sexta-feira, 11 de abril de 2008

Trata-se de ficção, velha ficção

TRATA-SE DE FICÇÃO, VELHA FICÇÃO


Pois, a história existe há bué! Por ser tão possivelmente ilustradora de realidades; por, simultaneamente, induzir hilaridade em níveis não despiciendos, vou recontá-la. Eis a dita:


Dois ministros das obras públicas, um xisez, outro ypsilonez, encontram-se, por ocasião de merecidas férias, no palacete com quinta adjacente, numa bonita e tranquila região de Xis. Tal não é o encanto da construção aludida, tal não é o deslumbramento causado pelo conjunto magnífico palacete – quinta, que em contemplação demorada o homólogo ypsilonez indaga: “ Eh pá, como é que conseguiste tudo isto? Tu há uns anitos tinhas apenas um apartamento, num condomínio de luxo, mas um apartamento!... Aliás, aquele onde vives. Vai daí, o xisez responde: “ Olha, estás a ver aquela auto-estrada? “, “Estou, e então?! “, “ Então que 30% dos milhões que ela custou vieram parar ao meu bolso! “, “ Ah, meu sacanita! “


Uns tempos passaram, quantos , aqui p’ra nós pouco ou nada interessa, pois nada acrescenta ao efeito, e os dois dignitários amigos voltam a encontrar-se. Em Ypsilon, desta vez:
Do aeroporto, o ministro xisez, já fora da administração central, dentro, porém, da administração de uma grande multinacional, fora, em limusina, directamente para o casarão, estilo Casa – Branca, mesmo no que toca à profusão se seguranças, do seu amigo ypsilonez.
Encontram-se no faustoso hall de entrada; abraçaram-se! Tudo bem pr’ áqui; tudo bem pr’ áli, e o espanto plantado na cara do xisez… “ Amigo, isto é tudo teu?, o casarão?!este terreno todo?! Eh pá, beltrano, como é que conseguiste tudo isto? “… O outro riu, riu, riu… A resposta surgiu de seguida: “ Sicrano, estás a ver aquela auto-estrada? “, “ Qual auto-estrada?!!! “.


Nota: regra única: o 1º comentário de cada comentador deve ser relativo ao post! Depois, bem, depois digam o que vos vier à real gana!




Reformulação por
Carlos Jesus Gil

258 comentários:

1 – 200 de 258   Mais recente›   Mais recente»
O Diabo Veste Prada disse...

Magano, tu kerias mm é voltar ao tema do Jorge Coelho, cujas estradas vão ficar nos bolsos da Mota Engil.
Eu já te avisei, por menos k isso o Pacheco e o Lobo Xavier mandaram vir o Costa (António, k o Alberto, esse n há ainda kem o ature).
Tá fixe amigo, mas no outro n chegamos aos 350, vê-se mm k és sportinguista: desiste antes do fim do campeonato. Tranquilidade, mta tranquilidade.

Anónimo disse...

... Prada, jorges há por aí muitos. Quadraturas do círculo, nem falar!!! Aos 350?, há-de paassá-los. É preciso ter visão, acrediar!

O Diabo Veste Prada disse...

Eu tenho um Jorge. Mas é meu e n dou a ng, ehehehe

Anónimo disse...

prada, vê lá se de vez em quando apareces com o outro nome! Já agora, tens estado bem... pronto,muito bem!

zua disse...

Politica? Já tinha prometido a minha mãe de não voltar a meter me nisso, mas se quero passaporte terá que ser, certo?
Gil, não era necessário tentar disfarçar os nomes que nós sabemos perfeitamente que é em Portugal.
O pior é que podia ser com ministros de obras ou outros quais queres ou mesmo presidentes de câmaras, porque são todos iguais.
Neste país, politica é corrupção e enriquecimento pessoal.
Até na nossa querida terra (não quero ser bairrista) acontece, não temos senhores a viverem em apartamentos oferecidos em troca de alvará de construção?
Já chega depois do tema do nariz este da política, já cheira mal...

Anónimo disse...

Desta vez não me lixam, vou comentar como deve ser. Quer o sr. RealGana dizer que não havendo auto-estrada a mesma - dada a óbvia impossibilidade - também não tem nariz.
É isso ?
Passaporte ?

Anónimo disse...

São assim, grande parte dos políticos do mundo. Excepções há poucas. O Alberto João é uma delas

Anónimo disse...

já agora, está muito engraçado.

Anónimo disse...

E nós a pagarmos essas "auto-estradas".

Anónimo disse...

não é preciso fazer muitas contas...
bastam tres ou quatro camiões de asfalto betuminoso não irem parar ao destino vulgo, auto estradas, para que os ypsolones e xis, tenham casas, casinhas e casarões . vão comigo que vou de mota. Brummmmmmmmmmm.

Anónimo disse...

Desculpem mas já estou convidado para os comes ups para inauguração da A17.
Nao me posso compremeter com o gil neste post.
FICÇÃO VELHA FICÇÃO foi o que á muitos anos nos prometeram a nossa estradinha á beira-mar, mas agora com tanto molhe já não deve PEDRA.
tchau até mais logo, vou para od treinos, vou ao jogo logo á noite.(conforme a carga)

Anónimo disse...

cá eu não pago.
CHAMEM A POLICIA
É PÁ TENHO VIA VERDE
EH EH EH

Anónimo disse...

pois meu caro gana acho que devia implementar a regra nº 2 aos seus posts. mais que 10 linhas "ciao amicos" que tédio!

Anónimo disse...

Embora esta nossa santa terrinha ( país )últimamente mais se possa comparar a uma república das bananas, não devemos sucumbir à pecha cultural de tomarmos a parte pelo todo. Caramba! Ainda deve haver gente boa.Aé na classe política.

Anónimo disse...

Rais parta o teclado.Não é « aé » é « até ».

Anónimo disse...

MAU MAU
f.m queres mais do que 10 linhas?
ó f.m tu escreve pá, tecla que a gente lê.
agora inspiração a uma sexta feira na tenho pá, pera pá manhã.
fui

Anónimo disse...

O F.M. não fez o comentário ao post

Anónimo disse...

Aqui no meu país não se passam dessas coisas. Ponham os políticos na linha.

Anónimo disse...

É assim que eles chegam onde chegam.

Anónimo disse...

Pois é Sr. Gana, cada um come por onde pode. Este é o país onde vivemos e essa história não é nova "nem aqui nem na França". Meu caro é a LEI DA SELVA é o SALVE-SE QUEM PUDER!!

P.S.-Ó Ramsés e tu ficas-te???

Anónimo disse...

é maço cum esa é que tu me lichaste cumé que eu bou escreber sobre uma coisa que se paça em terra maço? ainda quando foi dos narizes ainda deu pra falar quando eles conjelabam lá nas águas da terra noba, e nos narizes dos peixes galos que são uma requeza pra xuxar, agora de autoestradas é maço tu só poins aqui coisas para os dotores e os ingenheiros e os profesores e o pessoal estudado. lembrate tamém do pobre do pescador maço, que pasa tantos turmentos no meio dos vagalhões daquele marzão que mete medo. eu agora já não, mas já pasei muntos. mas tá bem bou tentar dar a minha openião olha lá o asunto entre eses gajos pulíticos é assim o xinosez meteu um dinheirito ó bolso mas fez a estrada, o outro o ypsolez ficou com a massa toda e num fez nenhuma né? isto é ma cambada.

