quarta-feira, 17 de março de 2010

Ah, não foi nenhum bispo!

Ontem, na rádio:

Se é que ouvi bem, se entendi melhor e não deturpei absolutamente nada, é de ficar indignado. Se não é como vou descrever, as minhas desculpas!
Então: parece que no Brasil um padre e dois monsenhores abusaram sexualmente de menores. Ora, perante tal constatação e perguntado sobre as consequências, o Papa terá respondido qualquer coisa semelhante a isto: ah, não foi nenhum bispo!
E pronto, perante isto...




Carlos Jesus Gil

25 comentários:

Daniel Savio disse...

Carlos, infelizmente um ato horrivel isto; pior de tudo que tem gente que usa a batina para esconder isto...

Fique com Deus, menino Carlos Jesus Gil.
Um abraço.

Murganheira disse...

Existem fronteiras, e limites para tudo, o limiar da nossa liberdade encontra-se delimitado pelo limiar da liberdade dos outros. São estes, quanto a mim, das estirpes de criminosos mais perigosas, pois escondem-se covardemente, quase impossíveis de detectar e geralmente aceites como imunes a qualquer suspeita.

raulus_brutus disse...

A cobardia de perder poder moral pode ser maior que a defesa da justeza...ou então não!

atento disse...

é de lamentar. Mas, pelo que me parece o gil está a criticar esses actos vis mas também o facto de o senhor Papa ter, se é que entendi bem, minizado o caso por não serem bispos os que causaram a maldade.

anonimo do meio disse...

Mas alguém ainda tem dúvidas que a classe religiosa é 100 vezes pior que a classe política? Simplesmente como é uma classe de grande respeito e quase intocável, ninguém tem a ousadia de a investigar. Milhares e milhares de pessoas morrem à fome por este mundo fora. Experimentem um dia visitar o Museu do Vaticano e tenham a noção da monstruosa riqueza que lá está dentro. Chamo a isso hipocrisia e ostentação no verdadeiro sentido das palavras. Aí está um grande paradoxo!

outroanónimo disse...

Ora aí está. como diz o anónimo do meio existe muita hipócrisia no Vaticano. Com um poder económico enorme, dinheiro que o povo deu, não ajuda o que devia. Desçam à terra e ajudem quem precisa, não sejam tão faustosos e ponham as vossas sumptuosidades ao serviço de quem mais precisa.

Anónimo disse...

Era encaválo-o...ao padre.

loirinhaquenãoédeaveiro disse...

Então se não for com bispos o Vaticano não se importa?
O sr. Papa tem que se explicar melhor.

JPG disse...

"Masso" Gil: com batina, sotaina, anel ou mitra, o que está em causa são atitudes de homens.

Quem os coloca acima do comum dos mortais, esquece a sua condição humana.

Obviamente que apenas uma pequena percentagem abusa das crianças e não podemos sublimar a sinédoque.

Abraço!

xistosa, josé torres disse...

Também ouvi hoje, ou melhor ontem, dia 18, na Antena 1, esta pérola:
(Isto depois de dissertar que em Portugal não há nenhuma condenação ...)
"Por causa desta celeuma, as dioceses na América estão em falência com as indemnizações que tiveram que pagar".
Este hediondo ser, se eu tivesse poderes, capava-o, começando pela língua.
Estes pulhas que invadem, em alturas de apuros as rádios e televisões, têm sempre justificações para justificar o nada ...
Também ouvi há pouco tempo, Pinto da Costa dizer que tinha sido ilibado de todos os processos.
E foi.
Só não acrescentou que o ser ilibado não quer dizer que é inocente.
Por tudo isto gosto muito dos nossos jornalistas ... estão sempre bem acomodados ao lugar e ... mexer em assuntos da igreja ..., sim que o outro não é chamado o "papa"?

Darwin disse...

Isto, meus caros amigos, é inadmissível! Ocultar crimes desta natureza, contribuir para o encobrimento deste tipo de situações. É simplesmente, na falta de melhor termo, nojento.
Lamento, mas é uma atitude profundamente hipócrita, a Igreja vir agora com um discurso de "cabeça baixa", depois de anos, quem sabe décadas a encobrir e a proteger pedófilos.
Ainda há bem pouco tempo vimos a forma como a igreja portuguesa foi tão feroz na sua cruzada contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e contra a homossexualidade, vimos e ouvimos bispos e cardeais a bater no peito como guardiãs da instituição família e até o Papa veio a terreiro falar do assunto. Então e se antes de virem a publico falar da família e pretender dar pretensas lições de moral, eles se debruçassem sobre o que há de errado na sua instituição de modo a que este tipo de coisas não aconteça. Ou será que para Deus fonte suprema do amor, é mais horrível dois homens (ou duas mulheres) adultas e responsáveis amarem-se, do que um adulto (seja homem ou mulher) abusar sexualmente de um menor?

Anónimo Zé disse...

