terça-feira, 25 de março de 2008

Comentem, por favor

Podia, até, postar sobre o Sporting, ou sobre a Selecção, ou, quiçá, sobre os Professores, eh, eh, eh, ou, mais sério, sobre a causa tibetana… Optei, porém, por isto:


DOIS AMIGOS CRUZAM-SE

Um deles vai cheio de pressa; o outro nem por isso:


- Eh pá, aonde vais com tanta pressa?
- Eh Manel, vou ali, pá. Aqui já não se está nada bem!
- Lá isso é verdade, se não fosse cá por coisas também eu dava o fora… Mas, já agora, porque é que não vais antes acolá? É que ali é quase aqui, não sei se estás a ver!
- Pois, o problema é que não estou habituado a saltos tão grandes!...
E lá seguiu o Joaquim, a sua curta mas inadiável viagem.




Carlos Jesus Gil

69 comentários:

Anónimo disse...

Mais perto aqui, vai p'ra acolá... que raio de sugestão de tema, se isto fosse tema. Cá p'ra mim trata-se de dois bebedolas recém aposentados da função pública.

Anónimo disse...

Cultiva-te!... Estava a brincar, ou não!
Já agora, podes falar sobre o Tibete, ou... o Sporting, pois claro!

Anónimo disse...

O Sporting?!!! Mas o que é o SPorting, é alguma marca de tabaco?

Anónimo disse...

Para falar do Tibete? Porque não? É para vocês verem os comunas o que são. Mais uma vez alerto que o Nogueira é má companhia.
Quanto ao sporting o melhor era vender o estádio, porque é grande de mais para eles.

Anónimo disse...

aquele que gosta de barulho, fica sabendo que sim: Sporting já foi marca de tabaco.

Anónimo disse...

verdadeiro, pois, mas nem só os comunas. Então e os americanos, o que estão eles a fazer pela causa?

Anónimo disse...

Sim, romagnoli... E o Benfica e o Porto tb já foram!

Anónimo disse...

Já me esqecia, verdadeiro, então e o do Benfica? Até lhe fica mal!

Anónimo disse...

Se fosse eu que mandasse expedia o
"aquele que gosta de barulho" para o tibete, na companhia do Vieira, claro está

Anónimo disse...

Se era isto que queria, excº proprietário do blog, está no bom caminho.
Muitos Parabéns.

Anónimo disse...

Boa, Maria Albertina, é cá das minhas!

Anónimo disse...

Sim, Portugal sempre, não o nego. Almejo debate... sério. Pode ser condimentado com pitadas de humor, porque não?
Obrigado!

Anónimo disse...

O sr.portugalsempredisse vem para aqui armado em moralista.Só quer destabilizar.Isto quer é outro...salazar!

Anónimo disse...

O sr.portugalsempredisse vem para aqui armado em moralista.Só quer destabilizar.Isto quer é outro...salazar!

Anónimo disse...

verdadeiro, cada um na posse da sua opinião! É ou não... e rima, pois então!

Carlos Monteiro disse...

Começo a ficar preocupado ao ouvir demasiadas vezes a frase: “isto precisa é de outro Salazar”. Estes senhores nunca sentiram na pele as adversidades da ditadura fascista.
Espero - com muita confiança - que a geração dos meus filhos, que começa a assumir responsabilidades relevantes na vida democrática, possa ter, mesmo sem as lições da adversidade, a mesma confiança na liberdade que me motivou a mim, e a tantos como eu, a querer compreender, a agir e a ser solidário com os outros.
Sobre o Tibete, é claro que repugno tais actos. Assim como não tolero que se matem milhares de pessoas em guerras estúpidas, usando o argumento da democracia, como fazem os Americanos.

Anónimo disse...

Ainda bem que o sr.Carlos Monteiro se afirma públicamente anti-salazarista.Ainda bem que o autor do blog independentemente de estar ou não de acordo com o sr. Carlos Monteiro lhe permite livremente publicar o seu comentário.O autor confia nos seus colaboradores!
Há outros blogues onde também poderíamos deixar o nosso livre comentário,mas os seus autores preferem submetê-los primeiro ao lápis azul da censura.Ex.:« Praia de Mira-Online».

Anónimo disse...

