quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Carago, o senhor continua a dar-lhe!...

CARAGO, O SENHOR CONTINUA A DAR-LHE!...


Há cerca de dois anos, António Borges, meritório dignitário do PSD (para os amigos brasileiros menos familiarizados com a politiquice lusa, o Partido Social Democrata é o maior partido da oposição. No governo está o Partido Socialista… desde o 25 de Abril de 1974, que pôs fim à ditadura do Estado Novo, que estes dois partidos – nunca foram inteiros, acreditem! – se sucedem no poder), defendia, com convicção inabalável, uma completa, ou pelo menos esmagadora, privatização da Segurança Social. Hoje, depois de tudo o que nos mostraram os últimos dias; depois de as “idóneas” empresas privadas de Segurança Social serem salvas por dinheiros públicos; depois de toda esta pouca vergonha que foi a gestão “criativa” – eu diria negligente - de milhares de milhões de dólares, de muitos milhões de cidadãos; depois de tudo isto, tem o descaramento de defender “convictamente” o mesmo!... Haja pachorra!
Senhores mandões do mundo, nós, o povinho, também estudamos e observamos. A crise económica mundial que vivemos não encontra paralelo no passado registado. A que se iniciou em 1929 e marcou os anos trinta?... Não, nem aos calcanhares! A dos anos setenta, designada “crise do petróleo”?... Também não… nem por sombras! Todas as outras que ciclicamente aparecem, sabe-o a ciência económica que também não!... Esta contou com um factor altamente germinador, o desastre do americaníssimo subprime (crédito de alto risco à habitação) - o que, numa economia totalmente globalizada, como é a vigente no planeta, depressa se repercutiu (e repercutirá) por toda a ecúmena financeira (safam-se – digo eu! - os povos que ainda privilegiam a troca directa) -, e com a aliança da especulação no mercado dos produtos petrolíferos e das matérias-primas, a qual, especulação, ditou prolongados e avantajados aumentos nos preços dos referidos e imprescindíveis bens. Pois, nenhuma outra se lhe pode comparar.
Ora, senhor António Borges, como na origem de qualquer um destes factores crisísticos estão intenções privadas ou políticas neo-liberais, aquelas que muita força ganharam nos consulados de Margaret Thatcher e Ronald Reagan, tendo para o seguinte prognóstico (o outro fá-lo-ia no fim, mas eu arrisco!): iminente colapso do neo-liberalismo!... É que o POVO pode até ser tolo, mas não é tolinho. E em democracia, geografia política onde reinam estas batidas económico-financeiras, ainda é o POVO quem manda!




Carlos Jesus Gil

70 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Crise? Não me parece. Não vi ninguém desesperado atirando-se da janela do escritório (como na verdadeira crise de 29). Vejo-os sair pela porta principal com muitos milhões (verdadeiros e não vouchers de mercados futuros) no bolso.

Deixem falir todos e Deus escolherá os seus, para parafrasear S. Domingos.

Estou curioso para ver como o Sarkosy vai reconstruir o capitalismo.

Chloe Gianuzzi disse...

Olá,
Obrigada pelo comentário ^^
Volte sempre.
Beijos

Anónimo disse...

Sobre a proposta deste senhor, é obvio que esta gente não engana ninguém. Querem a mesma política do ex-Ministro Bagão Felix – cuja intenção era acabar com as funções sociais do estado e proceder à privatização dos serviços públicos. Querendo abrir o caminho à privatização da segurança social, e entrega-la a gestores mordidos pelo vírus da ganância. É esta a política proposta pelo PSD importada da União Europeia Neoliberal.

Numa coisa todos estamos de acordo: o país está em crise! Não existe uma cultura de responsabilidade e os princípios foram desaparecendo. Foi lançado um estigma enorme sobre os funcionários públicos, numa generalização abusiva, como se fossem eles a causa de todos os males. Ouve-se muito falar da necessidade da estabilidade económica, pouco se ouve sobre estabilidade social.

