sábado, 29 de setembro de 2012

" Vitória " Pírrica

“ Vitória “ Pírrica

 Austeridade, austeridade, austeridade… E não há meio! O problema persiste, teima que nem o mais acintoso dos birrentos. Subsiste porque eles esquecem a vital necessidade: Interação e Complementaridade, com equidade e em toda a geografia. A única via para um crescimento harmónico e sustentável, a rota capaz de levar a um crescimento positivo, condição sine qua non para o efectivo desenvolvimento. A Aldeia nunca será, em verdade, global se forem negligenciados aqueles pressupostos. Desconchavo, pensar-se o contrário, negar o impreterível! Já viram alguma equipa de futebol jogar apenas com avançados? Não há muito, quando toda a geografia era local, compreendia-se melhor isto de que falo. Ainda que os trilhos que, obstinadamente, eles pisam nos possibilitem a chegada ao desejado porto, e tudo aponta precisamente para o oposto; ainda que a teimosia deles nos levasse à vitória, esta teria o amargo sabor de uma “vitória” pírrica… diria mesmo de uma não vitória. Pirro, enorme guerreiro de Épiro – Grécia – nos tempos antes de Cristo, conseguiu a enorme proeza de derrotar o poderosíssimo exército romano. Porém, para tal, Pirro perdera todo o seu exército… Terá valido a pena?

3 comentários:

Anónimo disse...

Este Governo conseguiu a proeza de não agradar a ninguém, nem a trabalhadores, nem a sindicatos, nem a patrões. Já todos sabemos que a terapia deste Governo para vencer a crise, é sempre a mesma: austeridade. E que austeridade no dicionário de S. Bento, significa: aumento de impostos, redução e corte de salários, despedimentos e desbaratar património!

Dia 5, lá estarei … para lhe esticar o dedo do meio!

Pensador disse...

Os ditos “génios” deste governo, começaram a aplicar o seu pensamento quadrado e linear para tratar de assuntos sérios; os resultados falhados começam a aparecer.
Chamou-se a troika porque não havia dinheiro!
Quando a troika chegou o PIB descia 0.7%.
No final do ano a recessão era de -1.6%.
No final do 1º semestre de 2012 a recessão já é de 3.3%
Isto significa que desde que a troika chegou a economia já perdeu 8.8 mil milhões de euros. A a execução orçamental baseada em previsões idiotas falhou em toda a linha. Basicamente as despesas aumentam e as receitas diminuem, e tudo isto com taxas de impostos mais altas.
Este governo falhou em 2011, falhau em 2012, e vai falhar em 2013.. e se agora já é difícil culpar Sócrates, depois deste pacote de austeridade, vai ser impossivel.
Não se deve esperar mais de um governo de falhados e imcompetentes…

xistosa, josé torres disse...

Sempre a malharem em ferro frio...
Não subestimem este governo.
O dito cujo da saúde vai-nos ensinar a rezar para não adoecermos, como a da "agricultura" que rezou para que chovesse.
O Gaspar embala-nos com as suas homilias e o Álvaro adoça-nos a boca...
Vamos dizer mal de quem?
Do que nasceu rapaz e queria ser rapariga?
Eu deste, digo! Não gosto de panel***** a governarem-me.
Chamem-me racista, homofóbico, homo sapiens ou lá o que quiserem mas se não gosto...
Uma boa semana, para não dizer mais nada.