O Verdadeiro Anónimo, no post anterior, veio ontem com muita pompa e alguma circunstância dizer que a sua intervenção ia ser mais espaçada, porque trabalhava e não tinha tempo, não era como os profes, etc, etc... Isto foi ás 18h34m.
Depois disso ainda mandou mais umas bocas ás 23h13m, ás 0h17m (desta vez como Conciliador), ás 23h31m, ás 0h10m e à 1h37m, em duplicado.
Realmente para quem tanto trabalha e tão pouco tempo tem, não está mal, não senhor.

Carlos Monteiro disse...

Aceito a sua critica e compreendo.
Mas existem outras realidades neste concelho que desconhece.
Na minha experiencia em blogs neste concelho, vejo algumas pessoas ridicularizando ou menosprezando a liberdade de expressão, utilizando comentários com insultos pessoais inoportunos, usando denominativos pessoais ofensivos com o intuito de enxovalhar as pessoas.
Esse trilho nunca pisarei.
De qualquer forma, quer goste ou não, é um prazer postar no blog de um grande amigo e conterrâneo.

Anónimo disse...

Carlos, pois, quem, como por exemplo eu,nãoviveu as adversidades "daquele tempo",devia,no mínimo,ler sobre o assunto ou perguntar aos pais. Sobre o Tibete e sobre todos os oprimidos e espoliados, teremos que, em dignidade connosco, dizer não à tirania!

Anónimo disse...

Pois... falso anónimo, você é maroto... Aqui todos dirão o que lhes vier à real gana.
P.S., tenho para mim que não é absolutamente nada de empático com o "lápis azul", que leva o autor do Praia de Mira on-line (excelente blog) a submeter os comentários a uma leitura prévia. Não há só preto e branco!
Obrigado, falso... Quero-o por cá.

Anónimo disse...

Só agora li ... o prazer é meu em ter-te por cá, amigo Carlos!

Anónimo disse...

João, vou contrtar-te para me "controlares" isto,pá! cum caneco,não te escapa nada!

Anónimo disse...

Cá p´ra mim o João Cara de josé, ou lá o que é, não faz mais nada que não controlar o tempo. É uma espécie de ampulheta.Tenho em mim que é um agente infiltrado a soldo do Sr Nogueira, o tal do barulho.
Quanto ao Carlos, o que não gosta de opiniões adversas, e que usa a censura para que não belisquem a sua prosa,quando os filhos ou netos precisarem de trabalhar sem terem onde, eu quero saber onde é que vai à procura das oportunidades.
Provavelmente quando instalou o seu blog era simplesmente para testar a sua capacidade de plagear trabalhos. Mas, se assim é ele que os leia.Porque eu sem poder mandar os meus palpites não me distraio.
Aqui neste blog não se inventa, limitamo-nos a constatar factos. Se não quiserem o Salazar, ao menos defendamos a monarquia, para acabar com os politicos deprimentes e com os censores pseudo democratas.

Anónimo disse...

salazar, outra vez?!!!!!!

Anónimo disse...

Também fui ao Blog Praia de Mira On Line. É só ambiente. Mais pragmatismo. Não se pode fazer comentários, ou melhor pode mas não são publicados. O Sr. Monteiro assim há-de governar uma grande vida com o blog.Está irremediavelmente condenado ao fracasso. Ele tem que entender que o que o povo quer é dizer o que vai na real gana

Anónimo disse...

democrata, temos que respeitar; verdadeiro, o Carlos lá tem as suas razões.

Anónimo disse...

É pessoal, deixem-me dizewr isto: viva o Benfica!

Anónimo disse...

Isto hoje está muito parado. Constou-me que acabou agora uma reunião de anónimos para delinear estratégias.

Anónimo disse...

Tá boa, joão, muito boa mesmo... ou então foi a nossa ... Selecção.

Anónimo disse...

Então, onde param os sportinguistas e os portistas?... Ah pois, há poucos!

Anónimo disse...

romagnoli, sou sportinguista, estou aqui!... Hão-de explicar-me como é que chegaram aquela dos seis milhões.

Anónimo disse...

gosto do gesto persistente do romagnoli. Assim é que é, é preciso puxar por eles, vamos a eles. Comentário sobre a n/selecção:
Diz que é uma espécie de selecção

Anónimo disse...

