quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Canção prosada

CANÇÃO PROSADA



Vou contar-vos uma história. Há muito que ando para o fazer, e se não for já, passa-se-me da memória, podem crer.
Então, em prosada canção, aí vai: era uma vez um homem forte, tão forte tão, que, todo só, aguentou o Norte… Não?... Sim sim, sem mais ninguém, segurou-o bem! Ficou no seu altar, aquele que teimava em mudar de lugar… Irrequieto e vaidoso, senhor do seu valor, tudo fazia o Norte para seu afectado querer, impor. Não importava a função… nobre, devo dizer, só seu belo prazer. Os outros que se orientassem… com outro referencial, pois com ele não mais contassem!... Ou então que esperassem, que ele voltaria, um dia… Já estivera em outros locais, como os demais elementos deste controverso universo!... Qual era o problema?... Povo, acalma, serena!, dizia naquele dia… o dia em que a coragem do herói cantado lhe fez cair a mania…… Eram muitos a ouvir; outros tantos a discutir. Apenas o dito, armado de medo, coragem e tento, resolve enfrentar o Vento: fica-te no lugar teu!, assim o quis quem te concebeu. Não queiras cavar, ó Norte, as sepulturas do forte, do fraco, do azar e da sorte, do vermelho e do azul. Nunca serás nobre cardeal, enquanto, por mal, cobiçares o lugar do Sul… Ou o do Poente; ou o do Nascente!... Quero-te crente, brioso ó Norte, da missão que te calhou por sorte. É a minha lotaria, seja noite ou seja dia…… Ouviu, assombrado… meditou, encalhado, prometeu e cumpriu…… Não julguem ser a narrada, tarefa de vintém; dengoso catar. Não tratemos com desdém o que bravura tem e que é falto de vagar… Daqueles há já poucos, nenhuns talvez. Ocupam os seus lugares, tristes loucos eivados de altivez… Que estará a passar-se com a genética social? Trálálálálá; trálálálálá; que estará a passar-se com a genética social? Trálálálálá; trálálálálá… Que se passaqui, se passaqui, se passaqui?... Que se passaqui, se passaqui, se passaqui… se passaqui, se passaqui, se passaqui?




Carlos Jesus Gil

47 comentários:

Tomas de Alencar disse...

Bom conto!
E pelo Menos teve bom "senso" esse Norte.

continuando assim... disse...

gostei

anda tudo desnorteado
menos mal que h[a Nortes que valem a pena

bj bom ano 2010

teresa

Anónimo disse...

Pinto da Costa?
Rui Rio?
Luís Filipe Menezes?
Manuel Serrão?
Belmiro de Azevedo?
...
Sei lá, há para lá tanta figura que se arbora em defensor do Norte contra o despotismo sulista, dizem eles...
Para mim há um secular complexo de provincianismo e inferioridade, que facilmente se converte em parolismo militante. Já Camilo em "A queda de um Anjo" referia mais ou menos isso. A coisa resume-se a isto: inveja de Lisboa, como se o Porto fosse cidade para se comparar à bela capital. Em nada. E não me venham dizer que o Norte é que trabalha e no Sul são todos uma cambada de malandros. Já que os senhores do Norte se preocupam com a desigualdade entre nortenhos e mouros, distribuam, ou contribuam para distribuir riqueza, porque, afinal, é no Norte que estão as maiores riquezas nacionais, o patronato endinheirado, os Ferraris e Lamborghinis.

leitor disse...

Excelente metáfora, gil. E ainda por cima em canção. Tens música já escrita?

leitor disse...

Sr. anónimo, o gil não se refere de certeza a estes regionalismos provincianos. Ora veja bem.
Abraço

Dexter disse...

Porto é Porto...e o resto é conversa.
Só quem lá viveu pode avaliar. As gentes, os cheiros, as tradições...tudo. Porto SEMPRE!

anonimo das 17h e qualquer coisa disse...

Eu arriscaria tratar-se do D. Afonso Henriques :)

Doroti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Savio disse...

Menino, por qu penso que isto é uma resposta bem humorada para a polemica gerada no post que antecede a este...

Fique com Deus, menino Carlos.
Um abraço.

linda disse...

Eh pá, GIL, isto é uma excelente canção. Ou melhor, é uma excelente prosa poética. Gostava de ouvir a música.

Anónimo disse...

Ó Sr.Dexter está a ver? Era disto que eu já estava à espera. Você não podia de deixar de vir logo defender o seu Porto contra os mafarricos sarracenos. E ainda deve aparecer por aí o Dragão não sei das quantas. Dor de cotovelo...

Flor disse...

