sábado, 14 de abril de 2012

SOBRE MÚSICA

Um bom cantor, um bom intérprete musical – seja de que instrumento for -, quando canta, quando interpreta temas de outro deve pôr neles a sua alma, a sua musicalidade… acrescentar! Deve, ainda que de um cover de trate, fazer dele um “ cover “ ou, tanto melhor, uma quase versão, melhor ainda, uma versão! É isto, o dar de si, que fazem os grandes maestros com as enormes obras clássicas. Simon Rattle, Herbert von Karajan, Leonard Bernstein, nos concertos que regem as obras não deixam de ser do Mestre Maior, mas passam também a ser um tanto suas… Sempre diferentes, consoante quem as rege, e até quem as interpreta.
Desta forma é-se completo, cada um diferente, com maiores ou menores virtudes, mas completo. Na diferença, a riqueza!
“ Fernandos Pereiras “ há-os por todo o mundo… e têm, sem discussão, o seu valor, o seu cabimento, porém jogam noutro campeonato.


Carlos Jesus Gil

6 comentários:

Darwin disse...

Eh pá, de música percebes tu, eu só sei assobiar e desafinado. Cantar, só no duche quando estou sozinho em casa, ou no carro com as janelas muuito bem fechadas, para poupar a audição das outras pessoas. Mas ouço muita música,entre elas algumas obras clássicas e deixo-me absorver por elas.

oquemevierarealgana disse...

Quem sabe, Darwin, se não darias um vocalista do caraças?! :)

Anónimo disse...

Eu aprendi a gostar de música clássica logo que comecei a aprender as primeiras notas musicais. Gosto da música dos grandes mestres, Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Vivaldi, Mozart Stravinsky e Ravel.
Destes grandes músicos, destaco aqui Beethoven, porque a sua música é mágica.
Beethoven ficou totalmente impossibilitado de ouvir aos 46 anos. Em completa surdez compôs ainda 44 obras musicais, entre as quais sua obra-prima: Sinfonia No.9 em Ré menor Op.125
Niguém que goste de musica, ao ouvir esta obra-prima, não pode deixar de sentir as emoções, a calma, a leveza e tudo o que desperta no ser humano.

Anónimo disse...

a música clássica é música para sempre. cada obra pode ser interpretada consoante cada maestro e cada músico e nunca deixa de ser música de outra dimensão.

Pensador disse...

Nunca me tinha acontecido uma coisa assim. Já tive e tenho frequentemente sonhos, mas como este!...Sofri um ataque de um poderoso vírus informático durante um concerto,o meu violino apanhou spyware e trojans. Quando o meu violino bloqueia, faço reiniciar e fica tudo normal, só que desta vez não resulatava, o vírus deve ter entrado via USB ou a firewall do meu violino estava desligada. Só sei que eu carregava nos botões todos e a música dos Quinta do Bill continuava incessantemente a sair do meu violino.
Finalmente acordei...a verdade é que não sei tocar violino, mas sou um dos maiores artistas de air guitar, arte que consiste em imaginar uma guitarra nos braços e dedilhá-la como se fosse uma guitarra real.
Gosto de música clássica.

Anónimo disse...

E isso é que é arte.