O Sistema Público de Segurança Social tem vindo a perder importantes receitas que lhe são devidas, tem sido usado como amortecedor social das privatizações, das falências fraudulentas, dos salários em atraso, das retenções indevidas de contribuições por parte das entidades patronais, com um significativo aumento do esforço financeiro para pagamento de subsídios de desemprego e para despesas com reformas antecipadas. Existem alternativas? Claro que sim, com uma reforma estrutural responsável, que preserve o modelo social e a solidariedade entre gerações, com políticas de aumento de emprego e dinamização do sector público, (motor tradicional da Economia liberal) como sugere a UGT. A verdade é que, com uma taxa de crescimento a longo prazo como esta que temos, aquilo que deverá ser posto em causa, nunca poderá ser a Segurança Social, mas sim o próprio Capitalismo e a politica Neoliberal.

Enfim, temos o exemplo do desastre social americano que é gigantesco e hoje, nos EUA, ninguém confia em ninguém e a falta de confiança poderá ser o fim de um modelo neoliberal puramente capitalista.

Anónimo disse...

Dêem-nos música que nós agradecemos! Nós, tudo ingerimos e digerimos como de uma guloseima se tratasse, ou uma pílula milagrosa contra o tédio. Mas já passou tal brisa passageira, refrescante e prazenteira que não teve licença de prorrogação, tendo o seu contrato a prazo atingido o términos findo o prazo concebido para o efeito. O efeito, esse, permanece nos nossos corações sedentos de harmonias musicais, as únicas com capacidade para ainda nos fazerem sonhar.

Devido a inúmeros pedidos, o Gânia “notícias” pensa seriamente pedir aos nossos governantes que nos continuem a dar música, seja ao vivo, ou gravada, tendo em conta a quantidade de sonhadores em crescente no nosso país.

A minha solidariedade com os irmãos brasileiros. Eu até tenho um vizinho brasileiro, que trabalha na construção civil, que é muito engraçado. Há tempos foi ao médico e disse: - Dotôr, me dá uma injecção anti-britânica! - Ó homem, não será anti-tetânica? - Que nada, dotôr, foi mesmo com chave-inglesa!
E pronto, não me apetece escrever mais… doem-me as teclas de tanto escrever.

Camila disse...

Relamente, tu escreve bem!
Parabéns.
Beijo

Anónimo disse...

Alguém que me explique isto por favor: todos estes comentários que ultimamente se têm visto de gentes do Brasil...são a sério ou é algum tipo de spam no blog?? É que de 50 comentários...30 são deste género, a agradecer isto e aquilo. Isto assim começa a perder a piada...sinceramente.

Anónimo disse...

Oi carinho tudo di bom pra você.

Anónimo disse...

Um beijo góstoso em sua boca, meu docinho di fubá.

Anónimo disse...

Quero lhi dar um xamego bom em seu cocuruto e cafuné no cangote.
Xau gostosão daqui.

o que me vier à real gana disse...

táxi pluvioso, concordo! Daí ter mencionado gestão "criativa", para mim "negligente". A criatividade deu frutos... só colhidos por alguns!
Sarkosy... tb estou curioso para ver o k lhe vão aconselhar os anfiteatros de conselheiros/assessores.
grazzi, obrigado tb! Volte.
Darwin, diga-lhes como é!
Gânia "notícias", sempre em cima!
Camila, muito obrigado!
anónimo das 14:20, são comentários de gente boa e que escreve bem. São brasileiros, sim... e muito bem para o meu blog. Querias uma explicação? aqui a tens!

o que me vier à real gana disse...

anónimo de vários momentos, tem tino, tá?

Anónimo disse...

Sr. Gana, então se assim é cabe-me dizer que o blog abandalhou-se de tal maneira que até faz lembrar o hi5. É pena, tínhamos aqui um excelente espaço.

Anónimo disse...

Anónimo das 17.38, estou consigo.
Se isto está como está e é do agrado do dono, se já não podemos fruir deste espaço como antigamente, sugeria que nos mudássemos para outro sítio. É só indicar aí um blog disponível e tentar transferir aquela aprazível comunidade que já por aqui andou. Voltaremos aos dias alegres certamente, se não na Real Gana então noutro sítio qualquer. Convido um dos blogger's mais entendidos na matéria a criar um blog e comunicá-lo aqui. Parasitismo ? talvez, mas assim toda a gente fica bem. Quem quer estar como está ficará, quem quiser opinar, brincar, partilhar informação nos exactos termos em que em tempos aqui o fizemos mudará para a nova casa.
Fica no ar a sugestão.

Um abraço.

Anónimo disse...

