sábado, 22 de dezembro de 2007

Passa-se, e não devia...

PASSA-SE, E NÃO DEVIA…

ZONA DEMARCADA PARA TODOS


A propósito de uma inauguração, neste tão atribulado consulado socrático (Sócrates, o lusito):
- Olha eles, olha eles!
- Ó amigo, chegue-se lá para trás! – Agente da autoridade, também ele lusito, no rigoroso cumprimento das suas obrigações. Até a voz fora colocada como manda a lei: carrada de decibéis; aspereza em dose ao jeito de “não quero cá faltas; míngua, comigo não!”.
Vai daí, o mexilhão (quando o mar bate na rocha…) lusito que intentava, efectivamente, abandonar a Zona Demarcada dos Lusitos Anónimos, com o fim de dar uma palavrinha, do largo mas audível, ao nosso Primeiro, outro remédio não tem que dá-la a um outro lusito anónimo que, a seu lado, já se preocupava com a sua situação: “Eu só queria pedir-lhe que não me faça sentir baralhado. Ele diz que vivemos em Democracia, mas eu acho que a Democracia não é assim. Eu só queria indicar-lhe alguma bibliografia de referência… Grega, por exemplo, da terra do outro Sócrates.”
- Ó pá, deixa lá isso, manifestemo-nos mas sem o molestar. Senão, já sabes…
- Pois, é por isso que nunca vamos a lado nenhum. Temos que os molestar!... Achas que eles nos ligam, se não os molestarmos?
- Camarada, eu cá por mim não quero problemas. Venho aqui, mas não quero problemas. Eles só nos admitem se formos inócuos. Vai por mim.
- Vou por ti?! Acabo de te dizer que se os não molestarmos fica tudo na mesma…!
- Olha, faz como quiseres. Mas tem cuidado, que esses mexilhões como nós parece que se julgam do mundo deles.
- Não te preocupes. Ó senhor guarda, vá lá!
- Olhe, identifique-se, se faz favor.
- Então, mas…
- Identifique-se, se faz favor.
- Ok., ok…
Sócrates não teve oportunidade de ser aconselhado sobre bibliografia essencial… a uma governação de matiz democrática. Mas isso também pouco lhe interessaria. A que verdadeiramente lhe interessa, a que o serve, ele leu e releu. Ele conhece perfeitamente as múltiplas formas de evitar que alguém – digo, alguém – saia da linha. Zona demarcada para todos!




Carlos Jesus Gil

1 comentário:

Tomas de alencar disse...

Repara que nenhum deles gosta de manifs.