terça-feira, 18 de novembro de 2008

E o Alberto e o Albino também...

E, então, deu-me para repostar uma estória tonta. A mesma desenrola-se ao longo de 24 capítulos... Claro, de permeio poderei interromper a estória e postar isto e aquilo. A ver vamos!


I


BAR DE UMA PORTA SÓ


“ É pá, t’ás bom?”, pergunta Alberto a Albino, quando, ao fim de cerca de quatro meses voltam a encontrar-se, num bar algarvio, algures em Albufeira. Um bar muito sui generis com, notem bem!, porta e janelas viradas para a rua, um bem arranjado conjunto de prateleiras recheadas de garrafas com bebidas de elevado teor de álcool, um compartimento frigorífico com águas, refrigerantes e cervejas – para além das torneiras para imperiais, colas e outros refrigerantes a jeito do patrão -, bem como uma despachada máquina de gelo. Ah, e uma outra de café. Máquina de tabaco?, deixa cá ver… também tinha, agora me lembro, estava meio escondida num recanto. Passava também música, nesse bar; por vezes era tocada ao vivo. Como vêem, um bar muito sui generis… Estava a brincar, mas o bar de facto é mesmo único, pois só possui uma porta – nem sei como é que os bombeiros e demais serviços de segurança ainda não fecharam aquilo! -, a simultaneamente de saída e de entrada. Lá dentro?, nem uma! Casas de banho, arrumações, escritório?... aquilo tem uma viela ao lado (que deve dar para um quintal, pequeno, presumo eu, que o terreno ali é de monta elevada), esses serviços hão-de encontrar-se lá instalados. Ah, agora compreendo porque via tantas pessoas a sair para logo depois se debaterem, de novo, por um lugar no bar… Também não estive lá assim tanto tempo, mas apercebi-me do fenómeno por não raro se manifestar. Na altura não compreendi, ou julguei que iam à rua telefonar. Vá, isso pouco importa, ou não importa mesmo nada, que despiciendo é para o caso.
Bem, vai daí, à pergunta do amigo segue-se a habitual - em circunstâncias quejandas -, resposta imediatamente seguida de pergunta……… Vá lá, Albino, eu, narrador sério e objectivo e de mau feitio quando me chateiam, disse resposta imediatamente seguida de pergunta; se deixas ficar mal o narrador!... “ Ok, não te preocupes narrador, invejoso por não seres autodiegético! “, “ Eu, invejoso por não me encontrar numa posição autodiegética?!... Deves estar a bater mal! “,” Não, não me parece. Conheço-te há pouco, mas já deu para ver que gostas muito de protagonismo. “, “ Ó pá, conheces-me há pouco e vê-se que me conheces mal, muito mal mesmo. E por este andar não vais ter grandes hipóteses de me conhecer melhor… é que começo a não sentir qualquer tipo de empatia contigo, e quando assim é… Até os dedos se me querem sublevar, tal não é a indignação que experimentam por os obrigar a lavrar terra da tua natureza! Eu, invejoso por expressar a tua subjectividade - sim , que a ti conheço eu de ginjeira – e não a minha?!... Só mesmo de personagens como tu! “, “ Mas o que querias tu de mim?; não sabias como eu era? “ Queria, apenas e tão só, que me deixasses contar a história. Mas a história dos dois, ou desprezas assim tanto o Alberto?!, de toda a figuração e, principalmente, do Bar de uma porta só. Se não obedeces ao passado, se és assim tão autonomamente personalizado e de poder inquestionável, cria-te a ti próprio, inventa a vida que desejas.”, “ Pronto, tu mandas! “, “ Oh, oh, mando pois! Não entendes mesmo patavina, ou entendes… És, não tenho dúvidas, um reiterado sonso. Comigo não! Abomino gente sonsa. Que se lixe o Bar de uma porta só! E tu, se quiseres cumprimenta o teu amigo, se não quiseres…, “ Alberto, é contigo!, estou porreiro meu, e tu, grande amigo, como vais? “.




