sexta-feira, 11 de abril de 2008

Trata-se de ficção, velha ficção

TRATA-SE DE FICÇÃO, VELHA FICÇÃO


Pois, a história existe há bué! Por ser tão possivelmente ilustradora de realidades; por, simultaneamente, induzir hilaridade em níveis não despiciendos, vou recontá-la. Eis a dita:


Dois ministros das obras públicas, um xisez, outro ypsilonez, encontram-se, por ocasião de merecidas férias, no palacete com quinta adjacente, numa bonita e tranquila região de Xis. Tal não é o encanto da construção aludida, tal não é o deslumbramento causado pelo conjunto magnífico palacete – quinta, que em contemplação demorada o homólogo ypsilonez indaga: “ Eh pá, como é que conseguiste tudo isto? Tu há uns anitos tinhas apenas um apartamento, num condomínio de luxo, mas um apartamento!... Aliás, aquele onde vives. Vai daí, o xisez responde: “ Olha, estás a ver aquela auto-estrada? “, “Estou, e então?! “, “ Então que 30% dos milhões que ela custou vieram parar ao meu bolso! “, “ Ah, meu sacanita! “


Uns tempos passaram, quantos , aqui p’ra nós pouco ou nada interessa, pois nada acrescenta ao efeito, e os dois dignitários amigos voltam a encontrar-se. Em Ypsilon, desta vez:
Do aeroporto, o ministro xisez, já fora da administração central, dentro, porém, da administração de uma grande multinacional, fora, em limusina, directamente para o casarão, estilo Casa – Branca, mesmo no que toca à profusão se seguranças, do seu amigo ypsilonez.
Encontram-se no faustoso hall de entrada; abraçaram-se! Tudo bem pr’ áqui; tudo bem pr’ áli, e o espanto plantado na cara do xisez… “ Amigo, isto é tudo teu?, o casarão?!este terreno todo?! Eh pá, beltrano, como é que conseguiste tudo isto? “… O outro riu, riu, riu… A resposta surgiu de seguida: “ Sicrano, estás a ver aquela auto-estrada? “, “ Qual auto-estrada?!!! “.


Nota: regra única: o 1º comentário de cada comentador deve ser relativo ao post! Depois, bem, depois digam o que vos vier à real gana!




Reformulação por
Carlos Jesus Gil

258 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 258 de 258
Anónimo disse...

Ó amigo, você está a gozar com a minha cara ou quê? A aconselhar-me a consultar o cancioneiro, a mim!
É claro que o Alerta não saiu da minha veia poética. Caro sr. eu sou do tempo em que se fazia a continência à fotografia do Sr.Doutor. Você se não percebe da coisa vá dar banho ao cão.
Vá aos posts mais antigos e veja há quanto tempo eu por cá ando. Apanhe juízo.

Zíngaro disse...

Cultive-se, caro anónimo. O seu dicionário da Língua Portuguesa deve ser do tempo do seu ídolo. Verbicrucista existe. É um neologismo que quer dizer "alguém que faz palavras cruzadas" Daí a minha alusão ao anagrama de "bancada". Nesse caso, o meu caro anónimo deve fazer parte (perdoe a franqueza) de uma bancada (em anagrama) que pura e simplesmente devia ser banida da nossa sociedade. Não ofenda aqueles que lutaram pela liberdade. Sejam eles de diraita ou de esquerda. Fachos? Nunca!!!

Anónimo disse...

..., cantou e chorou! Rejubilemos!

Anónimo disse...

Amigo Gana, você desculpe-me estes maus modos, mas é que o mês de Abril para mim deveria ser banido do calendário, e depois eu com tolos e convencidos, definitivamente não posso. Esta malta nova que tem aparecido últimamente entra logo a arrotar fanfarronice. A humildade é apanágio da doutrina que eu defendo e defenderei sempre.

Anónimo disse...

verdadeiro, defenda a humildade sim, a sua doutrina salazarista não que já morreu.

Anónimo disse...

josé cara doutro, se você é primo do joão cara doutro, de quem tenho imensas saudades,diga-se de passagem, concedo-lhe, pelo k devo à sua digníssima família, passaporte diplomático vitalício. Abraço ao seu primo!

Anónimo disse...

Ora viva, ganda zé mário. Como é k vais a musiquinha?
Ah,sei k não cumpriste a regra,mas a ti quase td se permite! " Eu vim de longe...".

Anónimo disse...

verdadeiro, esteja à vontade, homem!

Zíngaro disse...

A minha humildade obriga-me a calar perante tamanha autoridade. Só que não lhe vou obedecer ao mandar-me ir dar banho ao cão. Isto, só porque não tenho nenhum. Se tivesse, talvez até fosse. Sempre seria mais útil do que estar para aqui a ler as suas baboseiiras salazaristas.

Anónimo disse...