Parece-me aparvalhada esta sugestão destes anónimos. Mas onde é que está o problema? Temos aqui amigos novos, ainda bem. podemos igualmente fazer o que antes fazíamos. Já agora convém dizer que o pessoal abandonou a Gânia durante muito tempo, não estão de acordo? Agora por o Gil legitimamente alargar o mercado estão a sentir-se ameaçados? Dêmos as boas-vindas aos novos amigos e continuemos como antes. O administrador não exclui ninguém,sempre foi assim.

stériuéré disse...

Aqui o que realmente eu tou a achar piada ,é que em vez desse(s) anónimo(s)tomar(em) atenção ao verdadeiro post, não! Apenas vem aqui pa ler os comentários...-
É migo, vai pa outras bandas...
Aqui( e desculpem pelo meu atrevimento...) todos os visitantes assíduos ou não, vêm aqui para ler e comentarem o post e sim, por vezes brincrmos um pouco uns com os outros, mas caramba --------------QUEM GOSTA GOSTA, E QUEM NÃO GOSTA COME SÓ AS BATATAS!
xiça. Ora sejam benvindas brazucas, alentejanas, lisboetas , zuas, somos todos iguais ou não?
Bem até me esquecia de comentar o post, mas pa não tar a gastar mais pátuá, apenas digo, o zé povinho devia ser o primeiro ministro, presidente da républica e até o papa(sua santidade).
E já agora gana brigada tb pelas palavras.adorei viu.( tb sei escrever brasileiro)hehehehheeh

Anónimo disse...

Mas o que é isto? O que é que este anónimo quer? O Gil quer um blog mais abrangente geograficamente, e assim é que é. Bem-vindos os irmãos brasileiros. Podemos conviver todos e fazer disto o fórum que era antes do Verão.
A steriuere tem razão. O Gil também. Todos os bons são bem-vindos.

Anónimo disse...

stériuéré:ou é cego(a) ou burro(a), desculpe lá o termo.
Citando: Grazzi Evans disse...
Olá,
Obrigada pelo comentário ^^
Volte sempre.
Beijos

Escrava Isaura disse...
Oi carinho tudo di bom pra você.

Tieta do agreste disse...
Um beijo góstoso em sua boca, meu docinho di fubá.

Isto é comentar o post?? Vá ao post anterior...verá CARRADAS destes comentários. Acha que isso é o blog que sempre tivémos até aqui? Um blog de carácter intelectual, humorístico, sátiro-político, com humor inteligente pelo meio. Tenho saudades desse blog, não destas trocas de mimos e beijinhos comment sim comment não.
Fiz-me entender???

Marta Vinhais disse...

Olá, obrigada pela visita...
Quanto ao país estar em crise...a partir de 31 de Dezembro vou fazer parte duma estatística (desempregado)....
Mas não vejo ninguém tentar resolver essa "crise"...
Beijos e abraços
Marta

stériuéré disse...

Nem sou uma coisa nem outra , apenas uma pessoa solidária e não me considero uma pessoa racista , ao contrário da vossa pessoa.
Todos nos queixamos que vivemos num país que aos poucos e poucos anda a perder a liberdade ganha com bastante luta pelos nossos antepassados e agora vem-me aqui um bacano qualquer querer negar aquilo o que as outras pessoas devem ou não fazer . Faça como eu, leia apenas aquilo que lhe interessa!É impessão minha ou o senhor anónimo das 21:35, anda com um pouquito de ciúmes do sr. Gana.
Heheheheheheh ( não queria ofender , apenas tou a defender aquilo que escrevi)E acalme-se senão apanha rugas!

Taynar disse...

Adoro esses comentários anônimos, que devem ser escritos por pessoas com cerébros do tamanho de uma azeitona, tamanha a criatividade do pensamento.
Qual o problema com o Brasil, meu caro? Por causa de alguns comentários, vais taxar-nos todos como acéfalos?
Sendo assim, eu diria que todo português é tapado [E antes que eu seja achincalhada, só dei esse exemplo, pq por aqui, as piadas sempre mostram os portugueses como ingênuos. Mas como tenho vários amigos na terrinha, devo afirmar que as piadas são de mau gosto, mas as utilizei pra usar o mesmo raciocínio do anônimo].
Logo se vê que: generalizar é uma merda, sim?
Portanto, se você não gosta dos comentários brasileiros, é só não ler-los. Simples, fácil e cômodo.