Anónimo disse...

Zua, pois a interpretação geográfica fica entregue à subjectividade de cada um! Agora que há muita coisa na esfera política (em toda a ecúmena) que dá que pensar,lá isso há!

Anónimo disse...

karateca, é a sua interpretação?... É?
Então, livre-trânsito (pelo espaço temporal do post)!

Anónimo disse...

Obrigado afonsinho! quanto ao alberto joão...

Anónimo disse...

mélita, ah pois é...bébé!

Anónimo disse...

deixemafaldavoar, é claro, tudo isso custa um dinheirão!

Anónimo disse...

f.m., não comentaste o post!!! Sacanita! Podem até comentar,em termos de caracteres, o equivalente AS GRANDES OPÇÕES DO PLANO. Kero lá saber! Deixa o pessoal desenfurrejar os dedos!

Anónimo disse...

f.r.,acredito k sim!

Anónimo disse...

f.r.acusacristos,o f.m. não comentou o post,bem sei,mas o calastríssimo tb não. Não pense ele que tal falta me passou despercebida!

Anónimo disse...

austriaco, isso queriamos nós! Julgas que é fácil...aqui? Isto não é a Austria!

Anónimo disse...

loiraquenãoédeaveiro,pois, doutra forma só se já tivessem nascido muito ricos, ou a sorte grande ea a terminação lhes tivesse calhado!

Anónimo disse...

maisvatardedoquenunca, é como diz. É o salve-se quem puder!

Anónimo disse...

pescadordoalto, TÁ GENIAL: PARABÉNS!

Anónimo disse...

ó Gil??
onde é que vais tomar café?

Anónimo disse...

anónimo, eh pá,para tomar cafá tenho que ir aí ao teu país. Aqui nesta república esgotaram-se os "estoques".

Anónimo disse...

E se eu mudar de nome? dizes-me??

Anónimo disse...

Não sei, experimenta!

Anónimo disse...

vamos lá ver!

Anónimo disse...

OlÁ!!! Posta aí a tua fotografia (agora é k isto é mesmo um chat!).

Anónimo disse...

Eu sou a visita 10000!

Anónimo disse...

Até logo, como é costume. Beijinho

Anónimo disse...

loirinha, PARABÉNS. Se fores mesmo loirinha...ou moreninha,mas inha, quero dar-te beijinhos!

Anónimo disse...

Amigo gana, tu és maroto, ainda há pouco levei nas orelhas e vens logo com um texto destes. Tenho de pensar em como dizer o que quero, sem ser mal interpretado.
Vamos lá ver.
Esta noite tive um pesadelo horrível. Sonhei que era dono de uma grande empresa de construção civil e obras públicas e que o aeroporto não ia ser na Ota. Pronto, agora já sabem que a minha preferência vai para Aeroporto Internacional de Jámé.
Auto-estradas, estradas, promessas e irregularidades nos concursos públicos. Era o que faltava! Então não se pode fazer um jeito a um amigo? Haja respeito! Isso é vulgar, comum e conhecido de todos.
A cunha é de há muito uma instituição nacional. Quando for para o mercado do trabalho é melhor que conheça alguém que tenha um ministro por amigo. Ou um secretário de estado, até mesmo um deputado ou um presidente de câmara. Pode não iniciar funções na profissão para que andou uns anos a queimar as pestanas, mas sempre se arranja um qualquer lugar de assessor. Sim, com carro para uso pessoal, gasolina, despesas de representação e cartão de crédito. Para compensar o ordenado que não é lá grande coisa, apenas dois mil euros. E agora aparecem comentários, como se estivéssemos perante coisa nova e de que ninguém soubesse? Há de facto gente com muita lata. Que só reage por despeito e por inveja. Não seria melhor que vissem os amigos que arranjam e avaliassem se os mesmos lhes podem servir para alguma coisa, fazendo-os subir na vida?
Pronto lá se foi o passaporte diplomático!

Anónimo disse...

Linda, gosto imenso de ler os seus posts, mas dá-me uma trabalheira a decifrar.
Sinceramente gostava de escrever assim, por causa dos SMS que envio aos amigos.
O meu polegar direito está todo deformado, parece ter apanhado algum choque tecnológico. De repente parece que tenho na não direita quatro dedos e um chimpanzé amestrado.
Aterrorizante... ou fica melhor aterrorizador? Isto da escrita tem uns dilemas que nem vos passa pela cabeça.

Anónimo disse...

Carlão o menino é chato. Não escreva tanto que as pessoas querem dormir. O menino é malcriado! Mau,mau,mau.

Anónimo disse...

atalha carlão atalha

Anónimo disse...

Este post só vem confirmar que a democracia é o pior dos regimes. Se fosse numa ditadura nada disto acontecia. O mesmo se está a passar com este blog, em que determinados figurantes se degladiam à palavrada, mesmo sem se conhecerem uns aos outros. Palpita-me que alguns deles são zelosos funcionários públicos e pelas horas a que imtervêm, se o processo de avaliação for em frente vão ter muito que explicar.
Cheira-me também a politiqueiros, daqueles que foram eleitos para trabalhar e trabalho...nem vê-lo.
Quem me cá dera o sr. Professor Dr. Oliveira Salazar para meter toda esta corja na linha.

Anónimo disse...

Afinal o tal Ramsés e o tal Chapuisat conhecem-se. Será que há caso. É caso para desconfiar. Este blog já se está a tornar um pouco imoral.Diz que agora vai passar a ser um chat. Vá lá pelo menos chato ainda não está.

Anónimo disse...

Carlão, como é que "lá se foi o Passaporte Diplomático"!? As coisas são, infelizmente, mesmo assim como dizes. Logo se desmpenhas bem a tua tarefa, que é como quem diz, se comentas assim tão eloquentemente, não só não perderás o precioso documento, como ser´s contemplado com um prazo adicional (ainda não ponderado,mas que nunca será inferior a 5 posts)! Ora essa, quem diz a verdade...

Anónimo disse...

isabelinha, a menina não sabe que deve, em primeiro lugar, comentar o post? Ai Ai! Depois, trate lá mal kem você quiser!... sim a mim tb, se quiser!

Anónimo disse...

varanda verde, marquise encarnada ou esplanada de cfá no tempo em que as meninas andam de mini-saia, saia daqui, se não estiver p'ra cumprir as regras. Leia o post e a nota. Está lá tudo de forma cristalinamente explícita... E o tudo é muito...pouco (uma regra)!

Anónimo disse...

verdadeiro, é assim mesmo, dê-lhes! Olhe, junte-se ao alberto joão e ao afonsinho, tem ali dois grandes aliados. Mas atenção, baixinho, só para nós, o código de trabalho permite uns minutinhos por dia, em hora de expediente, para entretenimento webistico... e com os computadores e ligações da empresa. Verdade! Quer que lhe indique o art.? Não não, vá o amigo ver,que isto já me dá muito trabalho. Os tumultos surgem de toda a parte, e eu vejo-me grego para gerir a coisa,a nossa gânia. Brevemente, fique sabendo, irei nomear um governo,bem como um presidente da república. Esse até já está escolhido (o próprio ainda nada sabe). Penso num cargo tb para si. Depois veremos.