PS não posso deixar passar esta: mas a quem é que lembra, ainda que de ironia se tratasse, bradar por um interregno na Democracia, defender um período de seis meses de ditadura "para pôr as coisas na ordem" e depois continuar com o Governo do Povo!? Mas a quem é que lembra, ainda para mais quando o quem é dirigente político e líder da oposição!? Nunca um governo se viu tão sozinho..., tão bem, tão confortavelmente bem, pese embora o tanto quevai mal! A História vai achar este período interessante!
Ei, isto não tem rigorosamente nada a ver com a estória!


Carlos Jesus Gil

37 comentários:

Anónimo disse...

continuamos na mesma masso...

Anónimo disse...

não claro que não

Anónimo disse...

então deixa -te de coisas e come só as batatas

Anónimo disse...

esta pode ser a razão de muito desta mensagem...

Mariazita disse...

Olá, Carlos
Gostei da estória do Alberto e do Albino, no Bar de uma porta só.
Fico à espera da continuação...
Beijinhos
Mariazita

stériuéré disse...

E máquina de lavar louça, não?
Se calhar era louça de plástico. E o pessoal, conseguia encontrar a porta de saída?
heheh
Não percam o próximo capitulo, porque nós também não!

Sensualidades disse...

faltam os blues das tres da manha

Jokas
Paula

Inside Me disse...

oh meu querido, Carlos Gil, I´m so sorry! =(
eu tb ando numa correria danada! mas sempre que ser eu virei sim aqui, ñ venho só pq vc vai lá, venho pq gosto do seu espaço ^^ ++ obrigada pela compreensão, pelo carinho e por tudo! bjão e té mais :D

Anónimo disse...

Tudo acontece a esta alcunhada oposição emblemática e congénere, incapaz de reparar a sua ineficiência e anorexia política. Essa declaração da líder do maior partido da oposição, é reveladora de uma cultura autoritária e de ausência de cultura cívica e democrática. Tanta asneira, tanta gafe, tanta insensatez e tanta falta de propostas para uma candidata que é incapaz de se afirmar como alternativa.
Resumindo: Se o Governo precisa de um GPS para definir o seu rumo, a oposição precisa de um Kit de GPS’s descartáveis, para ser uma boa alternativa. É verdade amigo, nunca um governo se viu tão sozinho.

Epá!...agora oposições à parte, eu até admiro muito esse exemplo de compaixão humana e amor pelo próximo que é o meu amigo Sócrates, exultante de simpatia quando sorri nas televisões rodeado de Magalhães e dos seus ministros que também aparecem nas televisões, muitos deles com ar de gajos porreiros com quem até se bebia uns copos nesse bar de uma porta só. São gostos, pá!
Posto isto, caro amigo Zé de Vilar de Maçada, dava-te um abraço mas estou a fazer o Cristo nas argolas e arriscava-me a cair.

Anónimo disse...

Bar de uma porta só!!!!!......hummmmm, quantos finitos é que já íam????? Tou a brincar:):):). Em relação ás declarações da Srª Ministra da oposição....já agora era o que faltava. E se eles desaparecessem todos durante seis meses para termos descanso ocular?

anónima funcionaria pub disse...

Deixem-se lá disso, que na verdade até 3 Salazares seria pouco neste momento para dar algum rumo ao país.
Era preciso era que fossem Homens mesmo como ele, e não figurinhas de cadernetas que só olham o próprio umbigo.
E pronto, nem volto hoje ao mail que já sei que o meu comentário vai ser eliminado. É que Salazares hoje não há mas lápis azul...

dragao vila pouca disse...

Sobre o Bar, cuidado com a ASAI, que se sabe, fecha-lhes a porta.
Sobre a Manelinha, minha nossa Senhora, é cada tiro cada melro: quando abre a boca só diz asneiras.
Com uma oposição assim, o Sócrates pode fazer os maiores disparates que nunca tem problemas.
Um abraço

Anónimo disse...

Eina, a manelinha não acerta numa. Só acerta nos pobres dos melros, como diz o senhor portista e muito bem.

Anónimo disse...

Peço desculpa. O post tá demais. Tenho que ir a Albufeira ver esse famoso bar. Ou será apenas imaginação do gil? Fico à espera da continuação.

Anónimo disse...

História engraçada e esquisita. Vamos lá ver a continuação.

Anónimo disse...

hoje vai sair uma suecada na comissão.
quem quizer ver o RONALDO DA SUECA pode aparcer.
HÁ OLHOS!!!!

Anónimo disse...

