terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Medicina


A propósito de um caso, que conheço, em que um menino com uma doença rara - tão rara quem ainda ninguém vislumbra nome para a dita - tem sido, não digo negligenciado, mas tratado com alguma displicência por quem o tem seguido. Apenas agora se considerou a pertinência da intervenção de várias especialidades médicas no estudo do caso. É, agora, um Caso de Estudo.

A medicina é semiologia; é intervenção; é terapêutica. É também dedicação, plena, e humildade... A Medicina, com letra Grande!
O laboratório e a prática andam de mãos dadas no avanço daquela atividade humana bem científica, mas tão empírica por natureza. O laboratório plural, multidisciplinar, e a prática. Porém tal não se coaduna, de todo, com negligência e ausência de uma saudável ambição por saber mais, ir mais além nas possibilidades.Com a soberba, a sobranceria, ainda vá!, se a idoneidade e a genialidade, bem como a capacidade para um intercâmbio, coexistem num espírito forte mas narcísico, grato tanto e tão só a si próprio... ainda vá!. Com negligência, displicência, falta de ambição, Não! Porque não dá, não dá mesmo, nem faz sentido!
Concordam, senhores a montante, no meio e a jusante destas Coisas?
A Ciência não é um jogo solitário!


4 comentários:

AZUL DRAGÃO disse...

Carlos :

..."A Ciência não é um jogo solitário!"...

Não é não senhor !


Abraço

oquemevierarealgana disse...

Pois, amigo Dragão!

Flor disse...

A Medicina não se define, sente-se no dia a dia em pequenos nadas e grandes momentos...Não sei se entendi bem o teu "ensaio" mas é preciso usar o dito laboratório com as ditas "cobaias" para a evolução das coisas sem dúvida.Lembro-me no meu percurso, que não é tão grande assim, da evolução que existe a nivel da cirurgia cardiaca, tratamentos oncológicos e tantos outros exemplos que podia deixar aqui...A questão é sempre a ética com que as coisas são feitas???se devem ou não ser feitas sacrificando alguém ou algo???E a maior questão de todas que está por trás de tudo, interesses económicos para alguns...
Quanto a negligência...neste momento temos o nosso Governo que está a ser o mais negligente de todos nos cortes que está a fazer, pondo em risco a qualidade dos cuidados de saude prestados aos utentes...peço desculpa se isto não tá muito bem escrito 3.30h SU pausa para café...beijinhos!!!MEDICINA NEM SEMPRE É 2+2=4 E ISTO É O QUE AS PESSOAS NÃO ENTENDEM...

AZUL DRAGÃO disse...

Carlos :

Agora ,
só falta mesmo chegar ao 1º .
Nós já demos e voltaremos a dar
(no Dragão )uma ajuda .

Parabéns !

Abraço