Anónimo disse...

Ramsés, chapuisat, a comunidade conta convosco!

Zíngaro disse...

Muito bom, este Post, mas cheira-me um pouco ao "dèja vu". Enfim. O Gana também não tem a suprema obrigação de pensar só em coisas originais (Excepção talvel ao xisonex e ypsilonez que não me lembro de ter lido em parte alguma). De resto, essas coisas das auto-estradas mas sobretudo dos túneis, da nova ponte sobre o Tejo e do novo aeroporto, fazem parte do dia-a-dia dos nossos políticos e, consequentemente, criam os chamados "lobbies" (é assim que se escreve?) que tantos veneram. Faz-me lembrar o caso da "profissão mais antiga do Mundo", inclusivamente no que toca ao "abrir as pernas". A troco de uns milhõesitos da UE, cá estamos nós (eles, os Ministros) de perna aberta para o que der e vier. "Zingaremos" irmãos, que é o que está a dar.

Anónimo disse...

varanda verde disse que Álvaiazere disse NÃO ME "CONTRADIEM"
estou a estudar o POST EU SEI QUE HÁ 1 REGRA

Anónimo disse...

É sábado,
Fim de combate!
Para alegria do povo,
Ramsés e Chapuisat
já são amigos de novo

Ó gente,
p'ra quê chatices?
O lema não é brincar?
Deixem lá os «diz que disses»
só nos fazem chatear.

Anónimo disse...

Pessoal, pois, estão como eu, com vontade de andar cá por fora. Até amanã. Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Anónimo disse...

Se o errante vê isto diz que o ando a plagiar!

Anónimo disse...

zíngaro ganda músico, não pretendi ser original ou inédito (reletiva diferença) neste post. Alás, se ler bem verificará que eu refiro que é uma refrmulção de uma velha ficção. Si, porque o fómeno existe, todavia, o que escrevi é fixão. Países-palco?, haverá muitos, por certo. Daí a ecorrência ao x e ao y (utilizados, sim, e forma por mim nunca antes ista em lado algom - modéstia à parte). Bom comentário, o seu. Autorizaçao concedda!

Anónimo disse...

chuá, muito bem... só que deves umprir a regra, tá?

Anónimo disse...

Pois Sr.Gana dps d aprofundar e estudar bastante o assunto(a chamar o s. gregório, a noite foi má), cheguei á triste conclusão q nem tds tem o DOM da interpretação.
Tamen na semos bigados, sabê tu né?
Este tema só m faz vir á mente, os nossos «cda x +» novos ricos q dps d apresentar os seus projct. visionários e abrir os cordelos da bolsa(pra q entre, apagam do computa os mms fecham a bolsa e vão lhes lá perguntar pela AUTO-ESTRADA
UPS já tem + d 10 lines.
passaport? passpartout.... etc

Anónimo disse...

o anónimo das16,47 sou eu o calastricimo da bedeira. e esquecime de vos dizer BOM-dia

Anónimo disse...

anónimo das 1:47, passaporte na mã. na ua. O problema é que, como não trouxeste fotgrafia, como é que te vamos identifacar? tu dizes "Ah, mas eu já comentei; já tenho documentos"; o polícia returque:...

Anónimo disse...

Bem , nesse caso a foto já está colada!

Anónimo disse...

Boa tarde! Isto hoje está muito calmo. Estou a vr que o pessoal só vai à net no trabalho! Tudo de bom!

Anónimo disse...

Amigo zíngaro, quanto à profissão mais antiga do mundo. Não posso concordar consigo. Até porque não havia dinheiro quando o mundo começou, e se para o homem bastava dar com uma moca na cabeça da mulher e arrastá-la para a sua caverna, porque carga de água haveria de pagar?
Dizem então que a primeira profissão deve ter sido um dos trabalhos mais básicos, como agricultura ou caça. Embora concorde que tenham sido das primeiras profissões, a primeira não foram, até porque no início não havia ferramentas para agricultura nem armas para caçar.
Sugerem então que tenha sido o ensino. Mas para ensinar é preciso aprender.
É a história de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Neste caso, o estudante ou o professor. Ninguém nasce ensinado, logo teria de estudar primeiro. Mas no início não acredito que o homem tenha partido para esta actividade assim de arranque.
Temos de nos colocar na pele desse primeiro homem para perceber.
Então, o homem aparece. Um homem, Adão, sozinho, sem saber o que fazer.
Qual a sua primeira iniciativa? Obviamente, coça os tomates. Assim sendo, a primeira profissão do mundo foi claramente... funcionário público!

Anónimo disse...

Vivam todos! senhores,dees retrados no post, vêmo-los, infelizmente, por todo o lado. Contudo, também os conheço de boa índole, há que referir o facto.
Pronto, autorização?

Anónimo disse...

Sr. carlão, está demais. Gostei, ri!

Zíngaro disse...

Muito espirituoso, o Engenheiro, com essa idéia dos FP serem a mais velha profissão do mundo. De qualquer modo, mantenho a minha porque sou um teimosão de primeira.Isto, claro, se entender que uma profissão é uma actividade remunerada. Quanto ao comentário do nosso Gana, ´foi o que me ocorreu para ter aceeso ao Post de hoje. Enfim. Melhores dias virão. Não sou músico mas gosto de os ouvir. Neste momento estou a ouvir o Camané a cantar "O Espaço e o Tempo". É lindo. Acaba assim: "não queiras todo o tempo que eu habito, o espaço é infinito, o tempo não". Abraço

Anónimo disse...

Real Gana, o Noronha anda sempre por cá a bisbilhotar. Agora não tem mto tempo, mas lá deixou a sua machadada no cantito que ele mais gosta,que é o do Sporting.

Carlão, nota dez p'ra essa dos tomates.

Zíngaro disse...

"aceeso"? Que raio de mania a destes gajos meterem o "e" mesmo encostado ao "s"! Depois acontecem estas coisas...

Anónimo disse...

Isto do Chuá foi só um simulacro, era a mangar, a ver se você estava sempre atento aos clandestinos. E estava.
Eu já tenho passaporte.

Anónimo disse...

Isabelinha, afinal como ficamos?
Se escrevo de dia, sou guarda-nocturno, se escrevo à noite, está tudo a dormir.
A menina não gosta de mim!
De facto tem razão, sou guarda-nocturno e de dia faço uns biscatezitos, sou repositor de preservativos em hipermercados, a recibo verde. A vida está difícil!

Anónimo disse...

à algum tempo a esta parte k costumo ver este blog. Sim senhor, é bom umas veses mais a sério outras mais a brincar. parabens a todos.

eu também faço parte de uma empresa multinacional, mas por cá os nossos patrões sao um bocado o oposto do xisonez e ypsilonez, em vez de meterem dinheoiro ó bolso eles rezam é para k ao fim do mes os funcionartios n tenham k ir ao bolso deles buscar o ordenadito.
quem come são outros. ah pois é. ao menos assim a vergonha n mora lá.

cumprimentos zé dos plásticos

Anónimo disse...

