quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Eu e os meus botões

EU E OS MEUS BOTÕES


A aparência prostibular daquela coisa deixou-me intrigado, mesmo indignado… e de mal com os meus botões. Então, digo eu, a dignidade das funções estatais que ali são realizadas não implica uma maior sobriedade e adequabilidade das instalações, do próprio edifício? Por fora, ainda vá, agora por dentro!… Que não, dizem eles, os meus bem tratados botões – que os prefiro aos fechos éclairs -, sempre esmerados e bem cosidos – não por mim, que quando uma vez mo mandaram fazer corri de imediato para a prateleira dos tachos, e, já um ia meio de água a caminho do fogão quando, em justa zombaria, me fizeram ver que o perigo de coser um botão é a picadela e não a queimadela -, que não, que nada de mal viam naquela arquitectura, muito pelo contrário... eu, continuaram, estou é a ficar conservador… Conservador eu?!, eu, sim, e muito, eles. É uma pena, quem tu eras!..., eles.
Das milhentas vezes que com eles privara a muito sós, nunca como desta vez uma discussão chegara a tal ponto, nunca se atreveram eles - e unanimemente! – a classificarem-me de conservador. Eu, todo feito com os revolucionários, tão p’á frentex, tão amigo de que as coisas mudem… para melhor!
Fiquei triste com os meus botões. Já tinham ouvido e visto tanto de mim, e, ainda assim, consideravam a hipótese de algum dia eu vir a tornar-me conservador!... De maneira que me senti na obrigação de ripostar. Recorrendo a ensinamentos musicais que outrora me foram ministrados no Conservatório Gulbenkian em Aveiro, pausei (que pausa também é música)… depois melodiei, sem apoio harmónico, que sozinho era: nobre, o trabalho/ nobres as funções/ dignifiquem a pauta/ senhores musicosões/ o povo é quem paga, sempre/ o papel, a tinta, a obra, a orquestra inteira, as instalações/ criem com talento/ criem condições… melodiei, em duas notas e figuras várias melodiei para os meus botões.




Carlos Jesus Gil

3 comentários:

Anónimo disse...

Tambem me dano c'os meus as vezes...(tantas!!!), mas isso é outra 'storia;)
Hoje empurrei-te c'o cotovelo, (chega p'ra la!!), e quis privar com contigo e c'os teus botoes...posso?
Esbocei um sorriso "daqueles", (nao!!, nao é aquele sorriso matreiro e maroto que tao bem conheces), mas um daqueles que arrancado à saudade,me desenhou no rosto uma expressao que sem a ver, ja a adivinho...(so faltam as lagrimas, porque eu p'ra chorar ta 'qu'eta!!!)mas adiante...gostei tanto de te ler, porra!!!( olha so como eu 'tou...?!!..tas a ver porque evito comentar, as vezes?)...é que até às "leiritas" de feijao no jardim da avÓ,tu me levaste!...-sempre com ele atrelado, sempre!!- (o tal sorriso de que te falei ha pouco...)
O teu "remate" poetico, foi fantastico!...
Continua assim, genuino,sempre!(se tu soubesses o bem que me fez "invadir" o teu espaço...)
Chiu, nao digas nada, nao me acordes a melancolia,que me poes a melodiar tambem, juntinha a ti,"rendilhando" este meu modesto sentir, com um "amigo Jaime", que estou certa recordaras ainda...( diz la que nao!!) rsrsrsrrs
"Olha, amigo Jaime, repara...
Nas voltas que eles dao, nos seus carroes...
Ja nao querem viajar de carochinha...(and so on)
Olha...d'ai 'ma 'spreitadela a ver se da p'ra vislumbrar alguma luz'ita acesa por detras da persiana, da???
Entao 'bora, anda dai, que te espero no sonho ...
( Se bem que sonhar nem sempre é bom..., ha sempre o perigo de se acordarem melancolias...)
Tenho dito;)
Abraço igual ao que sabes que seria capaz de te dar neste momento...
E diz por mim, beijos meus a quem mais amo, adoro-te primo!
Fica bem*

Anónimo disse...

psssst.....
O faxavori....
Qual é a diferença entre matreiro e maroto?????
'Inda mais essa...?!
Fartei-me de rir!!, beijito

Tomas de alencar disse...

Amigo pelo que jà vi ,tocas sempre bem.