domingo, 2 de maio de 2010

Música mais-que-erudita II

E como devemos sentir-nos todos nós, os espoliados, quando vemos aqueles que dois dias antes da falência do Lehman Brothers classificaram aquele banco de investimentos com nota máxima, atribuir agora - quando um Plano corrector foi eleborado e aprovado pelas mais altas instâncias da União - ao nosso país nota negativa, ajudando os especuladoes financeiros a meter ao bolso mais uns gordíssimos milhões? Claro que me refiro à agência de rating Standard & Poor's... Como devemos nós ficar?... Indignados, danados, pois então! Mais, devemos confiar nestas agências? Tenho grandes dúvidas! Estarão estas agências ao serviço da saúde financeira dos países e das empresas, ou, pelo contrário, serão elas delegadas dos profissionais da especulação global?... Quererão elas, como aventam muitos analistas, atacar o Euro? Sabemos que directamente a tarefa não é fácil, já atacando as dívidas soberanas dos países mais frágeis que adoptaram, obedecendo a critérios bem defenidos, aquela moeda, a coisa é bem mais fácil.
É necessário repensar a necessidade destas agências ou, no mínimo, a sua metodologia, a esfera de acção e os poderes atribuídos. Não podemos mais outorgar poder de cátedra a senhores que permitiram o eclodir de uma crise financeira, e da consequente debilitação económica, como há largas dezenas de anos o mundo não assistia.
Neste paradigma em que o cinismo é rei, não vamos "Lá"!




Carlos esus Gil

24 comentários:

Anónimo disse...

é karateca vais la hoje?

loirinhaquenãoédeaveiro disse...

Tens razão gil, os especuladores são como os abutres

Tomas de alencar disse...

Olá rapazes:

Pois , Carlitos ,aí esta um post em que não me atrevo a dizer nada (nem sei...) "vivo" em outro "Planeta"...talvêz um post ,mais em jeito de outros companheiros....estou a lembrar-me do companheiro ,Sr. Darwin , de que já li em outras ocasiões ,excelentes textos de análise financeira....Deste só tenho a discordar da companheira Loirinha , porque apesar dos Abutres não serem uma espécie muito simpática....mesmo assim não merecem ser comparados aos especuladores....

Um abraço.
Até breve...

O Verdadeiro Anónimo disse...

Isto meus amigos já "Lá" não vai com falinhas mansas. O que isto quer é cacetada. Que venha uma ditadura para pôr esta cambada na linha. Só ganham dinheiro sem nada fazer. Ele é as comissões parlamentares, ele é as comissões de inquérito. Apre estou farto, quem me dera que viesse alguém com o punho forte e decisivo do Sr. Professor Dr. Oliveira Salazar. Esse sim, esse é que era "O homem do leme"

Darwin disse...

Concordo contigo e ainda há que lembrar, que as agências de rating, foram também responsabilizadas pela falência do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers, em setembro de 2008, o que desencadeou a crise financeira internacional. As agências foram acusadas de terem encoberto anteriormente a péssima situação dos bancos com boas notas que não correspondiam à realidade.

Mais recentemente, foram as avaliações da Standard & Poor's em relação à Grécia que desencadearam críticas veementes por parte de especialistas. Estes apontam à agência a responsabilidade pela situação dramática que se vive no momento e temem o início de um círculo vicioso, que poderá levar esse país à falência.

A verdade, é que continua a existir uma enorme falta de confiança na política económica europeia, que nos está a conduzir a uma crise económica real.

atento disse...

a verdade é que agora é a própria UE que está a ser atacada. hoje as bolsas europeias estão no vermelho. estamos a ser atacados forte e feio e temos que reagir contra esta cambada de especuladores internacionais.

Anónimo disse...

Chamem o ze viegas que ele arruma logo com o assunto. Estão à espera de quê????

Anónimo disse...

e o ataque continua hoje com as bolsas todas no vermelho. Hoje até o Nasdaq e o Dow Jones. Vamos correr com esses especuladores e criar entidades reguladoras sérias e oficiais. Vamos acabar com as agências de rating

Darwin disse...