Em terra de cegos quem tem um olho é rei. Já dizia a minha avózinha. eu tambeém tinha um pinhal e agora está lá a passar uma autoestrada. e a minha areia eu quero a minha areia. abaixo o progresso as redes viárias melhoradas eu só quero a minha areia! porque o terreno e a madeira foram-se com o caraças.

Anónimo disse...

Oh mafaldaacontestatária. não sei se o Gana lhe concede o tal passaporte. A coisa aqui tá preta

Anónimo disse...

Uau hoje temos open space!
aproveita varandaverde que o gana tá distraido

Zíngaro disse...

Olha (fm)aldaacontestatária, tenho a impressão de que já queimei pinhas desse pinhal. Como sou Zíngaro, estive lá acampado mas tive que saír para deixar passar a auto-estrada. A gaita é que ela não se vái limitar a passar. Vái mesmo ficar por lá. Adeus teu rico pinhal. A mim ainda me pode fazer jeito algum viaduto para me abrigar. O temporal já anda no ar.

Anónimo disse...

xiça, com esta estória é melhor ficar com um olho no burro e outro no sinónimo.

Anónimo disse...

um queixa-se que fica sem penhal, outro sem mata pra acampar, como é difícil agradar a toda a nata. assim nao à condições.

Anónimo disse...

Olá. Este blog continua bué fixe. Quanto ao post, só digo o seguinte: espero k os políticos da minha geração sejam mais humanistas e mais competentes.

Anónimo disse...

Sr. gana, sr. gana!... Pronto, tá desculpado. Brrrrrrrrrrrrrrrrrr

Anónimo disse...

Mas por onde andará o arriban?... É k pretendo atribuir-lhe um ministério!
Já agora (esta do já agora nunca fica bem no retrato!), por onde anda o noronha? Também lhe atribuiria bem uma secretariazita de Estado...ou mesmo um ministério. Apareçam!

Anónimo disse...

claro sobral, clarinho!

Anónimo disse...

carlão, não foi só o amigo sobral... que riu, eu tb, e de gosto (apesar de eu ser funcionário público)!

Anónimo disse...

Amigo Real Gana apraz-me verificar que o senhor tem um Código de trabalho bem diferente do meu. Disso não tenho duvida porque o senhor como funcionário público tem um estatuto privilegiado.Primeiro porque não trabalha oito horas como eu e os outros portugueses de 2ª.
Não me refiro propriamente a si, mas à sua classe, o sr. sabe que é verdade. Aqui nada se inventa tudo se transcreve.

Anónimo disse...

verdadeiro, ok!

Anónimo disse...

zé dos plásticos, tudo de bom também para ti!

Anónimo disse...

f.m., passo a não responder a kem não cumpre. Olha eu, que até gosto tanto do diálogo! A mafalda não sei o que compre cartolinas...

Anónimo disse...

És és! Estou distraído é o caraças!

Anónimo disse...

verdadeiro, é claro k sou um verdadeiro ocioso! Tenho, nada de fingimento, grande apreço por pessoas como o senhor. Creia! Viva a função privada!

Anónimo disse...

ministro (não desta república), põe-te a pau!

Anónimo disse...

Obrigado, tisana. Faço os mesmos votos k tu!

Anónimo disse...

Obrigado, errante!

Anónimo disse...

você é muito irónico, ó sr. gana.

Anónimo disse...

Éh pá, agora é que estou mesmo a dar em tolo! Então não é k comecei a falar sozinho!

Anónimo disse...

verdadeiro, você ainda é mais reaccionário do que eu, homem!

Anónimo disse...

O Carlão às 18:13 tem razão.

Anónimo disse...

Primeiro o post, não é? Ok., o dito fála-nos da corrupção que grassa por esse mundo político. É um remake muito bem conseguido pelo sr. gana. Agora o que me traz cá hoje: sr. gana, veja se consegue trazer de volta o sr. branc; se consegue fazer com que o joão cara de josé,o carlão,o verdadeiro, a f.r., o arribança apareçam mais vezes. Faça isso,por favor!

Anónimo disse...

O verdadeiro deve ser um moiro de trabalho. Coitado!

Anónimo disse...

agora nao dá jeito... estou num cybercafé na capital....
pois é ... vim com o arribança pedir a CRISTO para que o Sr Gana nos conceda passaporte.
eu é que estou mal, ele esta praqui a babar-se todo vai ter um "mistério".
Sr Gana? Sr Gana? passaporteziiinho?
até mais logo por volta das....

Anónimo disse...

agora nao dá jeito... estou num cybercafé na capital....
pois é ... vim com o arribança pedir a CRISTO para que o Sr Gana nos conceda passaporte.
eu é que estou mal, ele esta praqui a babar-se todo vai ter um "mistério".
Sr Gana? Sr Gana? passaporteziiinho?
até mais logo por volta das....

Anónimo disse...

ups

Anónimo disse...

Alberto João tás ai ? preciso de falar contigo pá.
Vi-te no T V Rural tás mais magro,
não me digas que andas a tomar essa porra da puradelina ou lá o que . liga-me a mim ou ao João Nuno.

Zíngaro disse...

Pois. Esta coisa dos bloggers irem para a Capital ver o JC tem que acabar. Lá porque o La Féria é bom, não temos que andar sempre a cheirar-lhe o olho do "C... amões, grande Camões, quão semelhante, acho teu fado ao meu quando os cotejo, igual causa nos fez, perdendo o Tejo, arrostar c'o sacrílego gigante..." (JMBdB)

Zíngaro disse...

Chiça... só agora é que me dei conta que já estão todos a dormir (ou na farra?). O post anterior ao meu é às 23:59. Bem, mesmo assim, vou deixar aqui um pensamento para ver se alguém comenta. É assim:
Sentado na retrete altas horas da madrugada/Numa posição que não compromete, que não compromete nada/Dou a volta ao mundo, visito galáxias, desvendo segredos/Sentado na retrete altas horas da madrugada/Numa posição que não compromete, que não compromete nada/Mato presidentes, emancipo verdades, faço revoluções/Sentado na retyrete altas horas da madrugada/Numa posição que não compromete que não compromete nada/Utilizo o papel,puxo o autoclismo e... perco o heroísmo.

Anónimo disse...

Pessoal, será que o ramsés e o chapuisat ainda estão chateados? Temos que providenciar para que façam as pazes. São malta da boa e ajudam muito a animar isto. Chamemos por eles!

Anónimo disse...

eu acho e q tu estas melhor enquanto verdadeiro anonimo. desenvolve antes esse e deixa o bocage em paz. Estamos na farra pois, nem sei como ouvi o bip con esto zum-zum de fundo.

Anónimo disse...

anónimo das 22:37, um satisfaz muito bem pela interpretação.
Quanto ao seu pedido,aqui vai. Voltem, por favor, branco, joão cara de josé, noronha, arribança, carlão, verdadeiro,f.r.!