Se tu ñ sabes oquesepassaaqui???!!!Quem poderá saber por ti?!?!...Trálálálá...
...
Tava a ver q ñ!!!...ñ vou comentar,nem acrescentar...mas tb cantar Trálálálá...

Dexter apesar de o texto,no meu parecer,ter várias metáforas e subterfúgios,tamos de acordo...mas desde qdo as "Gentes do Porto" tem inveja d´outros!!!Só mmo quem lá viveu e vive...

Flor disse...

Srº Anonimo acima de mim...Trálálálálá...dor de cotovelo?!?...oioai!!!...É genética social cm diz o Autor no seu texto...ñ se explica..."sente-se"!!!...

Anónimo Zé disse...

Mas porque é que vocês acham que o autor está a falar do Porto? Não percebo estes empertinganços! Porque é que se começaram a degladiar entre Porto e Lisboa? O homem escreveu sobre o NORTE, não sobre o Porto. Amigos defensores do Norte desculpem lá mas estão a caír no erro de que o Norte é o Porto e o resto é paisagem. Pra mim, não há Norte nem Sul, há Portugal. E esse anónimo deve querer é guerra. Ignorem-no.
Quanto ao texto, está demasiado criativo para tratar de um fait-divers como isso. Vou relê-lo e relê-lo, a ver se me acende alguma luz na moleirinha.
E ANTES QUE ME ESQUEÇA, BOM 2010 PARA TODOS.

continuando assim... disse...

estas Anónimos são fantásticos!!! hehehe nada como um anónimo acobardado para dar cor a isto!

de vez em quando também passam uns lá pelo estaminé lol

beijo mais uma vez e um bom ano para os anónimos também
teresa

Anónimo disse...

Epà, o gil tà a falar é do Braga.

Dexter disse...

anonimo das 17h50: Por acaso o caríssimo vê lá a palavra Lisboa? É que eu não vejo. Vc sim...lê as entrelinhas e pelos vistos vê lá a palavra. Qdo digo que o resto é conversa...n me refiro a Lisboa especificamente. E para mais, fique sabendo que conheço muitas cidades desta Europa e Lisboa é sem dúvida uma das que mais gosto. Adoro Lisboa...embora não tanto quanto o Porto. Mas isso n cria em mim nada de rivalidades, como aquela que o sr expressou no seu comentário. Percebeu?

Flor disse...

...cá p´mim é mas é do Minho!!!hummm boa comida!!!eheeeheheh...

Anonimo Zé,claro q o texto tem mto mais q "Bairrismos"...eu tenho a minha interpretação do mesmo,mas p´já fica cmgo...tou curiosa de saber o q pensa do mmo e cm o interpreta;pois é das Pessoas q mais gosto de "ler" cm comentador neste Blog...

Tomas de Alencar disse...

O amigo dexter onde é que esta o anònimo das 17,50?

Dexter disse...

Perdão. É das 19h50
Obrigado Tomas.

Tomas de Alencar disse...

Claro Amigo ,jà tinha percebido... foi sò para dar mais exatidao ao seu comentàrio...


Um abraço
Até breve!

Dexter disse...

Tomas...vc é um tipo às direitas. E a Flor também é. Gosto muito de vcs e do anonimo Zé :)Bom 2010 a todos em especial ao amigo Gil.

Tomas de Alencar disse...

E reciproco, esse sentimento amigo jà tinha aqui afirmado que gosto do que escreve...


Um abraço
Até breve!

Unknown disse...

Mais um texto fantástico do camarada Gil. Ainda por cima é uma canção e toda metafórica. Parabéns
Para todos um excelente 2010 com muita saúde!

Tomas de Alencar disse...

Para todos vòs Amigos:

Que todos vòs tenham um Bom Ano cheio de Amor e felicidade;
Que tenham muita Paz, e que em momento algum sintam o peso da solidao...
Sejam felizes , e tenham muito Amor para dar.

Deste vosso novo companheiro de viagem:
Tomas de Alencar.

Um Abraço
Até mais logo.

Flor disse...

Continuando as "palavras" do Tomas...q nos momentos dificeis q o novo ano possa trazer,todos consigam ter Tranquilidade,Inteligência e Sabedoria p´os ultrapassar...

Peço desculpa aos outros...mas cm será fácil entender;Anonimo Zé,Tomas de Alencar,Dexter...ñ poderia deixar d passar por aqui a deixar-vos um Abraço Enorme...dizer até p´o ano(isto sem vcs, p´mim, deixará de ter o mmo "Prazer")...

Aos "ovnis" q aparecem de qdo em vez aqui, c/ 1as piadas mto giras à minha pessoa(colegas)...Q 2010 m traga mta paciência p´vos aturar!!!