Ao dono do blog, desculpa a lavação de roupa suja.
=)

Anónimo disse...

anónimo, estás a ser brutalmente incorrecto. A steriuere e a brasileira taynar têm carradas de razão. a maior parte do pessoal fez longas férias do blog. O gil, que tem um dos melhores blogs generalistas que podemos encontrar tem razão em querer leitores de todo o mundo... em especial lusófonos. Penso, até, que vais levar resposta danada do gil. Eh pá, se não gostas dá de frosques. Sim, estou com o gil, bem-vindos brasileiros irmãos.
P.S. Há muito que não comento, hoje vi-me forçado! Estúpido anónimo.

Anónimo disse...

Ufa que texto heim, simplesmente perfeito, muitos pensam que nós BRASILEIROS da tal pátria desamada acham que nós somos tolos ou tolinhos enfim nós estamos acordando, e somos nós quem sempre mandamos, a nossa arma é o VOTO e dia 05 esta chegando ai!

anderson eduardo disse...

Gostei de suas publicações, voltarei mas vezes. tenha um lindo final de semana

Anónimo disse...

Excelente texto; útil!
Agora à atenção do "senhor" anónimo: parece que fazem cá falta o crispim e o gastão. Eles punham-te na rua num instantinho. Podemos ter aqui o nosso fórum, neste blo de facto excelente, agora com mais companhia. Venham todos: brasileiros, angolanos, moçambicanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos, timorenses. Viva a lusofonia!
Boa, Gil!

Anónimo disse...

Boa noite, meus ámigos estou pasma, voçê anónimo, não estress hem, vá com calma, conhecendo o autor do blog, ele não é de excluir ninguém independentemente das origens, quem garante que o sr. anónimo não é oriundo do Seará??? Amigo Gil, como sempre estou de acordo contigo quanto ao post, deem-nos música, nós continuamos a dançar principalmente aquela canção do falecido António Variações cujo o título é" quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga"... acabo de ouvir o nosso PR na tv a comentar que a crise na América é derivada da ganância dos Srs. Investidores,o Sr. bush muito cabisbaixo alegando que se encontram neste momento em reunião à mais de duas horas para tentar solucionar, alegando ...Meu Deus aguardemos melhores dias, afinal eu sou dona de um banco posso pedir gambas no lugar de um bitoque...

xistosa, josé torres disse...

A única solução é chamar o vilão, desculpe o velhão, Bagão Félix e deixá-lo organizar os fundos e tudo o que mexa com dinheiro, empresas, privatizações e coisas comezinhas.
Ele resolve.
Ah!, dêem-lhe um bastão de basebol e dois gorilas para o "lardearem"(*)

(*)lardear- entremear uma peça de carne, não há inconveniente que seja um político, com toucinho.

o que me vier à real gana disse...

A todos os visitantes e comentadores, portugueses, brasileiros, checos... o meu muito obrigado!
anónimo desnorteado, atina, tá? A tua "alegação" não merece nem mais um retorquir da minha lavra!

o que me vier à real gana disse...

maria zua, são uns artistas, os srs. presidentes!
xistosa, tá demais, eheheh!
tainar, não leve a mal o desnorteado, tá? quero-a, a si e às amigas e amigos brasileiros, cá. Desejo um salutar e alegre convívio entre nações... efectivamente irmãs!
quem me dera cá ter pessoal de toda a lusofonia! Conto consigo!

Idylla disse...

ih...pior q colokei inspirada no seu coment msmo sabia? hauauhauhua
vlw beijaoooo
Don't stop neverrrrrrrrr

Anónimo disse...

meu filho, é a vida que anda sendo meio mafdrasta comigo em relação ao tempo, sabe: ando numa trabalhada de dá dó, e R$ que é bom: NECO! vida tirana ¬¬º
mas sempre que dá visito a galera, e não deixo de responder a um coment ^^ obrigada pela compreenção! yzy

Paulo Victor disse...

é sim.
o povo ainda manda.
pelo menos até dia 4 de outubro
à meia-noite.
depois.......... o//

Daniel disse...

Carlos

Queres dizer... o povo mandava!... Definitivamente, o povo manda apenas no voto, de resto paga e muito bem, sem ninguém o consultar, aos rapazes que até o sabem conduzir e estes becos.
Para sair deles, coitados!...
Seja o que "dios lo quiera"... venham outros tentar!...
E o povo sempre a pagar... é só pagar e calar!...
Daniel

Anónimo disse...