Anónimo disse...

calastríssimo, não comentaste, o k me deixa assaz chateado. Todavia, como, pelo domínio que exerço na esfera webística sei que postaste o comentário num computador em Lisboa, como referes, sei, dessa forma que não mentiste. Ora como não mentiste uma vez, tb (é dos cânones) não mentiste na segunda nem na terceira, ou seja, estiveste com o arribança e foste ver o "Jesus Cristo Superstar". (neste momento, o da leitura, deves encontrar-te verdadeiramente aparvalhado: como é k este gajo sabe disto?!; este gajo já descobriu kem sou!). Mereces o visto!... Passa aí o carimbo, Albina Maria!

Anónimo disse...

tó fanica, Eh pá, para entrares aqui no "chat" tens k 1º comentar o post. Volta lá atrás e lê bem! Ai o menino!

Anónimo disse...

zíngaro, conhecia-te como músico, agora como poeta!!! Mas quem será este Zíngaro?! Afinal ele tb sabe que o calastríssimo foi a lisboa ver o grande musical!

Anónimo disse...

Zíngaro,agora convenceste-me mesmo. Rendo-me, és POETA!

Anónimo disse...

pacificador, é isso. Ramsés?; Chapuisat? Venham, o pessoal exige!

Anónimo disse...

se Bocage te ouvisse!... Então não era o grande, para além de lírico, um primor de humurista, um danado p'rá brincadeira?! Então seriemos, brincando!

Zíngaro disse...

Bom dia a todos. A velha ficção que foi tema ontem, tornou-se hoje - para alguns - uma dura realidade. Por mim, tenho os olhos que parece que andei a soldar toda a noite. Valha-me a missinha da TVI. Hoje vou-me redimir.

Anónimo disse...

Cartolinas?! só se for para ti. Eu sou do tempo da lata de tinta e do pincel! a verdadeira contestação é assim... ninguém me para!
Abaixo os blogers que não sabem de porra nenhuma e teclam, teclam e mais teclam. Viva o pincel! abaixo a cartolina. E já agora eu não sou o fm

Anónimo disse...

assim mesmo mafalda, qual cartolina.
viva os pinceis e as latas de farinha e agua.
eu estou chateada, claro que estou chateada, quer vão á capital e toma lá o visto.
e não vou comentar o post.
posso penetrar?

Anónimo disse...

Eu conheço estes versos do Zíngarosemheroísmo. Ecoam-me algures numa parte do cérebro que não consigo definir.O Zíngaro por acaso também se lembrará de outro poema que versava assim:
Qui de ve vené ne ve de ne
Son zon vené pe te te te
Sap záz trás pum
Son zon trós té
Vinktor plum bum
Madjé plokté

Se se lembrar sr. Zíngaro, escreva-me o remate da versalhada, que como se pode ver, é em xizonês.

Anónimo disse...

Ora obrigado Gana, que tenho que me por a pau estou eu a ver.
Uns reivindicam pinhais outros viadutos para se abrigarem, conseguirei assim dar conta do recado? É que a AENOR já me ofereceu um lugar numa mega-sociedade de construção civil, mas avisaram-me logo que primeiro tinha que garantir que era essa sociedade a construir os viadutos e ao mesmo tempo assegurar a aenor como concessionária. Ora assim não dá, já pensaram que esses que querem os viadutos para se abrigarem podem declara-los seus daqui a duas décadas por uso capião? Tão a ver, isto está neste pé!

Anónimo disse...

Caros amigos comentadores,boa tarde. A noite passada resolvi procurar o nosso amigo Real Gana, para trocar-mos umas palavras, coisa que não fazemos há bastante tempo. Por isso resolvi andar de bar em bar à sua procura, escusado será dizer que não o encontrei, mas fui encontrando alguns amigos, com quem bebi uns copos. Andei nesta roda-viva quase toda a noite, sem o encontrar. Onde é que tu andas, amigo?
Hoje de manhã acordei com a maior de todas as ressacas, virei-me, e ao lado da cama há um copo de água e duas aspirinas. Olhei em volta e vi a minha roupa passada e pendurada.
O quarto está em perfeita ordem. Na mesa-de-cabeceira estava um bilhete da minha mulher:
- "Querido, deixei-te o pequeno-almoço pronto na cozinha. Fui à missa. Beijos."
Estava incrédulo, (isto não é normal) fui até à cozinha, e lá estava um grande pequeno-almoço esperando por mim. Estava também a minha Princesa, que me esboçou um lindo sorriso, aquele sorriso que deixa qualquer pai babado, feliz para o resto do dia.
Então perguntei-lhe:
- Filhota o que aconteceu aqui ontem?
- Bem, pai, tu chegaste às 4 da manhã, completamente bêbado, vomitaste no tapete da sala, partiste o vaso do corredor e deste cabo do olho ao bater contra a porta do quarto!
-E porque é que está tudo arrumado, pequeno-almoço feito, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da tua mãe?
- Bem, a mãe arrastou-te até a cama, e quando te começou a tirar as calças para te deitar, tu gritaste: "Larga-me puta que eu sou casado!"
Isto há males que vêm por bem…se logo à noite não enviar nenhum comentário, imaginem o que vai acontecer?
PS: Desculpem a linguagem menos própria, mas compreendam o meu estado.

Anónimo disse...

Abaixo a reacção! o gana não responde a quem não cumpre ! o quê?
Mandou o fm embora? ai é? então em gesto solidário eu também vou.
Nem que me peça de joelhos eu não volto. fm amigo a mafaldacontestatária está contigo.
adeus Gana até à eternidade senão for antes.

O Diabo Veste Prada disse...

Boa tarde a todos.
Istohjtá...mornito (ei, eu fui a 1ª a comentar logona sexta portanto o passe ainda se mantém - convém avisar antes queo Gana Salazar me fuzile já).
Mas, dizia eu, tá mornito, é verdade mas até se compreende:fim de semana é tempo precioso, nossa propriedade e que por isso n se pode gastar k parvoíces.
Pois, eu tb sou dessa opinião (tb sou do club da profissão mais velha do mundo, mas por n ter k coçar fico a olhar pr'os que o fazem! K horror. Pior k isso só mm tarem a limpar o nariz k a unha do mindinho!).
Mas passei só para ver as modas.
E km continuo a verificar k ng me passa cartão (e por falta de eloquência nas palavras e de piercing no umbigo,n xego a conquistar passaporte, kt mais pasta!!!) vou aguardar na minha barca...

O Diabo Veste Prada disse...

Já agora, maço Gil, onde andaste ontem a noite k eu até fui beber um copo e só encontrei o teu carro? Ok, eu n kero saber a verdade, a versão oficial é kt me basta (até pk já vi kontem foste mt requisitado)

Anónimo disse...

O pessoal deve andar a dar umas voltinhas. Tb vou...continuar as minhas Brrrrrrrrrrrrrrrrrr

Anónimo disse...

Olha, Olha!!!!! Aa minha amiga Mafalda!! K alegria encontrar-te apos estes anos tds, eu que pensava que o maroto do quino m tinha deixado sozinha à deriva e privada d meus amigos d infancia. O t pinhal ardeu»? E desalojaram de lá uns ciganos? então minha estimada amiga, n seja p isso, organizamos já uma festa d angariação d fundos. convidamos o jétecete p um banquete d caviar, tamboril e coisas assim (k é o k eles comem) e eles contribuem para esta causa com o k puderem, e dpx vamos comprar massa e latas de atum p esses coitados (k é o k eles comem). Ainda n estou em mim…

PS: eu já tenho carimbo.

