

Táxi Pluvioso disse...

A experiência já dá resultados. Uma coroa de flores e uma canção.

Anónimo disse...

Caro Zíngaro;
De facto é bonito o seu sonho, mas não passa de um sonho...e ainda bem.
Há que olhar para a frente, acompanhar o progresso e todo o benefício que este nos traz. As coisas boas e antigas ficam na nossa memória e serão sempre recordadas com um sorriso nos lábios. Acho muito bem que os bois tenham sido substituídos pelos tractores, uma vez que não nasceram para puxar redes com pesos brutais, tendo 4 cascos e ainda por cima na areia. É bonito de se ver, de facto, mas ninguém pensa no sofrimento dos animais.
E repare, se não houvesse o dito progresso, no seu sonho não apareceria o tal rato e o monitor que lhe permitiram viajar no tempo. Pense como eram os computadores há 20 anos atrás e analise se tal teria sido possível de sonhar. Não nos podemos agarrar ao passado, temos que olhar para a frente. Já imaginou a Pescanova a puxar os peixes com bois ????

Anónimo disse...

Cientistas ligados à investigação genética descobriram que o homem e a mulher têm apenas 78 genes a distingui-los. Mas as diferenças práticas são bastante avassaladoras, a verdade é que a descodificação do genoma humano apresenta um grande mistério: como é que apenas 78 cromossomas determinam tantas diferenças.
A falta de orientação, tantas vezes atribuída às mulheres, ou a dificuldade em baixar o tampo da sanita, atribuída ao homem, são apenas alguns dos aspectos que, no quotidiano distinguem os dois sexos.
Aqui ficam algumas das práticas das quais ainda não se encontrou justificação científica.
Os homens falam por frases, enquanto as mulheres se expressam por parágrafos. Neste particular, as mulheres sabem usar o sexo para atingirem o que querem; algo que os homens não conseguem por, na sua maioria, querer, em última instância, sexo.
Nos casamentos, as mulheres choram e depois embebedam-se; os homens fazem o mesmo, mas na ordem inversa.
Segundo as mulheres, o homem faz-se de perito e não lê o manual de um electrodoméstico ou móvel que tenha de montar, mas é capaz de ler páginas seguidas sobre motas e carros que nunca conduzirá. Por outro lado, as mulheres admitem não ter o gene que lhes permite estacionar o carro entre duas linhas paralelas num parque completamente vazio.
Já as respostas das mulheres identificam que, quando se fala sobre carros a primeira pergunta que elas fazem é qual a cor, aspecto irrelevante para o sexo masculino. Por outro lado, as mulheres têm um calendário genético que funciona rigorosamente, lembrando datas de aniversários e compromissos, e vêm-se obrigadas a usá-lo também em favor dos homens, que não o possuem. Um calendário que, no curto prazo, as ajuda a fazer mais que uma coisa em simultâneo, capacidade exclusiva do sexo feminino.

Por último, outra das diferenças é a verdadeira amizade feminina e masculina, vejam este exemplo:

Sofia ia a sair do cabeleireiro e encontrou a Carla na rua :

- Olá, Sofia!!! Cortaste o cabelo?
- Cortei, que achas?
- Estás muito gira, estás 10 anos mais nova. Essas madeixas ficam-te muito
bem, está mesmo muito giro, vou fazer umas iguais!
- Ó Carla, é impressão minha ou estás mais magra?
- Sabes, fiz uma pequena dieta agora para o verão...

(meia hora de conversa depois...)

- Olha Sofia, querida, tenho de ir, adoro-te! Beijinhos e dá cumprimentos ao
teu namorado!
- Carla, gostei de te ver, beijinhos...

Carla sai pensando: .. Como esta gaja ficou ridícula com aquele corte de
cabelo! Será que ela não se vê ao espelho?

Sofia sai pensando: .. Esta Carla está cada vez mais gorda! Deve estar a
morrer de inveja do meu penteado. Ainda quer fazer um igual ? Ela que pense em
emagrecer primeiro!

O Luís ia a sair do barbeiro e encontra-se com o Pedro:

- Então Luis, meu grande cabrão! Como é? Foste à tosquia?
- Não meu grande sacana... Fui só cortar as patilhas!
- Porra, que merda de corte foste fazer? Pareces um rabacholas.
- Mas a tua namorada gosta!
- Vá porta-te!...ah, manda um beijo p`ra boazona da tua irmã, ok?
- Vai-te lixar, cornudo! Não tens pica para ela! Vá, porta-te!

Pedro sai pensando: .. Este gajo pah... Cinco estrelas!

Luis sai pensando: ... Este sacana não muda.... é um bacano!

Sílvia disse...

Agradeço a visita...

"Negro o fumo
no rasto pesado dos pulmões
a gritar futuro"

Anónimo disse...