Meus amigos, por isso é que espiritualidade não tem nada a ver com religião.
Recuando à fundação da igreja católica ( não cristã, atenção... ), esta cambada decretou que a igreja seria só regida por homens, inventaram a figura do pai da igreja S.Pedro , que, provado está, era casado. Ora, decidindo assim, não custa nada concluir que já estes primeiros padres, bispos e quejandos tinham grande aversão ao sexo oposto. Depois começaram por espalhar que Jesus Cristo só se dedicou às coisas celestiais, quando este GRANDE HOMEM, foi humano, como os demais e sentiu um grande Amor por uma MULHER, Maria Madalena. Cristo nunca deixou a mensagem que os homens de Deus teriam que ser abstémios de sexo. Isso não está escrito em parte alguma.
Ora, no meu entendimento, esta gente com forte tendência homossexual reprimida, criou a instituição igreja católica onde o dirigismo é masculino, expulsando a mulher, reprimindo-a, vulgarizando-a, epitetando-a " como a fonte de todo o pecado".
Depois, começaram a surgir os seminários, onde eram bem seleccionados os belos rapazinhos em detrimento de vocações. Consequentemente estes rapazinhos começaram a ter as suas primeiras experiências sexuais com homens, ficou-lhes também a tendência. Foi uma bola de neve que se estende até aos nossos dias. Muitos destes rapazinhos foram sendo iniciados na homossexualidade, outros violados, apenas aqueles que naturalmente não tinham tendências homossexuais se foram afastando, revoltados, dos seminários, não acabando como padres, alguns tendo a coragem de denunciar as sevícias que sofreram. Os outros, os que comungavam com os gostos dos grandes homens da santa madre igreja ( tudo em minúsculas e com asco por esta gente...) foram ficando padres, bispos, cardeais, alguns papas !
Resumida, é esta a história dos "santos homens", ressalvando, evidentemente, aqueles que se dedicaram e dedicam à causa em que acreditaram ou acreditam. Mas Homens Santos como estes, também os há entre leigos, com a vantagem de que estes não terem que se sentir reprimidos em naturais e humanos apetites sexuais, dos mais sublimes que herdámos da Criação.

Porque será que a pedofilia está tão monstruosamente arreigada à Igreja Católica, muito mais que a qualquer outra religião? Porque baniram a mulher do seu seio. Melhor seria que muitos assumissem a sua homossexualidade, para mim tão natural como a heterossexualidade, fossem a favor de todo o tipo de relacionamento, em vez de, hipocritamente, condenarem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque o Criador de tudo cá deixou, depreendendo das palavras de Seu Filho: " AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI"

Murganheira disse...

Excelente, anónimo Zé!!

Flor disse...

Tinha decidido não comentar mais,por uns tempos,há alturas que é preciso ficarmos longe,sós...são fases...mas não consigo ficar só a "ler-vos"!
Anónimo Zé,tou surpreendida um cadito consigo!!!Eu não acredito em Deus nenhum,aliás qqer pessoa q leia a biblia pensa cm é que no velho testamento nos ensinam "olho por olho"...no novo testamento "dá a outra face"...Quem é este Deus q cm já disse aqui permite tto sofrimento?!?...Mas o q não entendi foi o "vulgarizar a mulher" no seu texto?!Acha que é só a Igreja que o faz???Os outros???Aliás as próprias mulheres???...Assisto a cenas de vulgaridade diariamente...Dp a mulher é a tentação,quem peca é o Homem?!?Passando à frente,pq esse livro Biblia foi escrito por homens para mim deixou de ter significado,conforme fui crescendo,vivendo...
Agora a todos:FOSSEM SÓ ESSES SR(S) DA IGREJA OS PEDÓFILOS...A criança mais pequena que assisti como vitima de abuso sexual,tinha 2anos...estamos a falar do próprio pai.......Lembro-me do dia que tive que prestar cuidados a um Sr que tb tinha abusado da filha(esta tivemos conhecimento com 8 anos);o médico que estava comigo tem 3 filhos,ng imagina o horror que é ter que tratar um "Monstro"...mas essa religião diz todos tem mesmos direitos,deiam a outra face,perdoem os pecadores.....Claro que o meu código deontológico a isso me obriga...
Mais...tá visivel para todos,basta ir tomar um café à nte e ver todas as Pitas de 12/14/16 anos com os seus comportamentos que nem sei descrever,pois mas envolvem-se com meninos trintões,etc...a isto chama-se o quê???!!!...
Que importa se é bispo se é igreja se é Deus...não limitem tanto as vossas acusações e o vosso Nojo...se calhar ao vosso lado...o vosso maior amigo...familiar tb anda nestas andanças...
Anónimo Zé,fosse assim tão simples limitar os Pedófilos com a sua Teoria em relação à igreja...apesar de eu concordar com algumas coisas que disse,não fiquemos é só por aqui e vamos então analisar bem a questão e uma série de comportamentos sociais...