Anónimo disse...

Desculpem a minha falta de educação. BOM DIA.
E neste dia só mm o sr.carlão p ensoleirar as hostes… ai o k eu me ri c as suas atribulações nocturnas. Bem-aventurada seja a sua mulher, às 4 da manhã consegue c uma frase só ir buscar forças para arrastar c os seus 130kg (é isso?)… n é para todas n. Muito bom mesmo, como é k o sr consegue?… eu estou aki k nem posso, o meu quarto parecia um carrossel, e axo que a volta ainda n acabou.

Zíngaro disse...

Está cá com um humor, o amigo Carlão (não o digo por gozo)mas... vê-se bem que saíu do seu imagináro. Atenda-se aos 130Kg a que a Susaninha alude e logo sabemos que ele está a mangar. Eu, quando faço semelhantes noitadas, o que acontece cada vez mais de mês em quando, desato a correr para o sofá que ainda continua a ser remédio para muitos males dos bêbados. Tapete não porque são persas e a velha ficava danada. Em último recurso, desando para baixo do tal viaduto para me abrigar, quanto mais não seja, do relento. A história do pinhal é verdadeira, até porque eu encontrei lá, há muitos anos, um ninho de corujas onde estava um corujinho e três corujinhas. Aquilo era uma "Corujeira" autêntica. Entendes FM?

Zíngaro disse...

Que raio de cantiga a da FR. então eu sou lá capaz de decifrar aquilo? Muito menos acrescentar-lhe sequer uma vírgula. Pode muito bem ser dialecto zíngaro/tsigane mas eu sou cigano nascido e criado por na parte mais ocidental da Europa. Parece que tive um trisavô que veio da Roménia e que se empastou por cá (na Corujeira) com uma donzela aventureira, dando assim início a esta prole.

Anónimo disse...

Então zíngaro, suponhamos que em vez de corujinhas tinhas encontrado isqueiros que fossem lentos e custassem a acender, baptizavas o pinhal de Lentisqueira? Não é aí q estão a construir os teus viadutos? Mafalfinha, sempre contigo.

Anónimo disse...

Desculpe Sr. Gana, sou uma simples leitora do seu blog, nem sequer tenho capacidade para comentar o seu texto. Resolvi entrar hoje aqui para dar os parabéns ao Sr. Carlão pelo post que nos brindou. Ri até ás lágrimas.
Impressiona-me também a forma como descreve a sua filha, pouco usual nos dias que correm.
Mais uma vez parabéns, e continue a brindar-me com os seus comentários.

Zíngaro disse...

Ai que se me dá cá pela Mafaldinha/susaninha um destes calores... Bem atenta, a rapariga. E conhecedora da nossa geografia. Tem razão. É na Lentisqueira. Any way, perdão, de qualquer modo, fica tudo lá para a minha zona. Queira Deus que não me caia nenhum acelera em cima da cabeça quando estiver a bater as minhas sorninhas. Aquilo no Verão há-de ser cá de uma frescura... Nem os moinhos da Fazendeira...

Zíngaro disse...

Blogam leve, levemente
Que eu até nem estou em mim
Não acham que é indecente
Haver aqui tanta gente
E isto estar tão ruim?

Olho através do ecrã
E o que vejo? Quase nada.
Procuro com atenção
E vejo o nosso Carlão
A mandar uma piada.

Perscruto agora o horizonte
Do universoo dos bloggistas
Já tenho suor na fronte
Vou p´ra debaixo da ponte
Que hoje estão uns comodistas.

Anónimo disse...

Se o gana me deixar passar esta... é só mais esta!... quero agradecer ao Zingaro por estar solidário comigo!
E em acto de gratidão, se não houver viaduto para ele se abrigar, arranjo-lhe um cantinho para acampar num outro pinhal que eu tenho aí para os lados de Mira mas é REN E nesse ninguém mexe. não há ministério que lhe pegue.Nem o das finanças, porque tenho a décima em dia.

Anónimo disse...

De volta à urbe para mais uma semana.
Nasce a nostalgia, prematura , típica das segundas feiras. Adeus ó terra cá estou outra vez para mais uma semanada do «tem k ser». Humor ó bom humor deste blog, k me fazes rir e ao mesmo tempo aumentar mais esta nostalgia, n te evapores n me deixes só. Bronzeia-me a alma com a tua gana e irradia as nuvens ameaçadoras k impedem o brilho dos teus raios.
Nunca tal me tinha acontecido. K é isto k se me deu que mais parece uma oração? Eu, nostálgico? Estarei apaixonado? Mas c’a raio…

cumprimentos zé dos plásticos

Anónimo disse...

Ó diabos, isto agora está tão fraco de moçoilas que eu já andava a afiar o dente para me fazer á Mafaldinha, a pensar que era carne fresca. Afinal já deve ser pessoa entradota, já que ainda fala na décima.Mafaldinha, agora chama-se IMI.

Anónimo disse...

parabens Sr Gana e a todos os Sportinguistas (rrrrrrrrrrrr)

Anónimo disse...

olha olha o Borrado que vem pra aqui a procura de "gajas". é migo apanha tino olha que aqui pelo que me "apercedo" e tudo gente ...... »serao«.
mafaldinha honesta vai-te a ele.
ele fala na decima porque deve ter pouco mais de 10 anitos nee Mafalda?

Anónimo disse...

ó plastificado e pa tas preso? e so vais a casa de fim de semana?
preso politico, so pode, com P.C.

SLB
VIVA O BENFICA (grandes mas orgulhosos do seu ....lugar)

Anónimo disse...

Elementar,básico, do 1ºciclo... a pequena quis enganar-te.Por acaso até conheço a Mafaldinha! mas o pai tem caçadeira.E o gajo dela levanta pesos e alteres.

p.v. disse...

Como sou BENFIQUISTA e VIVA o BENFICA ,estou em casa a lamber as "crostas".
Comentando o Post:
eu nem acredito q alguns (todos)comentadores identifiquem o texto c/ o q se passa no nosso Portugal.Este tema só me faz lembrar a terra onde vivo com o meu amigo XPTO no Pais das Maravilhas na ypslonxislandia.
E aqui na minha terrinha para saber as novidades temos que vir aqui a cima ao Blog do Sr Gana.ih ih ih whatever

Anónimo disse...

Zíngaro madrugador, boa noite!

Anónimo disse...

mafaldacontestatária: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.... lai la lai la lai la...

Anónimo disse...

quintedera, se fores ao Porto tb dá!

Anónimo disse...

É, ó varanda verde ó pv ó lá o k é, tu é k és paternalista!! Fika-te bem, esse caxecol!

Anónimo disse...

ministro das obras públicas, achasque alguém dá alguma coisa a alguém?
Quer dizer, tb não generalizemos, né? Ele ainda há por aí gentinha boa... Sim, tb na política!

Anónimo disse...

Carlão, quais desculpas quis quê!!!
Tá ex ce len te!
Já agora, teria sido um prazer beber um (uns) copo contigo e com o pessoal!

