domingo, 22 de novembro de 2009

Saramago e a Bíblia

SARAMAGO E A BÍBLIA


Agora, que a poeira tombou:




Sou um indefectível de Saramago, proclamo! Não sou, porém, um submisso seguidor, um prosélito militante. Aprendi que os gurus também desiludem. Não é de agora, este meu saber. Daí a crítica prévia a tudo, venha d’onde vier.
Caro pensador – a vós ora me dirijo, enorme mestre -, mesmo fazendo da leitura do Grande livro, da Grande Colectânea uma interpretação directa, literal, não vi ainda em que parte dos Génesis se pode ler ou depreender que Deus descansou a partir do sétimo dia… Posso, disso me dei conta, ler e deduzir que o Supremo Arquitecto do Universo – era por esta designação que meu avô paterno sempre O invocava – descansou ao sétimo dia. Bem diferente, não?
O que fez Ele desde aí? Com precisão, não sei. Acredito que se ocupe da incomensurável tarefa que é a gestão da Obra. Claro, trata-se apenas e tão só de um acreditar!
Continuando a estimá-lo como a poucos, mestre Saramago, imploro-lhe reflexão ainda mais cuidada acerca do Tema.




Carlos Jesus Gil

10 comentários:

Daniel Savio disse...

Sempre haverá algum erro, mesmo alguém que a gente considere um mestre...

Vi o teu comentário lá no meu blog...

A tua família é de pescadores, isso é legal, mas não sei se aguentaria ficar num barco tão pequeno para ficar dias fora de casa...

Aqui na sonda do petróleo, pelo menos temos contanto com o "mundo de terra", ai não bate tanto a saudade.

Fique com Deus, menino Carlos.
Um abraço.

Joice Worm disse...

haha... eu fartei-me de rir com este último livro.

Anónimo disse...

É, temos que ter mais tento em questões destas

Flor disse...

Muitos afirmam que a Biblia foi escrita por Homens,logo tem erros pq os Homens erram...
Sempre tive dificuldade em compreender algumas coisas...Velho Testamento-"olho por olho,dente por dente" "ladrão q rouba é cortada a mão"...Novo Testamento-"qdo te baterem dá a outra face"...não sei!Perco-me no meio destas interpretações pessoais q cada qual mediante os seus "julgamentos" faz...
Saramago é Homem como tal e como outros tb pode errar ao escrever!!!???...ou será q só quem escreveu a Biblia teve capacidade de inventar e contruir uma "Utopia"???!!!...
Carlos Gil: Mestre é o teu Avô Paterno..."SUPREMO ARQUITECTO DO UNIVERSO".

Sérgio de Oliveira disse...

Meu caro :

..." Aprendi que os gurus também desiludem "...


Também eu !


Um abraço

fj disse...

como diz o azul dragão...

Também eu ..." Aprendi que os gurus também desiludem

Espaço do João disse...

Meu caro Gil.
Por muito bom que seja o escritor José Saramago,não tenho por ele qualquer estima. Errar todos erram, que atire a primeira pedra aquele que diz que nunca erruo... José Saramago com toda a sua prosápia, não conta os malefícios que causou quando foi director do Diário de Notícias nos anos de 1975. Podia ter toda a razão como comunista que era,agora mandar para a rua 24 jornalistas (saneamento)só por não alinharem com as suas ideias, não lheposso perdoar. Receber o Nóbel com abas de Grilo e beijar a mão da rainha a fim de receber uns tostões, era melhor que refletisse nos seus pecados, porque ele também errou. Não sou comunista, sou agnóstico, no entanto também sei pensar pela minha cabeça.Grato pela visita ao meu espaço.
Um abraço, volte sempre.

Flor disse...

Espaço do João...Os meus Parabéns!Haja alguém...

Abraço especial para si

Unknown disse...

O sr. saramago é um grande, mas errou aí. é verdade. Mas também quem é que não tem as suas coisas?

leitor disse...

Também acho que o Saramago é dos maiores de sempre. E porque o é, deve ter responsabilidade multiplicada. O que escreve é lido por muita gente, assim quando escreve sobre assuntos maiores deve ser mais comedido.