O Comentário anterior, por lapso saiu anónimo, mas é do Noronha

Anónimo disse...

Quero dizer ao sr.Joãocaradejosé que eu não tenho nada a ver com o conciliador. Eu orgulhosamente faço parte do grupo dos anónimos e para sua informação fique sabendo que vou apresentar a minha candidatura à sua liderança.A minha função neste blog é anonimar, não conciliar. Tenho dito!

Anónimo disse...

Força, romagnoli. noronha, sim,infelizmente a nossa Selecção "diz que é uma espécie de Selecção". Enfim!...; verdadeiro, conte comigo para a campanha!

Carlos Monteiro disse...

Olhe caro sr. verdadeiro, o Praia de Mira-online é um espaço livre de opinião e discussão onde cada um tem o direito de se manifestar, seja qual for a sua visão ou sensibilidade, desde que respeite o seu semelhante.
O que me interessa é que as pessoas participem no fórum, empenhadas em discutir o concelho, avaliando conjuntamente, as políticas públicas voltadas para determinado segmento da população em situação de maior vulnerabilidade, podendo denunciar politicas erradas, sugerir projectos, criticar ou elogiar a actuação do executivo municipal, exercendo, assim, o importante papel de cidadania.
No que toca à minha terrinha, vou dizendo o que sinto e o que muitos outros sentem! E se o faço é porque tenho esperança que as minhas “mensagens” cheguem “aos ouvidos dos autarcas”! Para mim, embora com algum esforço, sempre achei que é melhor arregaçar as mangas e lutar pelas causas nobres que defendo. Porque ser passivo a alguma lamentável realidade, deixaria minha condição de cidadão reduzida a zero.
Para isso, nunca utilizei a mentira e a demagogia, cobardemente encoberto no anonimato, para atacar pessoalmente quem quer que fosse. Mas isso é um princípio de ética que me parece que o senhor desconhece.
Aliás esta história já é antiga, “quando não se tem capacidade para destruir a mensagem, destrói-se o mensageiro”.
Como poderá verificar, tive que recorrer à minha capacidade de plagiar trabalhos para lhe responder.

Carlos Monteiro disse...

Quanto à sua frase, “É só ambiente. Mais pragmatismo”. Para se verem resultados na divulgação de problemas ambientais, em qualquer área, é necessário uma “paciência de santo” e muita persistência. A sociedade consumista de desperdício, usar e deitar fora, assim o exige por um lado, mas por outro, também o nível cultural baixo do nosso povo não ajuda nada.

O que me leva à perplexidade do seu “salazarismo doentio”, é isto: Tão pouco tempo passou, de história, e algumas pessoas já esqueceram, o que era o Tarrafal, que a PIDE era o nosso vizinho, o nosso professor, o padre.
Na escola ensinavam-nos que a Igreja era a nossa mãe e Salazar o pai, num país ansioso por ficar órfão de pai e mãe.
Ser patriota - diziam - era amar a pátria, do Minho a Timor. Não se contentavam com o amor à própria, exigiam a pátria dos outros.
Poucos sabem o porquê da guerra do ultramar e quantos pagaram com a vida a ausência de liberdade. Sinceramente estamos falidos de orgulho, confiança, honra e emoções.
Embora ainda muito jovem, jamais esquecerei o dia da liberdade.

Anónimo disse...

A lei do menor esforço...
pois ta claro

Anónimo disse...

Carlos, é essa tb ( a tua) idedia que tenho acerca do trbalho que desenvolves no teu blog. Parabéns!

Anónimo disse...

leigo, estás a falar da Selecção, não é?... pois tá claro!

Anónimo disse...

Sr. Monteiro, não seja tão circunspecto nos seus comentários. tenha mais fair-play. Oh homem, eu estou por aqui há pouco mas já percebi que o verdadeiro anónimo é um brincalhão, que só quer é provocar o pessoal!
Neste tema já se nota menos paleio intelectualóide. Em conformidade, use-se linguagem mais popularucha.
Oh Sr. Gana ( Vª Exª é preto? ), que desilusão! Então você é lagarto? Eu a pensar que era dos nossos. Viva o PC ( o pinto da costa ) e os gloriosos Dragões . O PORTO É UMA NAÇÃO CARAGO!!!

Anónimo disse...