A ti "Mau Feitio"...podemos ñ ser os melhores mas esforçamo-nos por isso!Q a tua criatividade se mantenha e nos continues a Presentear c/ os teus Post(s) Magnificos...Q a nossa criativade "aumente" de forma a gratificar-te por isso...Gil aquele Abraço...

o que me vier à real gana disse...

A todos os leitores/comentadores deste blog, aos seus familiares e amigos, desejo um 2010 pleno de saúde nas suas mais variadas vertentes.
Um abraço especial tb para o Dexter... e para o seu irmão!

o que me vier à real gana disse...

Acabo de ver os post da flor. O melhor para ti e família tb

Anónimo Zé disse...

Meus amigos

Com sincera modéstia e após aturado estudo, começo, logicamente em minha opinião, que pode estar errada, mas faz sentido, começo, dizia eu, a decifrar o novelo que nos apresentaram em " Canção Prosada ".

Então será assim: isto canta a nossa Pátria, o nosso Portugal. Desde D. Afonso Henriques, a conquista para Sul, D. Sebastião, o desejado que há-de voltar, os Descobrimentos em que fomos para todo o lado, a nossa missão no Mundo ao partir do Hemisfério Norte em direcção ao Sul, Poente e Nascente, do nosso regresso ao lugar inicial com o fim do Império, e fala dos nossos governantes actuais, da sua mediocridade, comparando-os com os bravos Portugueses de antigamente. Acaba perguntando o que é que se passa aqui, no nosso país, com Portugal.
Será?
Pra mim é, venham mais opiniões.
Até ao Ano.

o que me vier à real gana disse...

Anónimo zé, confesso que não foram tais cogitações k me inspiraram a canção. Uma coisa é ceta, as suas cabem tão bem quanto as que quis transmitir. Parabéns e Muita saúde para si e seus em 2010!

o que me vier à real gana disse...

Verdinha, muito gostava de lhe mandar uns beijinhos e desejos e um 2010 muito feliz, lá no seu belo espaço, só que não consigo entrar. Portanto, valem os k aqui lhe deixo!
Bjs e saúde!

Flor disse...

Anonimo Zé...eu acho q a inspiração fomos nós c/ o Dexter e Tomas...nestas trocas de ideias q andamos aqui ultimamente...A quem o Autor permitiu as mesmas,sem interferir e talvez nos teja a dar uma "resposta" a tal...Não sei?!?mas o silêncio do mm já m andava a fazer confusão!!!...Agora a sua interpretação tb se encaixa perfeitamente...mas cm na "Mente" do Autor passam milhares de coisas num segundo...fico na dúvida!!!
Mas ainda bem q ñ interferiu...pq acabamos por nos entender melhor q o q se poderia Pensar!!!C/ toda a Humildade,penso q demonstramos q as pessoas podem ser diferentes ,ter ideais religiões clubes diferentes,podem criticar discordar mas qdo educadas e tolerantes o diálogo e compreensão são possiveis assim cm Admiração p´mesmas!!!..."Os Ventos do Norte" são fortes...mas passam...há quem resista a tal...

Até p´o Ano!

Alexandrina Areias disse...

Uma canção prosada que pode ser interpretada de diversas formas...

Gostei bem deste terminar...:)
"Que se passaqui, se passaqui, se passaqui?... "

Feliz Ano Novo para o Gil e para todos que mais ama...
Beijos,
AA

Unknown disse...

Bom Ano de 2010 para toda a gente.
Penso que o gil com este post está a falar do rumo que o mundo, a humanidade tomou. Que ele quer que apareçam fortes capazes de corrigir o rumo. É uma interpretação.
Está quase na hora das Passas.

leitor disse...

Está quase na hora das passas, pois está.
É boa a interpretação do Laurindo. É capaz de andar por aí.
Gente boa, excelente 2010 para todos.

Tomas de Alencar disse...

Olà Rapazes:

Desculpem qualquer coisita...
Mas estou a chegar da passagem do ano , e porque brindei o ano , mais cedo que vòs( acho que agora é que é meia noite em Portugal)e porque tambem jà estou com um "graozito na asa" e correndo o risco de ficar para a eternidade, tambem porque nunca se sabe o dia de amanha...
Com Licença...

Para ti meu Amor...