Concordo em absoluto contigo amigo Zeus. Também eu sou católico e tenho a minha crença, mas a Igreja através dos seus dogmas e da sua ignomínia tenta destruir o pensamento lógico e a ciência.
Poder-se-iam acrescentar muitos outros exemplos ao que mencionas-te, todos eles ilustrativos da generalizada hipocrisia que grassa na igreja. Porém, não me vou alongar nesta matéria, sob pena de enfastiar um amigo anónimo que anda por aqui a atirar umas postas de pescada.

Sílvia disse...

Porque não ser apenas cristão... acredito em Cristo, muito, na Igreja não. Não acredito na Instituição, mas acredito na mensagem de Cristo.

Anónimo disse...

Parece-me que o Sr. Darwin tem alguma dificuldade em aceitar uma crítica.
Já lhe conheci melhores dias, não gosto da sua forma de escrever longa e fastidiosa e ponto final.

Anónimo disse...

Concordo plenamente co a Silvia.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 13:31
Provavelmente não gosta dos textos do Darwin por talvez não os conseguir compreender. Pessoalmente acho-os sublimes, cheios de humor quando tem de ser, e cheios de veracidade e exemplificativos quando tal o justifica. Do melhor que por aqui anda...uma mais valia.

Laura disse...

Olé, entrei sem pedir licença, bati e nem me ouviram, e como eu também não ouvi a palavra; entre, empurrei a porta e ntrei...Tudo bem, vim da casa da pascoalita, cheguei aqui (realmente sou surda mesmo, de todo, mas falo e leio nos lábios, nada de pânico!) e graças a si...apre, se possod ar graças, é que entendi o que mostravam ontem na tv e eu os achava atrasadinhos se queriam ddescobrir coisas assim tão grandiosas que só Deus Pai sabe!...
Há sempre uma Entidade, ora muito bem, que tudo rege tudo sabe e tudo autoriza, o tudo é dele e assim...apenas o que ele deixar funcionar, funcionará! E coitado do homem que pensa que ele é o inventor!...
Beijinho da laura.. Já agora dê um saltinho ao Divino Pintor no meu resteas...laura..

Laura disse...

este xistosa (é meu amigo do blog ehhh nada de confusões!) é um maroto d eprimeira e essa de arrebentar com a terra, até nem seria má ideia, da maneira que estamos e vamos, mas ELE Sómente ELE sabe o dia e a hora e por siso não se envaideçam..será queando ELE quiser!... Beijinhos.

Laura disse...

hoje due-me para falar com todos os que aqui postaram, ehhh Zingaro...Todos necessitam d emãos que se estendam em amor, fraternidade, igualdade, mas estão quase todos, quase sim, preocupados com o ultimo carrão da BMW ou a casa de férias na ilha ou isto ou aquilo e nunca terão tempo para o seu semelhante mais desmotivado e sem o necessário para viver...força ai nessa coisa doida que a todos fará sentir mais o coração e menos a bolsa:.. Beijinho da laura..

Anónimo disse...

O Gânia “Notícias” pede desculpa pela forma como descreveu o diálogo entre o Luís e o Pedro na última notícia postada. Mas o tipo de linguagem descrito, constava no estudo de investigação genética.

Anónimo disse...

Ora...desviando-me um pouco do assunto do post, não posso deixar passar em branco a minha indignação com a política errónea que se vai fazendo neste país.
O regresso às aulas está aí e como tal, a azáfama aos cadernos, livros, lápis, canetas etc está ao rubro (para aqueles que podem).
Ao ver o noticiário das 13h de hoje, aparece o nosso 1º Ministro numa cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos de determinadas escolas do país. Prémios esses no valor de Eur 500,00 para cada aluno. Ainda rematou no seu discurso final a idéa de, futuramente em Portugal, toda as pessoas terem obrigatoriamente de ter o 12º ano de escolaridade como mínimo exigido. Pois bem...o que tenho a dizer é que, nos tempos que correm, conheço infelizmente várias pessoas que têm que desistir da escola pelo simples facto de não terem dinheiro suficiente para comprar os tão caros livros escolares. Sei que existem subsídios para os mais carenciados e que são cerca de 300.000 , mas quando ouvimos isso na TV, não temos a noção de que esses carenciados vivem quase em pobreza extrema e como tal, essa ajuda é necessária obviamente. N se deve tirar o chapéu ao governo por esse facto...é sua obrigação. Essas pessoas de que falo e que conheço, pertencem a uma classe média-baixa, agregados familiares com 2 e 3 filhos cujo orçamento não lhes torna possível tê-los todos a estudar tendo que, em muitos casos, fazer a triste escolha de qual dos filhos terá de se privar dos estudos em prol do trabalho para ajudar a restante família. Acho lamentável esse senhor Sócrates ainda vir exigir o 12º ano. Que o torne possível, mas que lhe crie as condições necessárias. Acho incrível e totalmente descabido certos e determinados alunos serem premiados com Eur 500,00 por serem os melhores alunos quando não sei quantos milhares têm que se endividar e contrair créditos para a aquisição de material escolar. Não tiro o mérito a esses bons alunos, mas atribuir-lhes prémios monetários??? Não será o objectivo dos alunos terem uma boa carreira escolar?? Não será para isso que andam na escola? Eu no meu trabalho tento ser o melhor possível e tentar sempre melhorar. A escola...é o "emprego" do aluno e tem a obrigação de dar o seu melhor enquanto a frequente, se assim o quiser, é claro. Penso que seria uma atitude muito mais razoável o sr. Sócrates distribuir melhor essa verba àqueles que de facto, não podem estudar por mal terem o que comer. O que me deixa ainda mais indignado, é que não tenho a menor dúvida que nem tão pouco foi feito um estudo prévio dessa atribuição do $. Provavelmente, alguns dos que o receberam não necessitam minimamente deles e provavelmente farão alguma viagem ou então comprar um PC novo ou um LCD.
Amigo gânia, tu que és professor, tens alguma opinião sobre isto? É que até posso estar a ser errado e muito radical.

