segunda-feira, 9 de abril de 2012

BOA, SÔ PASSOS; BOA, SÔ GASPAR!

Afinal, ao contrário do que o governo tanto propalou, a última avaliação da Troika não foi assim tão positiva. Com base nela - e noutros indicadores, claro, como o desemprego e as políticas inadequadas reiteradamente postas em vigor por este consulado em Portugal… -, o FMI vem prospectivar uma diminuição real dos salários dos portugueses - todos, públicos e privados - em cerca de 14%, até 2014. O poder de compra cai para níveis de 1996… a meu ver cairá muito mais, pois os preços dos bens estão muito mais elevados, mesmo ao nível dos praticados nos países onde se auferem salários verdadeiramente dignos!
Sem o consumo ao nível do que será necessário para que haja crescimento, o que será desta Sociedade? Desta Sociedade – que pressupõe, como qualquer outra, que sejamos todos sócios… a designação é importante! - onde as quotas são tão desiguais?!... Não, não é uma questão do “ovo ou da galinha”, a de saber qual é que deve vir primeiro: a austeridade – contenção ao extremo – ou a promoção do crescimento – que exige, obviamente mais gastos… Não, sem endividamento – regra, mais uma, básica em Economia – não haverá crescimento. Logo, menor encaixe em contribuições e impostos; maior montante a sair para subsídios… Claro que eles sabem… ou não!, que se exige aqui um sistema híbrido, já!
Continuem a desculpar-se com o passado – ao contrário do que prometeram -, continuem, e vão ver que o povo vai dar por “ela”.
Boa, sô Passos; boa, sô Gaspar!


Carlos Jesus Gil

6 comentários:

Darwin disse...

Estamos a ser governados por uma corja de incompetentes. O governo está entregue a individuos que trouxeram para a governação uma agenda ideológica decalcada dos manuias académicos, sem terem a sensibilidade de estabelecerem pontes com a realidade social e económica. Estes governantes estão embrenhados numa caminhada autista, rumo ao descalabro do país. Às medidas tomadas, outras se juntam e outras se juntarão, porque cada uma delas tomada fora do contexto social e económico, degenera numa sucessão, ou melhor num espiral de erros que desembocará numa enorme crise social e politica.
Aprece-nos agora as dúvidas manifestadas por Passos Coelho sobre um regresso de Portugal aos mercados em 2013. Se os mercados desconfiam da solvabilidade dos estados, os cidadãos desconfiam deste tipo de politicos demagogos. A situação de crise apresentase-nos como uma escada de caracol e o governo sobe-a degrau a degrau rumo à degradação inexorável do Estado Social, das instituições e da vida democrática.

Anónimo disse...

Agora a culpa é do FMI porque falhou as previsões... Pois!..esses contadores de notas estão preocupados com as centenas de milhares de desempregados, com os doentes que não podem pagar as consultas e os medicamentos, com aqueles que cada vez mais vão à sopa dos pobres, mesmo sendo da classe média, com os que dormem nas ruas, com os que já não possuem proventos para pagar a prestação da sua “casita”, .como canta um poeta anónimo nós “somos um povo/minuto a minuto destruído/ que na raiz da sua destruição/encontra a razão da própria vida.

Anónimo disse...

O ministro-Adjunto dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, garantiu que “Portugal está e vai conseguir cumprir o programa” da troika e que “em Setembro de 2013 voltará aos mercados”.
Passos Coelho, 3 dias depois, admitiu numa entrevista ao jornal alemão Die Welt, que isso pode não acontecer...

Eh pá, parem para pensar!... os portugueses tem o direito de saber para onde vai o seu dinheiro, porque o País atinge um estado social assustadoramente crítico, e parece que se avizinham tempos mais difíceis ainda.

povo disse...

Conseguem ser mais mentirosos do que algum jamais foi. agravado pela questão de não terem sensibilidade social nenhuma.

jovem indignado disse...

Os países que nos emprestam são também aqueles que nos vendem mais. Ganham de duas maneiras. Os países pagam sempre, pode demorar mais tempo mas pagam. há hoje países a pagar dívidas de há mais de um século, mas desenvolvera~-se e prestam cuidados à sua população. Tenham cmas é cuidado com a saúde, com o desemprego e com a educação

Darwin disse...

De facto, tivemos uma semana cheia de disparates, de trapalhadas, de falta de decôro e plena de mentiras vindas do lado dos nossos governantes. Ao fim de dez meses de governo neoliberal, verificamos que foram quebradas todas as promessas feitas aos portugueses e agora é o salve-se quem puder. O primeiro-ministro já admite novo resgate, mais sacrifícios para o povo, mais austeridade até 2015, tudo aquilo de que acusaram o Governo anterior, está a passar-se, muito para pior, com a governação desta "gente honrada". Cada dia o país se afunda mais, não se vê uma pequena luz ao fundo do tunel. Agora decidiram avançar com um novo imposto sobre a alimentação. Este imposto é aplicado a super e hipermercados e cadeias de cash & carry.
Quem vai pagar este novo imposto?
O consumidor claro!!! Terá que suportar o acréscimo dos custos nos bens alimentares.
Estamos cada mais mais pobres, e a vida cada vez se torna mais insuportável. A falta de ética, de rigôr e de equidade são a marca deste Governo.