Pensei em escrever-te ...e fui buscar papel e uma caneta, e sentei-me aqui na janela que dà para a avenida... e ... fiquei a divagar num mar de ideias e palavras,...e afinal nao é nada facil , mas ... por onde começar...
O quanto gosto de ti ?
O quanto a vida foi tao ingrata para mim?
Nao,sobre a vida nao ,continuo a lutar...
Sei que mais tarde ou mais cedo, começo a colher os frutos , disso tenho certezas.
Entao , o quanto gosto de ti...
Nao sabia... nao . Sabia sim, sò que nunca lhe dei o devido valor; A esse teu Amor , tao grande e sofrido.
O quanto te fiz sofrer....
Quantas noites ficas-te a minha espera?...
Sabia desse teu Amor e "acomodei-me"...
Dei valor às coisas futeis da vida...
Nao vi o tempo a passar...Tu jà eras "minha", e nao te valorizei como merecias, a Mae dos meus filhos ... o quanto tu o merecias..
Dava-te agora toda a minha vida para apagar alguns momentos que te fiz passar...e voltar a Amar-te como se nada tivesse passado...
Como te Amo.
Seria diferente?... à sim ... muito diferente, Amar-te-ia como mereces , como esse teu grande amor que tambem me deste...
Nao ... nao digo isto apenas porque estou sò, e a sentir o peso da solidao... com esse consigo carregar mais mil anos...
Digo isto , porque agora tenho pensado em tudo o que jà passei e vivi, na minha vida... E afinal sò vivi uma coisa boa na vida ... Foi esse teu Amor ... e ter-te Amado.
Mulheres temos muitas se quiser-mos , assim como mulheres terao os homens que quiserem, isso ö mais ou menos fàcil...Agora o Amor ...
Isso nao , isso nao é fàcil...O Amor passa por nossas vidas tao rara como a fortuna ... e tao afortunado que fui..
Vou continuar a lutar, sei que a luta é de "titans"... mas nao hà impossiveis... Tudo na vida muda... dizem... pois este que sinto ... Quero leva-lo comigo para a eternidade...
Deixo-te um poema que muito Gostas...
"Nos jà vivemos cem mil anos,
talvez eu esteja a exajerar,
encosta-te a mim
dà cà os teus desenganos ,
nao queiras ver quem eu nao sou,
deixa-me chegar,
chegado da guerra,
Fiz tudo para sobreviver
em nome da terra...
no fundo para te merecer ,
serve-me bem
nao desencantes os meus passos
faz de mim o teu heroi,
nao quero
adormecer...
tudo o que eu vi
estou a partilhar contigo...
o que nao vivi, ei-de inventar contigo.
sei que nao sei,
entender o teu olhar ,
mas quero-te bem...
encosta-te a mim ...

Um Beijo Meu Amor...

dragao vila pouca disse...

Feliz 2010, com saúde e muito amor...

Um abraço

Tomas de Alencar disse...

Bom dia Amigos.

O Champanhe, tem destas coisas...

Alguem pode me dar uma dica como se elemina um comentario?

Otário Tevez disse...

passando para retribuir!
um bom ano cheio daquela coisa que se chama amor e muitas felicidades!

Que 2010 seja melhor
que 2009 e... um pouco...
poucochinho pior que 2011!

atento disse...

Deixa estar tomas, está excelente. Não te envergonhes das emoções e dos sentimentos genuínos, desde que só bonança tragam.

Flor disse...

Tomas,concordo com o atento.Não apague,nem se envergonhe do q escreveu...o Gil q eu conheço ñ se deve importar q os amigos usem este espaço p isto,de certeza...além de q se dependesse dele ajudava no q pudesse...qto mais ñ fosse,ouvir com atenção!!!
Gostava q a Pessoa a quem escreveu lê-se...Eu li e gostei...tem razão o amanhã é incerto...tb qdo diz q às vezes temos as coisas e só qdo as perdemos é q sabemos dar-lhes o devido valor!!!...
Abraço e Lute ñ desista...

Tomas de Alencar disse...

Ola Rapazes!

obrigado , Flor e Atento, a verdade é que assim que acordei tentei apagar, mas ainda nao sei lidar muito bem com o PC, aliàs, nem sei se é possivel Apagar?

Um abraço
Até breve.

Flor disse...

...
Haverá luz sugada no escuro?
Será calor o murmúrio do frio?
Terá amor O avesso da vida?
Haverá sonhos no fundo da dor?
Serão gritos os cais do silêncio?
Será coragem a tremura do medo?
Haverá chuva que lave este sangue
E deixe que a terra acalme
Devagar....

Será só a vertigem do abismo?
Será mordaça a leveza do pó?
Haverá negro sugado na luz?
Haverá longe por dentro de nós?

Ando sobre uma aresta de gelo
Na vertigem de um trapézio de fogo
Mas canta-me um pouco na tempestade
E deixa que a terra acalme
Devagar.......
..........................

Anónimo disse...

Amiga...
Desde o primeiro momento disse que tinhas uma (interior) "Alma grande"...

Tomas de Alencar disse...

O anonimo de cima era eu...

leitor disse...

Meu, esta tua cnção merece ser musicada. E o poema da Flor também.

Dexter disse...

Obrigado Sr. Gana.