Sr. Falso anónimo a esse sr.Zíngaro não o conheço e o mais acertado é ignorá-lo e é o que vou passar a fazer. Agora o sr.? Meu contemporâneo da fundação da Realgânia e também o sr. me achincalha? Não lho merecia.

Anónimo disse...

«...De muito longe
O que eu andei p´ra´qui chegar
Eu vou p´ra longe
P´ra muito longe
Onde nos vamos encontrar
Com o que temos p´ra nos dar...»
Grande Homem este!

Anónimo disse...

zíngaro, eh eh eh , estiveste bem, pá! Vocês estão picados!... Eh pessoal das editoras, da google, de todo o grande mercado já a revelar interesse pelo meu bloguezinho, como dizia o outro ou outra, isto aqui é td gente boa; às vezes acontecem picardias (se estivessem fisicamente perto não sei o k seria!), uns arrufos, mas eu não tenho culpa, eu até tento moderar a coisa, só que o pessoal tem forte personalidade, de maneira que a coisa fica assim a modos que!

Anónimo disse...

não o achincalho a si, q felizmente temos a ombridade de nos sabermos respeitar, mas sou pela Democracia. E contemporâneo na fundação da Gânia? Ó homem, sou só 1 falso anónimo...

Anónimo disse...

grande homem, este zé mário! Tb acho.

Anónimo disse...

verdadeiro e falso, agora não se me vão chatear vocês, ta não?
Estão a ver, srs. sponcers? Eu apaziguo!

Anónimo disse...

E esta aqui ? «...pelo pão que nos rouba a burguesia...»

Anónimo disse...

Este é q é um Ser Magnânimo!

Zíngaro disse...

A grande porra é que "quem cala ,consente". Neste caso do verdadeiro anónimo, sem qualquer espécie de desrespeito, é um autêntico atentado à nossa prezada Democracia. "Quem não se sente não é filho de boa gente". Abaixo o salazarismo: VIVA A DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

VIVA!

Anónimo disse...

É pá, já voltou o bando de comunistas. E estes agora são daqueles mesmo a sério. tenho que ver se arranjo maneira de os arredar daqui.

Anónimo disse...

Para mim, nada, nada como o fmi...aaahhhhh maravilha! «Não há português nenhum que não se sinta culpado de qualquer coisa, não é filho?...». Isto é um orgasmo!

Anónimo disse...

Sim, viva a DEMOCRACIA! alberto joão, já lhe disse, homem, bando é mais para aves ou quadrilhas. Não se aplica ao pessoal comuna, k muito estimo! Arre k você!...

Zíngaro disse...

Obrigado, falso anónimo, pelo apoio e pelo teu VIVA. Agora já são horas.
Vê se dormes, Amor
Bebeste o leite
Tomaste a pílula
Puseste o despertador
Vê se dormes descansada
Porque amanhã de manhã
Tens que ir ao supermercado
Comprar tomates p'rá salada
Mas, meu amor
Dorme à vontade
Sim, amor
Tira o soutien
E dorme em liberdade

É verdadeiro, desculpa lá o mau jeito. É que eu por vezes passo-me um bocadito com estas coisas porque estive na guerra colonial. Não quero que se repita. Entendes?

Anónimo disse...

o fmi é o máximo!

Anónimo disse...

Sr.gana, também você? Você também é comuna?

Anónimo disse...

Sr. Realgana, se eu não lhe convenho esteja à vontade para me mandar embora.

Anónimo disse...

alberto joão, nunca lhe disse que era comuna, nem usando o passado nem usando o presente. Tb nunca lhe disse k não sou! Nem digo!

Anónimo disse...

n confundas, n é a ti q estou a apoiar, o meu VIVA é para a Democracia. Mas vá lá, dorme bem em liberdade ;), a guerra para nós é só uma palavra feia q teima em habitar os nossos dicionários. Pena q nas repúblicas por esse mundo fora assim n seja.

Anónimo disse...

verdadeiro, convém convém. Convêm-me muito pessoas como o sr.Se conhecer mais alguns, traga-os para cá, por favor!

Zíngaro disse...

É maço, isto está quase a atingir os objectivos. Mais uma ou duas provocaçõeszitas e chegamos lá. SÓ QUE EU TENHO RECEIO DE SER MAL INTERPRETADO E AINDA PENSAM QUE EU SOU DE EXTREMA ESQUERDA.

Anónimo disse...

Pronto, só naão quero que se chateie comigo.Respeito-o muito!

Anónimo disse...

olha, Gana, ele trouxe-me a mim. tás a ver como ele é fraco, o sacana?

Anónimo disse...

Esteja à vontade, alberto joão!
maço zíngaro, eh pá, como em democracia é legítimo mudar de opinião, vou impor outro limite (isto tá mesmo a correr bem) para a nova postagem). Trezentos´, no mínimo!
maço, ninguém leva a mal o k dizes. O que dizes, dizes bem.

Anónimo disse...

falso, mas tu já cá estavas!

Zíngaro disse...