Eu acho que este anónimo tem graves problemas. Venham de lá esses...e ESSAS brasucas, eheh!

Anónimo disse...

O nosso colega de redacção Felisberto resolveu comprar uma mota. A sua escolha recaiu sobre uma Harley. Só havia um problema: os cromados. O vendedor aconselhou-o a usar vaselina para os proteger sempre que chovesse, e assim foi: o Felisberto sempre que chovia, lá ia ele besuntar os cromados da mota com vaselina. À pala da mota, conheceu uma rapariga e começaram a andar. Ela um dia resolve convida-lo para jantar em sua casa para conhecer os seus pais. E assim foi.

Chegada a hora da refeição, o pai diz: - Cá em casa temos uma regra: quem falar primeiro depois da refeição, lava a loiça.

Felisberto achou aquilo muito estranho, mas regras são regras. No final da refeição resolveu fazer um teste para ver se alguém falava, e começa a beijar a namorada descaradamente. Verificando que ninguém se pronunciava, resolveu ir mais longe e pegou na namorada, levanta-a para cima da mesa e....Pimba. E não se ouvia uma palavra. Não satisfeito, pega na futura sogra e....Pimba. Para surpresa de Felisberto ninguém dizia nada. Nisto começa a chover. Felisberto, lembrando-se dos cromados da sua mota, dirige-se ao seu blusão de cabedal e saca a embalagem de vaselina. O pai olha assustado para aquilo e diz:
-OK, OK, eu lavo a loiça!

Anónimo disse...

Ok. Vim cá mais uma vez ver o que isto tinha dado, deu o que deu: uns comentários assanhados.
E agora à Saramaga que não me apetece usar pontuação:
Ao sr. Gana tenho tino escusava era de convocar os seus heterónimos para promoverem a defesa do blogue não se preocupe à Stériqualquer coisa até nem como batatas cuido da linha à Taynar quando os comentários não têm qq substância a sua proveniência é irrelevante venham de portugal do brasil do congo ou da papua-nova guiné não há aqui nenhuma xenofobia se todos os comentários das suas conterrâneas fossem do jaez do seu não tinha da minha parte qq reparo Ceará Maria Zua Ceará Zeus sexista o seu comentário Gânia Notícias admiro-lhe a preserverança é uma pedrada no charco finalmente nem todos os comentários não concordantes com o rumo que a real gania tomou são meus fico satisfeito de saber que há mais descontentes estes que ainda cá vêm tentar inverter o caminho e aqueles que definitivamente deixaram de cá vir primeiro alegava-se com as férias mas estas já terminaram e nem sinais dessa malta boa portanto meus amigos fiquem lá com a vossa mandem beijos e abraços e antes que me esqueça vão bardamerda.

Anónimo disse...

anónimo das 12:00. Essa é que é essa. As férias acabaram e muita malta já não voltou mais. Quem viu o Blog há 6 meses e vê agora nota uma diferença ABISMAL.
Eu assim o noto e a prova disso, é que agora raramente me lembro de cá aparecer. E cada vez que apareço, cada vez está pior, salvo alguns resistentes que ainda por cá andam, pq esses sim, merecem que eu lhes leia os comentários. Fora isso, tb leio os posts do Gana, obviamente.

o que me vier à real gana disse...

anónimo das 12:00 horas, quem defende o blog é quem dele gosta! Tu, pelos vistos, não. A porta encontra-se aberta.
P.S. para além de te dar o conselho "não sejas mal-educado", digo-te tb: não te faças passar por meu amigo,pois isso é hipocrisia! Sim,deves conhecer-me, deves,por todo o paleio tido,ser da minha terra, pois quando em situação de convívio de bar te fizeres passar por meu amigo,estás a ser puro hípócrita...Esse é um tipo de purismo que abomino. Se leste isto é pq, afinal, continuas por aqui.

Anónimo disse...