(Um à parte...não tenho mto tempo e aceitei mais uns encargos que menos tempo me dão...mas já pensei seriamente em criar um Blog meu...se assim for terá o nome Jazz Bar pelo que terei que pedir permissão ao Anónimo Zé para tal...quem sabe um dia...isto carece de tempo,disposição e vontade)

Abraço a todos

anonimo do meio disse...

Anonimo zé: E S T R O N D O S O!

loirinhaquenãoédeaveiro disse...

amiguinhos, não vamos generalizar. Não são todos assim

anonimo do meio disse...

oh loirinha...mas isso é como em tudo. Por uns...pagam os outros todos...e tudo o que o anonimo zé disse, é a mais pura das verdades. Mais uma vez....os meus parabéns ao anonimo zé por um tão excelente comentário!

loirinhaquenãoédeaveiro disse...

anónimo do meio, mas não deve ser assi. vamos só culpar os que são culpados. as autoridades têm que investigar

Anónimo Zé disse...

Flor

O meu texto foi escrito apenas no âmbito do que nos foi proposto. É claro que você tem razão. A pedofilia e as violações não são exclusivas das sacristias.

Agora, quanto a crenças, não posso mudar a minha identidade. A espiritualidade faz parte de mim, e o meu espírito acredita no Grande Guia Espiritual.

Avance com o seu Jazz Bar. Lembre-se " Play it again Sam".

Anónimo disse...

O Papa se calhar não quis dizer isso. Ou então os jornalistas não enquadraram bem a coisa ou tu não ouviste bem.

Flor disse...

Anónimo Zé,eu sei que se restringiu ao post...mas essa de "homessexuais reprimidos unidos"=igreja católica?!?Por acaso a maioria dos Padres que conheço têm relações sim com Mulheres...tb vão contra as normas da igreja!!!Podemos dizer,ocasião faz o ladrão,não tem amigos que estudaram em seminários pq os pais os colocaram lá,saindo dp,que nunca passaram por essas experiências?Eu lembro-me de 3 amigos meus e posso garantir que de homossexuais reprimidos não tem nada;muito pelo contrário...Agora é claro que o Papa entre dizer o que disse(por acaso não ouvi)e ficar calado...teria ficado mto bem caladinho!!!...Quanto a Jesus ter amado Maria Madalena diz o Amigo e uns quantos...certezas?!?Mas digo-lhe que essa é a versão que gosto mais da História...Ng tem dúvidas hoje em dia das grandes atrocidades cometidas pela igreja,em nome do seu Deus!!!...
Às vezes penso que sou maluca,até talvez seja,mas Penso, quem criou o Universo,o Mundo criou estes "Erros"?!?...A mais pequena célula orgânica funciona tão complexamente e tão acertada...sim há aquelas, que no caso dos Tumores, são anormais,mas alguém decidiu isso?!Talvez estes Pedófilos sejam "Tumores Malignos" da sociedade,tb criados por alguém...o objectivo é que eu não entendo???...Isto ultrapassa-nos mto mais do q se possa imaginar...realmente parar e pensar nisto tudo dá p´enlouquecer!!!...O pq do pq dos pqs...Tb tenho a minha "Espiritualidade",tb me guio por valores...
Há mais "instituições",hoje em dia,a colocar as Mulheres de lado...
Dp é engraçado, pq cm já falei aqui,antigamente as Enfermeiras eram consideradas prostitutas,não lhes era permitido casar,tinham que ter tempo e dedicarem-se só aos doentes...por isso o eram...ideia que nalgumas cabeças nos dias de hoje ainda predomina,infelizmente...dp até se passou à fase de Enfermeiras serem Freiras...chegamos aos dias de hoje onde felizmente se entende que sim podem casar,existem EnfermeiROS e mais vos digo pela minha experiência,nós damos tto que sem uma familia por trás a dar-nos apoio é mto dificil...é mto bom nos dias maus chegar a casa e ter um simples Abraço...Concordo com o casamento dos Padres,tb eles precisam, como todos nós do carinho,amor,apoio de alguém;talvez isso até os ajude a serem melhor como Pessoas e Profissionais.

Flor disse...

Anónimo das 17.57h , tb penso que o Papa não ia cometer uma gafe destas num assunto tão "mau" para a igreja...mas pode ter-lhe saido sem querer;até pq os jornalistas qdo querem...

Anónimo disse...

É pá, se fosse eu que mandasse, capava essa cambada toda e enfiava-lhe um rabo de raia por um sítio que eu cá sei. Vão lá coçá-los em tojo seco. Dasse.

Dorido da Silva disse...

Uiiiiiiiiiii, isto doeu.

Ahónimo que nem é do meio nem das pontas mas fica lá por perto disse...

Ó anónimo aí de cima, fiquei cá c'uma dor que me apanhou desde o...anónimo do meio até à ponta dos cabelos. Não és nada " soft" pá. Tojo? Nhêscasse.