sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago

Ficou hoje, aos 87 anos, impossibilitado de, directamente, produzir mais conhecimento, entretenimento, de abrir caminhos, de gerar controvérsia (que seria do mundo sem os capazes de gerar controvérsia?!). Todavia, a vasta Obra que lega a toda a ecúmena, a toda mesmo, pois mesmo a parte exígua que a ela ainda não teve acesso, tê-lo-á mais tarde ou mais cedo, rasga avenidas de possibilidades. Assim o homem aproveite essas vastas aberturas!
O Melhor, é o que te desejo, Saramago mestre!

5 comentários:

Dexter disse...

Pessoalmente não gostava dele nem como escritor, nem como pessoa. No entanto, reconheço a sua importância no mundo da literatura e tenho consciência que é uma grande perda. Que repouse em paz.

ETERNA APAIXONADA disse...

Gil

Estive ausente por motivos técnicos para aceder à Internet, somente o fazendo para atualizar alguns posts...
Já creio ter regularizado isso e volto a navegar pela blogosfera querida! ;)
Retornar ao seu blog me fez feliz!
Boas postagens como sempre!
Que tenha uma semana muito feliz!
Beijos ao amigo (também sumido, mas não esquecido)

Darwin disse...

A literatura universal perde um dos seus maiores mestres. Goste-se ou não? …José Saramago foi o mais celebrado escritor da língua portuguesa, pensador finíssimo e criativo, narrador original e intenso, a figura humanista que sempre defendeu a igualdade e a justiça social.
Fica a sua obra e a sua lembrança, para iluminar a noite do mundo injusto que ainda vivemos.

«Todos os dias têm a sua história, um só minuto levaria anos a contar, o mínimo gesto, o descasque miudinho duma palavra, duma sílaba, dum som, para já não falar dos pensamentos, que é coisa de muito estofo, pensar no que se pensa, ou pensou, ou está pensando, e que pensamento é esse que pensa o outro pensamento, não acabaríamos nunca mais».

Darwin disse...

Se o inferno cristão existe, neste momento estarão a receber Saramago com honras de Estado, Estando o meu mestre Charles Darwin a preparar-lhe um discurso de boas vindas.

Flor disse...

...Ocorreu-me que Deus com a sua magnifica capacidade de Perdão estivesse a comandar a recepção no Céu do Mestre Saramago!
Tenho que admitir, gosto muito mais da sua perspectiva Darwin...Muito Bom!