Sr. Gana...vai-me desculpar, mas criticar e dar opinião também faz parte de um espaço democrático. Se alguém acha que alguma coisa está mal não se deve oprimir e sim partilhar e deixar a sua idéia. Que não se confundam as coisas. Provavelmente é alguém que anda consigo nos copos mas nem por isso é hipócrita como directa ou indirectamente o chama. E com certeza que por trás do "anonimo" existe um nick que até vemos aqui várias vezes mas que, para não revelar a sua identidade, esconde-se por detrás do anonimato. Acho legítimo, toda a gente o faz, é uma defesa, faz parte do blog.
Quanto ao anónimo das 12:00, foi mal eduacado ao mandar as pessoas para tal parte. De resto...tem legitimidade.

Anónimo disse...

E mais Sr. Gana...quando se gosta muito de uma coisa e achamos que a estamos a perder, lutamos por ela...correcto?
Veja a sua frase: "anónimo das 12:00 horas, quem defende o blog é quem dele gosta! Tu, pelos vistos, não. A porta encontra-se aberta."
É nitidamente expulsar com boas maneiras a pessoa em questão.

o que me vier à real gana disse...

Obrigado zeus!
anónimo disfarçado, apesar de não concordar com a "política" do blog (já agora, não se esqueçam k eu sempre referi k escrevo coisas do mundo,não coisas da Praia - até agora só um post sobre a Praia aqui existe, o da Barrinha), obrigado por continuar a ler os posts.
Gânia notícias, pela constante informação e bom humor, obrigado!
Steriuere, pela defesa,obrigado!
Se gostaria de continuar a contar com os outros?... Obviamente que sim! Agora não troco o âmbito geográfico k o blog de momento tem, pelo k tinha. Isso não. Os amigos brasileiros, como de outras nacionalidades (lusófonas), são sempre bem-vindos; tal não impede o fórum k aqui acontecia. Tu, anónimo, é k vês esse inexistente impedimento. Mais, se como dizes, dos outros nunca mais tive comentários, então tinha k me virar para outros "mercados". Eu escrevo para ser lido, não escrevo para mim. Boa tarde a todos, fiquem bem!

o que me vier à real gana disse...

alquimista, o k é k está mal aqui, podes dizer-me? É k eu não vejo nada de errado na vinda de novos amigos! Sim, quem fala como ele falou e se diz meu amigi, é hipócrita. Mas diz-me, o k é k está mal aqui?

Anónimo disse...

Sendo directo: a constante troca de beijinhos e abraços e "cuchi cuchis" que a nós que cá vimos em nada interessam. Para esse fim, utilizem os emails, ou msn's ou hi5's. Há tantos meios...Agora obrigar-nos a ler isto a toda a hora é que não. E que n apareça aí a stériuéré a mandar vir e a dizer que se deve comentar e não ler os comentários dos outros. Ficou-lhe mal isso. Ainda assim, vou continuar a frequentar o blog, como é óbvio.

Cris disse...

Jesuis aqui está parecendo a guerra do vietnã!!!
Mais só para fazer um pouquinho de raiva...
Adorei seu cantinho Sr. Gana!!! Escreves muito bem e tens um posto de vista bastante crítico o qual me agrada muito!!!

Passarei sempre por aqui!!!

Um grande abraço

Srta Violeta!!!!

P.S.: TenhO ainda um outro blog, que trata de assuntos mais "geográficos" como geógrafa que sou! Visite!!!

http://umageografaemparafuso.blogspot.com/

BeijOs derradeiros!

Cris

o que me vier à real gana disse...

alquimista,obrigado por não teres intenções de abandonar!
P.S. notem bem, pois muito do pessoal tb comenta,para além de manifestar respeito, como eu manifesto por esles! É preciso ler tudo!
Fica bem!

Anónimo disse...

Há gente que até pode nem ser mesquinha, mas às vezes parece. Depois do que ficou dito ontem, não havia razão para o anónimo voltar a dar numa falsa questão. Arre!

Lilith disse...

Muito obrigada pela visita. Seja sempre bem vindo ao Amores.

Bj imenso

Jardineiro de Plantão disse...

Que tal encontraste o Jardim...? Por vezes a coisa endurece nos pots, mas é muito mais calmo nos comentários...
Obrigado pela visita, aparece mais vezes.

Espaço do João disse...

Meu caro.
Não o conheço e, tão pouco sei como veio parar ao meu espaço.
No entanto estou completamente de acordo consigo, pelo menos assina aquilo que escreve e, não escreve nada mal, antes pelo contrário. Venha sempre ao meu espaço pois hoje vou dedicar a passar os olhos pelos seus escritos. Já li uns dois ou três e, gostei. Fez-me lembrar o meu querido amigo que já não está entre nós. O José Afonso na sua célebre canção " Os Vampitos ",usado e abusado por uma determinada força pilítica, que está sempre no contra. Um grande abraço. João

Duarte disse...