Anónimo disse...

mafaldinha, bye! Nãó, pá, volta. Volta, que eu estou a pedir-te de pé!

Anónimo disse...

prada, gana salazar!?; gastar tempo com parvoíces (parvoíces aqui!?). Ai Ai Ai!

Anónimo disse...

O errante sempre no seu melhor!

Anónimo disse...

(olá.., hj vim disfarçada d feia a ver s o Gana n m reconhece…dps d m último coment receio ter-me bloqueado. sim, porq é evidente k o leu. qdo a redistribuição d riqueza lhe entra no bolso, finge k n lê…e ainda dizem vcs k ele é d esquerda!!! n s deixem enganar, aposto k nem sabe kem foi marx! só leu adam smith akele Gana…ncioso!)

boa noite sr. Gana, é a 1ª vez k visito o s blog, mas já estou informada d regra. O post:
3 x 9, 27.

sei k n é gde coment, mas só tentei dizer algo k ainda n tivesse sido dito, aliás tarefa extrema/ difícil após os 10 coments iniciais e k m obrigou a 1 pesquisa d expressões d s terra, parecendo-m esta adaptar-s. espero k m aceite n s comunidd. :)

Anónimo disse...

susaninha, agora precisas de selo branco. eheheh!

Anónimo disse...

leitora atenta, tb não te custava nada cumprires a única regra aqui em vigor!

Anónimo disse...

Zíngaro, com garande veia - veia não, artéria - poética te contemplaram as musas!

Anónimo disse...

plastificado dum caraças, não cumpres o raio da regra!... Por outro lado, cumpres outra, ainda mais importante (e nem sequer está explicita no código, tão só tácita se encontra): a do indispensável bom humor!

Anónimo disse...

p.v., obrigado!

Anónimo disse...

zuaquenãoésdapraia, eh pá cumpre primeiro a regra, tá?

Anónimo disse...

Selo branco, Gana? Tu deves é pensar k eu sou alguma folha azul, ou alguma certidão! É k n sei se sabes, mas para além do teu carimbo (pronto passaporte), tb precisei de um ontem à noite(parece k a moda voltou), ainda por cima de tinta invisível e ao chegar a casa já nem m lembrava bem onde é k estava o carimbo, resultado, eu bem k o queria esfregar, mas o raio do carimbo é invisível. E agora vens tu falar em selo branco, é preciso paciência Gana. Isto mais parece conspiração! Como s uma pessoa fosse obrigada a ter lâmpadas de luz negra em casa…

Anónimo disse...

linda, por mais que te disfarces de feia não tens hipótese. És sempre linda! Adam; Marx... eh pá, apenas estudei os fisiocratas. Não é bem verdade, k tb dei uns toquezitos nos Modos de Produção. Viva a Reforma Agrária!

Anónimo disse...

susanininha, pronto tá bem! Para ti basta o carimbo. É à moda antiga!

Anónimo disse...

Vá lá Gana, vamos ter novo post ou k? Esta coisa das políticas é 1 chatice e 1 tédio. Anima lá isso.

Anónimo disse...

Nota-se a ausência de alguns comentadores do blog, os mesmos que à semana estão activos, quiçá professores e outros funcionários. Isto vem reforçar o que venho dizendo. Sobra-lhes tempo...
Estava prevista uma greve para Abril! Cuidado já estamos quase a catorze.
Quanto ao governo que o senhor gana pretende formar, eu só faria parte dele se pudesse desempenhar as funções de Ministro do Interior ou Ministro do Ultramar. Mas como os democratas acabaram com isso não tenho cabimento no elenco.
Pelo descontentamento e privações do povo estou plenamente convicto de que brevemente voltaremos ao poder e implementaremos um regime que traga de volta esse espirito vivificante que fará renascer das cinzas, qual fénix gloriosa, este pais delapidado, amputado e mal tratado, que é o nosso Portugal desde o 25 de Abril.
Senhor Gana tenho fé de ainda o ver a comungar das minhas ideias e de o ouvir como eu gritar:
VIVA SALAZAR!

Anónimo disse...

verdadeiro anónimo parece-se mm c o MM a falar... o homem está sedento de poder, seja de q lado da bancada for. «Bancada»... (perceberam? é um anag.. um trocadilho). Nem c 1 milhão de c*******, sr! eu kero continuar a andar a cavalo!

Zíngaro disse...

Vamos ter cuidado com o verd. anon.
Ele parece-me Pidesco
Idolatra Salazar
Garanto (quase) que é agente.
Argumentos destes...NÃO!!!!
Com a verticalidade da esquerda
vamos descobrir que é.

Anónimo disse...

susaninha, aos 250 coments, novo post!

Zíngaro disse...

Obrigado, Maço Gana, pelo teu elogio à minha artéria poética. Quando não tenho mais que fazer, dão-me assim estas coisas: rimo.

Zíngaro disse...

Dou todo o apoio ao comentário do falso anónimo. Percebi o anagrama da "bancada". Estiveste a 100%. Este mafarrico do verdadeiro anónimo não é sequer digno dos comentários que lhe faço. Ditadura... nunca mais. A história ensina-nos muitas coisas. Patriotismo? sim; obsessão pela Pátria? não!!! Não somos nenhuns talibans.

Anónimo disse...

«Infeliz povo se, confundindo promessas vãs com realidades, vier a convencer-se um dia de que o trabalho é sinal de servidão e a desordem atmosfera saudável de vida!» - SALAZAR, Discursos, volume 5º

Anónimo disse...

verdadeiro, alguma vez me ouviu aqui teclar mal do Sr. Doutor Oliveira Salazar?; "Não, de facto não ouvi";Então pronto! É k eu por acso, mas só por acaso, até comungo de alguns dos pressupostos - não vou dizer quais! - da governação do não fugaz presidente do conselho; "Ok., ainda bem que sim. Mas não quer mesmo especificar?"; Não. É que sempre k me assomam essas peculiaridades saudáveis do salazarismo, vem-me sempre à memória a grande maleita k nos provocou... ainda hoje andamos na endocrinologia!
verdadeiro, desculpe ter feito suas as minhas palavras (suas!?; minhas!? Não, nossas. Não caberiam outras...)!

Anónimo disse...

Sr. Zingaro
Achei o seu poema muito mal cheiroso. Fala muito em retrete e compromete e o diabo a sete. É o género literário que não me agrada, porque infelizmente sou muito dado a gases.
Aproveito para informar que o poema que divulguei, é de minha autoria e não de Bocage, como alguém erradamente referiu.
Acham que tenho cara de romantico? Acham que tenho cara de Bocage?

Anónimo disse...

zíngaro, contigo não é a rima pela rima.

Anónimo disse...

«Não há nada mais inútil que discutir política com políticos» - do próprio ditador

Anónimo disse...

Isto está animado. Força verdadeiro. Estou consigo.

Anónimo disse...

Obrigado pelo apoio Alberto João.
Quando o amigo Real Gana vier para o nosso lado, vou convidá-lo a fazer um hino que confira ao movimento um verdadeiro sentido de Estado, que apele ao nacionalismo, à ordem ......

Parece que até já estou a ouvir as trombetas a ressoar. As vozes em unissono a cantar..... Arraial!
Arraial, arraial que está alerta quem salvará Portugal.