Sr. branco, concordo consigo... na parte do verdadeiro anónimo. É um indispensável brincalhão! Quanto ao resto... Aqui não há "paleio intelectualóide", há conversa e discurso intelectual, como a temos de outros tipos - o popular e até mesmo o brejeiro. Não corto nada, aqui, como já o referi, reina a democracia. "lápis azul", não! Essa do preto... Sou orgulhosamente branco, como,se fosse ocaso,seria orgulhosamente preto! Tenho simpatia pelo Prto mas mas mas... claro que sou sportinguista! " Todo o estádio a cantar...".

Anónimo disse...

O Sr. Monteiro perde muito tempo a dembular, com devaneios caracteristicos de quem não está convicto do que escreve. Eu compreendo, porque aqui o senhor pode dizer o que lhe vai na real gana, neste forum não existe censura e no fundo eu sei que o senhor até pensa um pouco como eu, o que me leva a crer que no fundo, no fundo, também tem uma costela de salazarista.
Quanto a querer que a sua mensagem chegue aos politicos, principalmente aos cá de casa, o senhor tem o exemplo da Praia, e está tudo dito.
Eu acho que o pessoal se devia virar para a religião. Umas missinhas e uns tercinhos não iriam fazer mal a ninguém.

Anónimo disse...

verdadeiro, como se dirige exclusivament... se, claro está, assim o entender.e ao sr. Monteiro, ela que lhe responda

Anónimo disse...

Esse sr. verdadeiro anónimo está sempre a meter a sua colheradinha. E sempre o salazarismo. Irra!

Anónimo disse...

m.g., será que o verdadeiro é mesmo...?

Anónimo disse...

Sr. Gana
Ponha ordem nisto, quem o avisa seu amigo é.
Esse verdadeiro anónimo e esse m.g marca de carro estão a tentar a peixeirada.Coitado do Sr.Monteiro!
que querem, o homem é sério e quer fazer disto carreira. Tem responsabilidades e está a desempenhar o papel pra que foi incumbido " O GUARDIÃO DO TEMPLO ".

Anónimo disse...

Faça de Fátima Campos Ferreira. Modere a coisa. Os bons dum lado e os maus de outro.

Anónimo disse...

Afinal o sr. Branco conhece o Sr. Monteiro!!!

Anónimo disse...

Não Senhor Gana, não conheço o Senhor Monteiro. Mas convirá que é extremamente fácil perceber que o homem está aqui só para debater sobre o sério. É uma forma de estar. Louvável, mas inadequada para interagir com os cronistas deste reino, que é o seu blog, que, amantes da peixeirada, provocam o homem até ao limite, à espera de uma reacção que dê pica, está a ver?
Sr. Monteiro, para seu bem, liberte-se homem. Pague-lhes na mesma moeda, mas com classe, não azede tão facilmente. Returca simples e grosso! Vai ver que só terá a ganhar com isso.

Está a ver Sr. Gana, também consigo ser sério...

Anónimo disse...

A chave ou o dinheiro ?
E diz metade do povo:
- A chabiii a chabiii!!!
Enquanto a outra metade...:
- O dinheirooo, o dinheirooo!!!
Ao que a amiga Olga diz:
UAAUUUUUUU.

Ó sr. Gana, tenha dó. Já viu que isto agora é só bocas p'ro ar?
Olhe o que lhe digo, agora até é porreiro e tal. Qualquer dia a malta farta-se e vai-se embora. Tenha tino sr. Gana.

Anónimo disse...

Sr. branco, é um bom conselho, não duvido. Até porque o sr. Monteiro é excelente pessoa, que eu sim, conheço-o. Pronto, uns p'ro humor, outros p'ro sério, correntes - as mais variadas - Ecletismo puro!

Anónimo disse...

Olguita, o Gana é um país.
É tão fácil não vir aqui... quem não gostar... Quer exercer poesia estética em jeito de parábola, pode , como agora, fazê-lo aqui ou num sítio seu. Tá à vontadex! Saiba, contudo, que gostarei de contar consigo e que nunca lhe cortarei a palavra!

Carlos Monteiro disse...