Com o teu comentário recordei algumas aulas dum professor de teoria económica da Faculdade de Valência. Estávamos então em plena crise dos anos noventa, e aquele senhor aproveitou para falar-nos do craque do 29, e da depressão dos anos 30. Os meus escassos recursos práticos, já que nunca exerci o que estudei, são que, se não actuamos a tempo, pode trazer-nos consequências bastante funestas, comparadas com as de então. Esta tarde o jornalista da RNE falou de cifras que assustam, verdadeiramente preocupantes que, como sempre, vão afectar, muito negativamente, aos que menos tem; já que estas empresas operam em todo o mundo. A solução já não está nos campos de algodão e toda a malta a cavar, agora somos muita gente, a situação complexa, e a delinquência a crescer, em grau superlativo, quando chegam as vacas fracas.
Trata-se dum assunto que a todos nos tinha que começar a preocupar, e muito.

Reconhecido

aamandatener disse...

que bom ter gostado! o seu blog tambem é otiimo!

Beiijos :*

ETERNA APAIXONADA disse...

Bom teu retorno ao meu blog! Obrigada!
Tenha um ótimo fim de semana!
Beijos

Anónimo disse...

CALMA, não usufruam tanto do nome do blog, o que vier na real gana mas com respeito, estou a ver que já não é só a crise que está a afectar as pessoas, melhores dias virão...ou piores não se sabe...mas sangue frio. Eu faço questão de visitar este blog todos os dias mesmo cansada do trabalho, faz-me bem ao meu ego visitar este espaço, quais hi5; msn ou e-mails...durmam bem e calminhos...já agora bjs. para todos.

Bípede Implume disse...

Olha Gana, gostei.
Até desta troca de opiniões.
Obrigada por tuas palavras no Diletantes.
Bom fim de semana.

Patrícia Andréa disse...

Olá!
Passei aqui pra agradecer a visita e o comentário lá no meu blog!
Volte sempre!
Bjus!

Milheirão disse...

Pela abrangência um tanto ou quanto desmesurada que tem, a nossa Segurança Social, ou melhor, os seus recursos, estão um caos. É um facto que o seu princípio (o de segurança social/saúde para todos), é um princípio nobre mas que permite abusos, muitos abusos, por parte de pessoas e de instituições. Quanto à Saúde, ainda vá que não vá. Diz a lei de base do SNS que "têm direito à assistência médica e medicamentosa... todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros oriundos de países com acordos de reciprocidade". Já quanto à Segurança Social, existe toda uma gama de parasitas que mais não fazem do que viver às suas/nossas custas. É claro que a privatização da coisa não é a solução. O que seria desejável, a meu ver, era um controle apertado de modo a evitar ao máximo um sem número de situações de apoios a pseudo carentes que mais não fazem do que NADA e ainda outras em que, tendo apoios da Seg. Social, trabalham ao negro, sem sequer se preocuparem com a velhice porque, quando lá chegarem, têm sempre a garantia dos bens necessários para sobreviverem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivian disse...

...parece-me que cheguei aqui em dia de guerra...e isso muito me entristeceu por ser uma página
inteligente, um forum de debates
saudáveis com temas que abrangem
não só Portugal como aqui no Brasil
onde a policagem anda à solta e em
clima insandecido pelas eleições
estaduais e municipais, posto que político é político em qqr lugar do planeta, e a maioria legisla em
causa própria...

de qqr forma, gostei muito de te ler, e entendi seu raciocínio...

bj

Anónimo disse...

esperando pra ver no q vai dar tudo isso...
tbm axo q esta é uma crise neo-liberal!!
aki tbm continua mto bom!!!..

bom fim de semana

Cris disse...

Nossa que legal que sejas também geógrafo...
Bem, ainda não me formei... estou a esperar pela conclusão de meu curso, pois minha Universidade (pública) está em greve...
Mais amO muito o que façO e não me arrependo de ter escolhido a geografia!!!
Estou ainda dando meus primeiros passos na geografia!!! Obrigada pela visita em meu blog...