O AIMAR EO RONALDO SÃO IMPARAVEIS..
Já vem gente da barra e da lagoa pra ver esta dupla jogar!!
HÁ OLHÕES!!!!!
Hoje não percam ás 21.00hr

Unknown disse...

Uma história bem interessante, fico aguardando o seu desenrolar.

Beijinhos

Gilbamar disse...

Divertida a nos dar o desejo de aguardar a continuação.

Deixo meu fraterno abraço amigo.

São disse...

Carlos, eu postei sobre o tema e só não percebo como é que a senhora não pediu mais 48 anos de interrupção.
Tudo de bom.

POR LUGARES INCRÍVEIS disse...

Oi.
Gostei da história, bem inteligente.
Pode ser até confusa para alguns.

Abraços

Anónimo disse...

Este capítulo está catita e a nota de rodapé bem esgalhada!

PreDatado disse...

Parece-me que o Salazar experimentou isso, gostou e deu nos 48 anos que deu.

Agulheta disse...

OLÁ CARLOS.TEM RAZÃO SIM SENHOR,MUITAS VEZES NOS VIMOS À (RASCA) PARA ENCONTAR SAÍDAS,OUVI AQUI DIZER (SALAZAR) CRUZES CREDO??? ERA O QUE FALTAVA,VONTADE SE CALHAR.
AGRADEÇO VISITAE E DESEJO BOM FIM DE SEMANA E JÁ AGORA UM BEIJINHO

Marlene Maravilha disse...

Vim te visitar! E foi muito bom recordar de algumas férias maravilhosas que estive no Algarve, em Albufeira! Foi divino!!!Valeu!!
Beijo grande

Anónimo disse...

31 horas sem um único comentário???

icrica nada???

Anónimo disse...

BOM FIM D SEMANA PRA TODOS.
Pra ti tambem massa , pois o nosso leixões voltou a ganhar.
Se quizeres beber um copo eu sei onde há outra porta pois como sabes no nosso tempo tinhamos muitos bares destes.
abraço tambem ao RONALDO da sueca e ao AIMAR , pois realmente estão em grande forma na comissão.
há malta do brasil quando poderem marquem uma viagem e venham ver a nossa terra pois disto ainda há muito pouco.......
abraços a todos e bom fim de semana.
abraço grande GIL.

Anónimo disse...

morreram todos????
todo o dia sem nada!!!!!

Anónimo disse...

Glup! glup! Glup!
Glup! glup!
Glup!

Nanda Assis disse...

bom domingo, godtei da leitura.

bjosss...

Táxi Pluvioso disse...

Há dias andei por Benfica à procura de um bar assim. Aquilo é só pastelarias prontas para a ASAE. Não consigo entrar em locais mais bem vestidos do que eu. Não parece bem dar-lhes dinheiro, devia ser ao contrário.

Ana Maria disse...

Fiquei ausente uns 4 dias. Estou retornando com minhas visitas diárias. Tenha um domingo iluminado!
1000beijinhos!

Táxi Pluvioso disse...

E uma boa ideia para os nossos restaurantes cinco estrelas, visto que os clientes já são...

O Profeta disse...

Esta carícia de fresca brisa
Transporta a beleza de Oriente
Uma voz doce cede ao silêncio
Esta aurora acorda finalmente

A sombra perdeu-se na luz
Escuto o pranto e o riso na bruma
Palavras fugindo ao sentido
Lembranças perdidas na espuma


Boa semana


Abraço

Anónimo disse...

acordei do sonho remanescente,
sem me achar triste nem contente,
tonto mas sem estar doente,
ergui-me e deambulei reticente,
pelo espelho vi que estava gente,
a cara não era estranha mas diferente,
tentei pentar-me mas não via o pente,
penteei com as mãos de trás pra frente,
e então fiquei com ar mais inteligente,
e lembrei-me quem era e do acidente,
e prometi a mim mesmo desculposamente:

«Nunca mais volto a beber aguardente!!»

São disse...

Carlos, sobre a sua perplexidade acerca de Ferreira Leite , partilho-a no post que lhe dirigi.
Fico esperando a reportagem da tournée.
Bom fim de semana.

Marlene Maravilha disse...

Um lindo final de semana cheio de amor e paz!
abracos