Curto e grosso não é comigo, sou mais para o alto e grosso.
Sou um ser normal, de inteligência mediana, sensível e com outras características que fazem de mim, uma das pessoas mais humildes desta terra. Já não é a primeira vez que besunto o espelho ao ver nele, reflectida a minha imagem.
É a minha mulher é que escolhe a minha roupa interior. Também gosto de roupa interior que roubam dos estendais da vizinhança. Acho muito giro e até romântico. Ainda outro dia percebi que andava há mais de um mês a usar uns boxers muito engraçados do meu vizinho da frente. Desafortunadamente, encontramo-nos num urinol próximo e fui apanhado. É claro que os devolvi.
Se uso a minha objectiva olho-de-peixe com alguma moderação, é porque acredito que não se deve infringir aos animais mais sofrimento que o estritamente necessário. E depois, quando por fim a utilizo, sem limites, quase sempre alguém declara que «a perspectiva está distorcida».
Como dizia o meu amigo Guterres…é a vida!

Anónimo disse...

Extraordinário sr. Monteiro. Deu-lhes com classe...

Anónimo disse...

Ainda dizem que o sr. Carlos Monteiro não sabe ironizar!!!

Anónimo disse...

Sr.Monteiro
Assim é que eu gosto, e, sem falsa modéstia, sinto-me muito honrado em ser o seu mentor. Está a ver que não custa nada seguir por vias humorísticas?
Agora, comece a espevitar a inteligência. Um QI médio não é aconselhável. Nem é peixe nem carne. Um conselho: nunca divulgue o valor do seu em público.
Mantenha essa humildade, só lhe fica bem. Olhe, e encontros imediatos de 3º grau nos urinóis,mmm,deixe-se disso.Não são aconselháveis. Nem troca de boxers. Pelo menos devia ter pedido à sua senhora para os lavar, antes de os devolver ao seu legítimo dono.
Gostei muito dessa objectiva olho-de-peixe que distorce as perspectivas. É de que marca?
E já agora, parabéns por ser amigo do Antoninho. Mande-lhe cumprimentos da minha parte, se faz favor.

Anónimo disse...

branco, o homem deve andar por África.

Anónimo disse...

Sr.Real Gana,permita-me que me dirija ao sr. Carlos Monteiro.
Sr. Carlos Monteiro, não me leve a mal por ter sido eu a iniciar a ´«polémica» relativamente ao seu blog. Não foi por mal acredite. Nunca gostei de brincar com coisas sérias, mas sempre gostei de quebrar a monotonia das coisas sérias levando-as um pouco a brincar. Daí não compreender a sua preocupação por algum dito mais jocoso, mas está no seu direito e respeito-o por isso. Vamos continuando a blogar aqui neste espaço que já se tornou um pouco uma sala de convívio, e acho que a brincar a brincar vamos deixando os nossos comentários sem até agora termos ofendido ninguém,creio eu. No dia em que me aperceber que alguém está a baixar o nível deste tão agradável fórum serei o primeiro a chamar a atenção ao engraçadinho. Entretanto espero encontrá-lo por cá. Gosto do seu discurso. Um abraço.

Anónimo disse...

falso anónimo, foi brilhante o seu comentário, que, senti,foi sentido.Aqui ninguém leva a mal, pois, como diz - e é o que pretendo -, este é um espaço de debate, uma tertúlia generalista, temas sérios ou nem por isso tratados com humor e, como já vimos, por parte da maioria da nossa comunidade, com sapiência não despicienda. Foi brilhante, obrigado!

Anónimo disse...

Já que estamos em maré de fazer as pazes (não sei porquê faz-me lembrar a primavera marcelista), tudo amigo; dá cá um abaço; és uma maravilha de moço; ai que beijinho tão bom; e tudo e tudo, parece-me ser a altura de fazer uma confissão: eu, Verdadeiro Anónimo, também sou o Conciliador.

Anónimo disse...

Fica-lhe bem a penitência, sr. Verdadeiro Conciliador. Por mim está perdoado.

Anónimo disse...

verdadeiro; conciliador; joão..., tá lindo!

Anónimo disse...

Está muito porreiro.

Anónimo disse...

afonsinho, obrigado.

Anónimo disse...

Comentem o texto e deixem-se de tretas! Gosto do texto. Porto!

Anónimo disse...

Ainda bem, anónimo. Fico contente!

Tomas de alencar disse...

Todos, de vez em quando precisamos de ir a algun lado... e por vezes custa.