E gostaria de salientar a alguns anônimos, que os brasileiros tem BOAS MANEIRAS, e são bastante EDUCADOS e GENTIS.
E costumamos agradecer tudo o que nos agrade...
Isto aqui No BRASIL é uma questão de EDUCAÇÃO e nos é ensinada desde quando nascemos.
E outra coisa, Vocês ao chegarem ao nosso país, blog, e-mail ou qualquer outra coisa, são sempre muito bem vindos, e vejo um certo preconceito de vossa parte para conosco...
Somos gente que pensa, fala, escreve, critica, etc. Isto não Importa a idade, sexo cor, raça...

Poderiam ter mais respeito para com os brasileiros...

E ao dono deste blog MARAVILHOSO

10000 BEIJINHOS

e quem não gostar ferre-se!!!

Cris

Nadezhda disse...

"Senhores mandões do mundo, nós, o povinho, também estudamos e observamos." (Pois é!)

Obrigada pela visita ;)

Anónimo disse...

sr, anónimo, só para dizer que o gil tem razão: isto, com a malta brasileira só gana. O fórum que tinhamos antes do Verão ganha força. Por isso tenha juízo. Viva o povo irmão, vivamos todos!

Milheirão disse...

Acho muito bem que se dêem a alguns anónimos os Assoabentas que merecem. O próprio nome do Blog (oquemevierarealgana), é indicador da liberdade de expressão que nos foi facultada pela REVOLUÇÃO DOS CRAVOS. Por isso mesmo, aos anónimos racistas, NÉGA!!! (Como dizem os nossos amigos Guineenses.

Anónimo disse...

Boa Noite. Peço desculpa por me intrometer numa guerra de opiniões, que quanto a mim, se o Sr. Gil me permite, prevalece a preocupação na origem dos comentadores e não a opinião dos mesmos. Pois, eu hoje por mero acaso abri este Blog li,reli e gostei, tanto que faço questão de cá voltar. Parabens Sr. Gil, excelente blog.

Anónimo disse...

Olá, boa noite! Excelente post. Por certo actualíssimo durante muito tempo.

firmina12 disse...

obedeço e apareço, mas só hoje vi tão urgente pedido. estou mais no abismo

Anónimo disse...

O empresário Orivaldo, de 35 anos, usa uma escova de dentes para limpar o seu insecto de estimação, um besouro gigante que come manga, goiaba, guaraná e abacaxi. Ambos vivem no Brasil, país onde o empresário cria esses insectos para exportá-los para o Japão, onde existe uma “mania de besouro” – “beetlemania”, em inglês.
De acordo com a Lusa, que publicou a notícia, Orivaldo parece afeiçoar-se tanto aos besouros quanto os seus clientes asiáticos. Possivelmente porque essa exportação, autorizada tanto pelo governo brasileiro quanto pelo japonês, é lucrativa: ele exporta cerca de 300 besouros gigantes por mês, que são vendidos em pet-shops por cerca de USD 150 cada.
”Os besouros têm personalidade e sabem quem trata deles”, disse Orivaldo ao Gânia. “Eles são calmos quando estão perto de nós, mas, assim como os cachorros, ficam nervosos se acham que alguém tenta machucá-los.” Ainda de acordo com o empresário, ele poderia vender mil besouros por dia, se tivesse essa quantidade de insectos.
A empresa Orivaldo & Flhs, fica numa fazenda no subúrbio da cidade de Paraty, localizada a sul do Rio de Janeiro, onde emprega 2 funcionários (o primo e a prima). As espécies ali criadas, estão entre as maiores do mundo.
No Japão, os besouros são protagonistas de jogos e banda desenhada. Eles aparecem nas lancheiras e pijamas de crianças, “como o Mickey Mouse nos Estados Unidos” ou como a Floribela em Portugal.

Anónimo disse...

Cris Ribeiro, muito bem! Não pessoal aqui também é simpático. É apenas um anónimo mal educado que quis criar confusão. Vocês são todos bem vindos a esta comunidade, e o Gil pensa o mesmo, pelo que tenho visto. Vamos conviver todos e trocar ideias, e debater.

o que me vier à real gana disse...

Pessoal amigo, é bom contar convosco!

Anónimo disse...

isso aeh, o povo q manda \o/ abraçossssssssss

o que me vier à real gana disse...

insime, é isso!