Vá lá. Eu já estou com um olho fechado e outro aberto e amanhã tenho que ir para a tropa.Mesmo assim, com um pequeno esforço de cada um dos que estão acordados (só faltam 17) chegamos aos 250. ATÉ QUERO MESMO PEDIR DESCULPA 8outra vez)AO VERDADEIRO ANÓNIMO.

Anónimo disse...

LOL zingaro. mas é p isso mm q eu ca estou tb. VERDADEIRO? VAMOS CANTAR O HINO?

Anónimo disse...

Obrigado, sr, gana. Boa noite para si e para toda a malta que nunca poderia vir a ser alvo da exPIDE-DGS!

Anónimo disse...

amíssimos zíngaro e falso, entaão vocês ainda não viram k eu já impuz outro limite!? LOL

Zíngaro disse...

OK. 300 para o próximo. Arranja qualquer coisa tão interessante como todas as outras e vais ver que chegamos lá. Que tal qualquer coisa relativa ao QUE TE VIER À REAL GANA?

Anónimo disse...

zíngaro, trezentos para este. Vá, prometo que em nota de rodapé vou dedicar o post a ti e ao falso!

Anónimo disse...

Gana, então? assim n vale! tu disseste «para a próxima postagem». Esta n é a próxima, ainda é «esta». deixa lá os 300 para a proxima, com tantos debutantes a gladiarem-se em praça publica isso é migalha fácil.

Anónimo disse...

oh assim n vale. desde o jantar q estou a espera de um post novo e agora vens c isso?

Anónimo disse...

Falso, eh pá, já falta pouco. E depois, não é para todos. O post vai-vos ser dedicado!

Anónimo disse...

oh e eu quero la saber disso? eu quero é 1 post novinho em folha. se é assim vou já dormir e os outros amanha que matraquem o teclado todo para chegar aos 300... olha q a linda tb n vai ficar nada contente c isto pa.

Anónimo disse...

Zé mário, eh pá, a ti não posso negar. Carago, pá, isso é chantagem!

Zíngaro disse...

Ena pá, tenho estado para aqui a cogitar, dependurado no meu último cigarro da noite, se o falso e o verdadeiro anónimo não serão fruto de uma clonagem. No mínimo, devem ser irmãos gémeos

Anónimo disse...

Ok! Cheguem lá aos 250!

Zíngaro disse...

Deixêmo-nos lá de conversa e vamos lá aos 250. O 250º tem direito a uma volta à Videira a pé. Vale?

Anónimo disse...

n zingaro, n sou clone de alguém q invoca Salazar, de maneira nenhuma. Posso ser clone do zé mário branco, isso nem m importo de admitir, mas so outro nunca! Alias, até me tava a começar a sentir mal pq ele tava a dizer aí uma cena qq de ser seu contemporâneo na funcação da Gania... se calhar o nick já é batido, mas pronto. Oh zingaro, n ias deixar de fumar?

Anónimo disse...

como é, Gana? EU SOU O POST 250! em q é q ficamos?

Anónimo disse...

Vale! Ora, penso k já chegámos. Agora esperem uns minutitos, k isto náo é fácil!

Anónimo disse...

ganhei a volta a bedeira mas dispenso-a a outro. há dias passei lá c o meu cão e iamos sendo atacados... os dois!! n o «bobby» me valia... irra!

Zíngaro disse...

Falso. Ganhaste a volta à Videira a pé. Parabéns e desculpa lá a minha confusão. Não, não pretendo deixar de fumar. Há tantos bons vícios que vamos perdendo a pouco e pouco, tão suavemente que nem chegamos a dar-nos conta. Por isso vamos mantendo os que podemos. Hei-de fazer tuto por tudo para fumar durante mais uns 30 anitos. Isso não quer dizer que morra velho. He, he, he...

Anónimo disse...

oh zingaro, eu n sei qem tu és, mas a modos q és um bocado mais teimoso q eu... xiça! vá lá, conseguimos dar a volta à ilha... agora só espero é q qdo chegarmos à 1/2 laranja esteja lá um post à maneira. (xeira-me q o «staff» de amanhã vai fazer-nos xegar a rôpa ó pêlo...)

Zíngaro disse...

Obectivo ultrapassado. São horas e vou ver se aproveito a questão do souten. Abraços

Anónimo disse...

já agora... onde é essa tal de bedeira?

Zíngaro disse...

Caríssimo Zé. Lá em teimosia, nem o Teixas, que tem para dar e vender apesar de ser bom rapaz. Quanto ao "staff" de amanhã, eles que pedalem porque é 2ª feira e a tarefa vai ser muito mais árdua.

Anónimo disse...

Preferia que me pedisses para voltar, de joelhos e com um ramo de rosas na mão. Por agora estás perdoado!Mas se voltares a por-me fora, juro que te pinto a parede da casa toda com frases revolucionárias.

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 258 de 258   Mais recente› Mais recente»