Peço desculpa, mas gostaria de acrescentar mais estas linhas.
Esta crise, que afectou todos os cidadãos, todos os contribuintes, é consequência de erros políticos e da perda do sentido das responsabilidades e da ética de certos actores. Disso tenho poucas dúvidas!
Mas as agências que atribuem rating à dívida soberana dos Estados têm feito sucessivos ataques especulativos ao euro, provocando a agitação dos mercados, debilitando ainda mais os países com economias mais frágeis. Porque exagerada ou não, esta reacção dos mercados pode ter sérias consequências na situação financeira desses mesmos países.
Concluindo, a reputação das agências de rating pode ser péssima, mas as consequências automáticas das suas decisões na política de investimento mantêm-se.
Não é justo, mas é um facto.

DanyOctrome disse...

Se querem atacar o euro, que o defendam!

xD

Gostei do post

DanyOctrome

Anónimo disse...

Vamos acabar com as "agências de rating a soldo"

vida disse...

olá

Já li o post..

Quando mais conheço os politicos e sua politica...Mais me afasto...

Gostei muito dos comentarios do Sr. Darwin, achei-os realistas... Conhecedor da nossa realidade politica e económica ...
Faça-nos o favor de continuar a deixar os seus comentarios.
Qualquer dia queremos a monarquia...Começo a gostar da ideia...

O Crispim disse...

Abaixo esta cambada toda, incluindo os pseudo-intelectuais que por aqui se desunham a esgrimir conhecimentos e sabedoria, Darwins, falsos "anónimos e demais sabestas. Passassem todos muito bem. Cambada. Irra!

Anónimo disse...

Viva o Crispim e Viva a Reforma Agrária.
Morte aos latifundiários, a terra a quem a trabalha!

Anónimo disse...

Abaixo o capitalismo e a exploração do homem pelo homem. Viva o povo e o MFA!

Manifestante disse...

Sim à criação de uma agência de rating Europeia! Acabar com a hegemonia americana!

L.D. disse...

Abaixo os ratings e os gatings. Morra essa tal hegemonia seja americana seja da choca-do-mar, porque pra ter um nome desses já boa peça não deve de ser. Eu nunca gostei de estrangeiras, acho as portuguesas com mais para apalpar por isso gosto mais.

O Crispim disse...

Abaixo essa jorça de novos políticos que pensam que pelo facto de possuirem um canudo já têm legitimidade para mandar no país. Onde está a experiência de vida que eles deveriam ter? Já lá dizia D. João de Castro, esse grande navegador português " a experiência é a madre das cousas...". E mais não disse, nem digo, nem que me apertem os tomates.

O Crispim disse...

Ainda cá torno porque tenho algo que me atormenta. Será que a loirinhaquenãoédeaveiro é mesmo de aveiro? A mim cheira-me que sim e até tenho cá um palpite que será um travesti.

Anónimo disse...

Viva o Crispim e o D. João de Castro.
Abaixo os travestis, o transformismo e o José Castelo Branco.

Flor disse...

Abaixo os "canudos", não!Principalmente os "canudos" de Domingo...até D. João de Castro concordaria, ter um 1º Ministro Licenciado é mto mais útil ao País do que se fosse Bacharel!!!
Mais Erudita era impossivel :)
Crispim, tem que se candidatar ao Governo, pense nisso...

Tomas de alencar disse...

Olá rapazes:


Pois , Crispim , com citações assim , se calhar tambem não vamos "lá" , senão ,ora vê uma muito mais antiga .e provavelmente de alguem muito mais sábio ..."A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido" (Confúcio)...
O flôr, desculpa lá mais esta citação...

Anónimo disse...

Abaixo o Confúcio mais as lojas dos chineses.
Portugal é dos portugueses!

Anónimo disse...

Viva o anónimo das 17:14. Este sim é que é gajo com eles no sítio, o resto são bacoradas. Escapa a Flô:)))))