segunda-feira, 16 de julho de 2007

Em terra de cegos...

Em terra de cegos…


INTENSIDADES DE DEMOCRACIA


Quanto mais inteligente, culto e informado for um Povo, menor será o espaço para a demagogia. A acção dos políticos será analisada em função das circunstâncias, mas também das promessas eleitorais; a penalização ao político prevaricador acontecerá com grande frequência (nos momentos eleitorais), o que conferirá à Democracia uma intensidade elevada.
Numa Democracia de elevada intensidade a opinião pública será mais respeitada pelas elites políticas (bem sei que ela já é o primeiro poder, só que o exerce de forma contrária aos seus próprios interesses, precisamente porque não é respeitada, porque é contrainformada).
Então?..., não valerá a pena trabalhar apenas para as estatísticas?; como dantes, não será melhor informar/formar medianamente (eufemismo) muitos, reservando para poucos o muito, a excelência… Claro, dantes os poucos eram escolhidos - agora não se vê, pelo menos em ecrã gigante, o filme “Discriminação”. Agora a Escola está democratizada!... Pois, tá bem, tá!...
Todos os que mandam na Economia sabem que os recursos dos recursos são os recursos humanos, que só qualificando estes pelo melhor se lá vai em termos de produtividade, qualidade, inovação… Todos sabem isto, mas… Ganhar as próximas, manter o poleiro (para si, familiares, amigos), segurar destaque numa sociedade do estatuto, isso sim, isso é que é verdadeiramente importante.
De maneira que…




Carlos Jesus Gil

2 comentários:

Anónimo disse...

De politica percebo muito pouco Carlitos!!!

Tomas de Alencar disse...

Era outra vez eu...