Anónimo disse...

Este blog está de novo como merece: ao máximo! Boa noite!

Zíngaro disse...

Caro Beato Salú: como eu gostaria de me atrever a pensar como você! Sem me considerar retrógrado na minha maneira de estar, de sentir, de viver, enfim, de pensar, acho que o avanço da ciência nos vai conduzir ao fim. Ao beco sem saída do qual a Humanidade não pode escapar. Não me vou perder em conjecturas porque receio perder o fio à meada. É claro que sei que a evolução não pára. A revolução é constante. No entanto, do alto do meu "maisdemeioséculo", prefiro pensar assim:

Fui criança andei descalço/ Em pequenino brinquei/ Muito moço trabalhei/ E nunca tive um precalço/ Comi das flores do balso/ E chuchaméis das tapadas/ Que cheirinho o das baixadas/ Que a minha Avó fazia/ Com chouriça e com sardinha/ Eram delícia só minha/ Mas quando outros lá passavam/ E esse aroma cheiravam/ Ficavam deliciados/ Então partia aos bocados/ Essa broínha de milho/ Regado à força de braços/ E isso fazia os laços/ Que unem o Mar à Terra/ Mais tarde parti p'rá guerra/ Onde de tudo aprendi/ Do bom e do mau que vi/ Tudo isso me marcou/ E por isso aqui estou/ A descrever minha vida/ Mas já tenho a sina lida/ Por mor do destino a sorte/ Ir-me-á levar à morte/ Como calha a toda a gente/ Rico ou pobre é indiferente/ Pois quando chegar a hora/ Ninguém fica neste Mundo/ E p'ra um buraco bem fundo/ Vão todos sem excepção/ E se não tenho razão/ Perdoem os que cá fiquem/ Mas peço-lhes que me indiquem/ O segredo ou quem o léga/ P'ra fazer a morte céga/ Mas não, não quero a receita/ Para tão grande maleita/ E esta frase eu realço/ Por não ter mais que dizer/ Já me deu todo o prazer/ Ser criança e andar descalço.

o que me vier à real gana disse...

Bem-vinda nanda assis!

o que me vier à real gana disse...

Bem-vinda sílvia!

o que me vier à real gana disse...

Bem-vinda, laura!

o que me vier à real gana disse...

Taxi pluvioso; beato salú; gânia "notícias"; darwin; maça; zeus; cristina e zíngaro, sempre com aquela qualidade que todos vos reconhecemos. Obrigado!

reb disse...

Eu, que de física nada entendo, por sempre ter preferido outros sonhos, ando curiosa e algo excitada com esta experiência. Deus é para aqui chamado? Procura-se o início ou o início do que se pode conhecer? Talvez o início do que a ciência pode compreender. O resto, tudo o resto, não me parece ser domínio só da física.
Deus, whatever that means, não entra em guerra connosco por querermos espiolhar tudo o que nos rodeia. Remorsos? Arrogância? O conhecimento é infinito. Alguém pode travá-lo?
Que se investigue tudo o que for possivel e que, ainda assim, continuemos a olhar para as estrelas e a pensar que um dia seremos uma delas...na eternidade...

Anónimo disse...

Este blog está chato, chato, chato...É só blá, blá. Salvo raras excepções, que tédio meu Deus ( já que se está constantemente a evocar o Teu nome em vão ). Que saudades de quando vínhamos aqui, nos ríamos, e os comentários se multiplicavam como cogumelos. Que saudades de todos aqueles comentadores que formavam uma família e eram bem dispostos. Até o gestor está chato, deixou-se levar na onda e agora só escreve sobre o sério, assim perde visitantes como se verifica neste momento! Esta vida já é difícil, para quê andarmos a lamuriar?

(Reparem no meu nick... antes que mo chamem...)

Anónimo disse...

Ó Burro tu querias era larachas e essas tretas. Vê os malucos do riso porque isto agora está melhor. Muito melhor.

Laura disse...

Ó que bom ser surda, nem sabia que com isso o mundo vai acabar, ao mmenos que o façamos a levitar pelo espaço...sempre sei onde quero ir!...
Ai estes homis que querem tomar o lugar do Criador!...neste momento deve estar sentado na Sua cadeira de baloiço a rir sem poder mais!...Beijinho