Anónimo disse...

mas ó falso, o que é isso da «bancada» que eu tou farto de dar voltas à mioleira e não vejo ali trocadilho nenhum?

Zíngaro disse...

Não há dúvida que isto está a começar a ficar interessante. Então agora chega-nos cá um tipo qualquer , vindo sabe Deus de onde, a apregoar Salazar como quem apregoa peixe na Lota e nós temos que noa calar? Isso nunca. "Antes a morte do que tal sorte", como diz a "Lucinda". Ou então:
Peguemos no estandarte, o Rei dizia
Morramos abraçados à Bandeira
E o sangue generoso que corria
Corria como corre uma ribeira
Noite africana, noite igual ao dia
A terra queima, lembra uma fogueira
E, lento sobre o campo em agonia
Pairava um mar de fogo e de poeira
Somos, Senhor, os últimos da raça
Que seja a nossa morte de cristãos
Quando chegar a hora derradeira
E como o Rei naquela hora baça
Peguemos no estandarte meus irmãos
Morramos abraçados à Bandeira

Anónimo disse...

o alberto joão da 1:23 é falso.

Anónimo disse...

eh lá, então é assim?! a minha reputação está em plagio, e o meu nome também.

Zíngaro disse...

Ainda bem (mal) que é falso o AJ da 1:23. Vê-se mesmo que não tem nada a ver com o original que é inteligente, coerente e outras coisas terminadas em ente. Não deve ser verbicrucista.

Anónimo disse...

Afinal o zingaro também é dos nossos.
Um dia destes dou um toque a reunir as forças.
Estejam alerta.

Anónimo disse...

É pá,tu és o falso! Eu é que sou o alberto joão.

Anónimo disse...

Bancada? pergunte ao zingaro, ele lho dirá. Mau, o que é que é falso?

Anónimo disse...

obrigado zíngaro.
O verdadeiro alberto joão.

Anónimo disse...

falso, falso é um alberto joão que por aí anda.

Anónimo disse...

bem me parecia que esse zingaro é um verdadeiro... anónimo. O que é que vai fazer a seguir, citar Bocage, Salazar, ou plagiar o Alberto João?

Zíngaro disse...

Verdadeiro anónimo: A questão do poema não é mais do que uma incitação à reflexão. Quanto à sua opinião de que cheira mal, não se esqueça que há a M...a mole e a dita dura. Ambas são M...a. Apure o olfacto, ou melhor, o tacto para poder entar nesta onda.

Anónimo disse...

(eu vou ficar aqui a ver o verdadeiro anónimo a discutir com ele próprio...) eh eh

Zíngaro disse...

Embora não me considere um "barra" nestas coisas da poesia, não está nos meus princípios plagiar o que quer que seja. Infelizmente ainda não descobri a maneira de escrever as citações em "itálico" para que saiba fazer a distinção. Quanto a si, se quizer transcrever alguns poemas, aconselho-o a consultar o Cancioneiro português e a transcrever o "Somos pequenos Lusitos...." Acho que lhe ficava a matar.

Zíngaro disse...

É Bocage, com essa convicção toda de que eu também sou o outro, "Já Bocage não és, à cova escura,
Teu Estro vai descer, desfeito ao vento..."

Anónimo disse...

isto está bera! :))))))))))))

Anónimo disse...

Sr. Real Gana

Acabei agora de chegar do Egipto, onde andei em exploração.
Numa das pirâmides de Gizé, numa recôndita catacumba, eu e a minha equipa encontrámos um túmulo de um faraó da 3ª dinastia, extraordinariamente bem mumificado, tendo, junto à cabeça, uma folha de papiro, também em óptimo estado de conservação, com um conjunto de hieróglifos, que, depois de devidamente decifrados, nos revelaram a seguinte mensagem : " Grande Imperador da Real Gânia, as minhas desculpas, mas não posso voltar, estou morto e empalhado há mais de 3.000 anos. Antes de me finar, pedi aos meus escrivas que me hieroglifassem estes escritos e, ordenei que no meu testamento, constasse que lhe oferecia a minha Lolita a si e duas russas e uma moldava ao anónimo das 20.36 do 13 de abril do longínquo e vindouro ano de 2008. Adeus, até à eternidade"

Estranha mensagem, Sr. Real Gana, espero que a compreenda!

Foi isto

Anónimo disse...

egipciólogo, muito obrigado pela transmição. BENDITA PEDRA ROSETA!

Anónimo disse...

egipciólogo, isso é coisa q n existe. É Egiptólogo. (basta consultares o Cancioneiro português). Esta foi de borla.

Zíngaro disse...

Ao falso anónimo. É verdade que isto está bera. sobretudo entre mim e o verdadeiro anónimo mas, já C´cero dizia:"Entre a árvore e a casca, ninguém meta o dedo"

"Molière".

Anónimo disse...

O falso das 0:18 será gago? Não percebi pevas do que ele disse.
E a palavra VERBICRUCISTA não consta do dicionário da língua portuguesa. Não inventem.

Anónimo disse...

Ora, isto tem estado muito animado. Sim senhor!... Agora,para além de falsos anónimos tb há um falso alberto joão. Tá linda, tá!
Zíngaro, mas ca raio de nome (bem, conheço um músico com este nome...mas mais ninguém. Será o mesmo? Eh pá, isso até que seria fixe, o gajo ajudar-me-ia a compor a data de belos poemas que já cá temos em acervo), é mesmo poeta, pá! Não, sem dúvida!
Resumindo, isto aqui tá mesmo bom! Há uns elementos k já não aparecem há uns tempinhos, e k falta aqui me fazem!, mas, em contrapartida, aparecem-me uns interessantíssimos debutantes. Este egipciólogo, por exemplo! Não, a coisa não está a ir nada mal não senhor!

Anónimo disse...

já bocage não..., egipciólogo deve ser um nome, não a designação de uma actividade profissional! Penso eu... Embora o nosso amigo tenha passado pelas pirâmides.

Anónimo disse...

Sr. Que Me Vier à Real Gana

Um primo meu, que tem andado aqui por estas bandas, e que nem sempre pode aparecer, pediu-me o favor de às vezes vir aqui por ele, que era só pra honrar a nossa família. Ele é um espertalhão, eu sou um pouco mais limitado, mas também sei dizer uma larachas.
Olhe, ele disse-me que eu tinha que comentar aí um post ou lá o que é. Eu já li aquilo e o que eu tenho a dizer é que aqueles dois são uns ladrões de primeira apanha. Chega, não é? Já posso entrar também? Estou ansioso. Sabe é que eu e o meu primo somos assim uma espécie de Dupont & Dupont.
Pronto, fico à espera da sua autorização.

Anónimo disse...

Pois, pode ser um nome, eu é q quis conferir, nunca se sabe... isto sou eu q gosto de bom português, apesar das minhas abrev. Mas raios, já agora (é verdade, o raio desta expressão nunca fica bem) tb eu gostava de saber o q é isso da «bancada».

Anónimo disse...

Tens razão du Bocage

É que eu sou dinamarquês e ainda não domino bem o Português.

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 258   Mais recente› Mais recente»