terça-feira, 20 de julho de 2010

Verdadeiro aforismo... digo eu!

Aforismo... será?:


" Lei, muralha que defende a cidade. "


O verdadeiro:


Aforismo (inventei mesmo agora):

Lei, muro de arquitectura requintada e engenharia elaborada, que protege condomínios de luxo!




Carlos Jesus Gil

10 comentários:

Flor disse...

E pk momentos há k o cansaço não nos permite dar resposta própria...Vou deixar aqui um excerto k li há uns tempos e retive por ter gostado imenso, k me surgiu na memória ao ler este teu "Aforismo"...

"Ainda que todos os juízes do mundo fossem homens justos, no sentido de serem, todos eles, sem excepção, rigorosos aplicadores de lei, nem assim o mundo estaria vivendo na santa paz da justiça. Os juízes formam-se e existem para acatar e fazer acatar as leis, mas as leis não são justas só por terem o nome de lei: dizer lei sempre foi o mesmo que dizer justiça. Na história dos povos multiplicam-se exemplos desta verdade. Muito pior do que isto, porém, é quando num tribunal, chamado a decidir sobre uma acção presuntivamente criminosa, se vão encontrar reunidas duas injustiças, a da lei e a do juiz. Já não bastava a hipótese de que o juiz fosse daqueles que facilmente tapam os ouvidos à voz da sua consciência, no caso de ainda a terem, aplicando cientemente e à letra, sem o menor gesto de protesto público, uma lei que já sabiam ser injusta ou, pelo menos, desajustada em relação ao caso em juízo. Nesta situação corrupta, isto é, reunidas no mesmo foro as duas injustiças, quer o juiz de antemão prevenido contra o acusado quer a lei forjada para preparar o caminho à condenação, potenciarão alegremente as suas mútuas perversões institucionais e morais, começando logo por desprezar aquele sábio conselho da jurisprudência clássica que determinava que uma dúvida fundamentada, quando a houvesse, deveria favorecer o réu e não a pena"(..)

Sim, do Grande Mestre José Saramago

Darwin disse...

Não conheço essa lei de protecção, mas sei que são nas áreas protegidas que crescem esses condomínios de luxo, num país onde se acentua um crescimento urbano caótico e desordenado onde falta quase tudo.
Assim os previligiados vão-se fechando em ilhas muradas, ignorando o mundo que existe para além dos seus muros, a elite que habita essas fortalezas, permanecem indiferentes à vida que está prestes a explodir do lado de fora. Caminhamos para uma era do outrora…do lado de fora a massa desprivilegiada encontra-se refém da criminalidade e do preconceito social. Mas há muitas razões: de importância, de responsabilidade, de sentido do dever. Todas juntas, são razões que vencem sem nos convencer. Pior ainda, é de justificações assim que nascem as mentiras piedosas e as promessas por cumprir.
Pessoalmente rejeito a privatização do que temos de melhor no país, entregue à construção e especulação imobiliária. Porque a democracia é justiça e todos devem poder usufruir o que é de todos.

Ana Maria disse...

Aforismo, muralha, lei...
Grades, prisões ao ser humano!!!!!!!?
Grande saída ao ser humano!!!!!!!!?
Beijinhos no seu coração!

Anónimo disse...

Ó meu caro
Só se o intérprete dessa lei for um reles pedreiro, porque se for verdadeiro artífice há-de encontrar forma de lhe alargar os muros e permitir que ela proteja também os suburbios.
Até porque com os arquitectos que hoje fazem as nossas leis na AR basta usarmos um pouco a cabeça (para quem não a tenha só para usar o cabelo. Por falar nisso, que raio de cabeleira é essa com que te apresentas agora?)

o que me vier à real gana disse...

Olá anónimo ( por acaso ou não, até julgo k és uma anónima rsrsrssrsr!), não estiveste bem nessa coisa de "reles pedreiro"! Não estiveste, pronto! Agora, quanto ao k aqui defendi, julgo não estares a ver bem a realidade: ao contrário, ou seja tramar os fracos (pobres) entre "iguais", naquela Justiça Comutativa, aí sim, o mau Português com k se legisla ( ou o bom propositadamente conduzindo a...) permite a kk cabeça, ou mesmo cabelo, dar a volta à situação (leia-se: protger os oderosos... os senhoes do condomínio privado)... mas tu sabes disto, até porque...
Quanto ao meu abelofoi cortado há bem pouco eheheheeh
Fica bem!

Darwin disse...

Os responsáveis não serão só os Juízes, o mercado imobiliário é aliás, neste momento, um dos mercados mais desregulados, pouco transparente e, ao mesmo tempo, mais bloqueados em Portugal, o que parece um paradoxo, mas não é.
O resultado está à vista: uma enorme pressão especulativa sobre o território tem servido nas últimas décadas para opípara refeição de predadores de dentuça afiada que devoram cada palminho de terra como se fosse uma iguaria de estalo. O repasto foi transformando a nossa paisagem num escabroso amontoado de shopping`s e condomínios com piscina, ginásio e Securitas à porta. Uma salgalhada cacofónica que foi crescendo desordenadamente perante a complacência, ou melhor, o jeitinho camarada dos poderes públicos, – os autarcas.
Sinceramente não vejo desculpa para esta apropriação descarada, onde os atentados paisagísticos o caos e a desorganização administrativa, não podem continuar impunemente andar de braço dado com a arrogância saloia.
É escusado negar, pois é com esta diversidade de problemas que nos deparamos, não esquecendo que somos um país de gente mal-formada tecnicamente, que acha que já sabe tudo e nada tem a aprender…

Anónimo disse...

Já me apanhaste.
Ainda assim continuoa acreditar na capacidade interpretativa das mentes brilhantes, e ainda as há por aí, tantas quanto também há reles pedreiros na sua distinta profissão. Como também reles professores, alunos e por ai adiante...
Quanto ao cabelo, fico na expectativa de te ver no fim de semana.

Anónimo disse...

Peço imensa desculpa, mas não posso deixar de comentar, como tantas outras vezes fiz...Tivessem muitos Doutorados a interpretação da "Lei Moral" como muitos dos "Reles Pedreiros", talvez vivessemos num Mundo melhor!Quero acreditar que não foi uma expressão pensada, senão começamos já aqui a ter uma Lei só passivel de compreensão p´condominios de luxo como diz o autor.Ok falemos também dos "Reles Advogados, Magistrados" etc k existem, então...Por acaso divido funções na assembleia de freguesia com alguns pedreiros, tiro-lhes o chapéu, são exemplo mesmo de Justiça e Igualdade.Agradeço imenso aos que construiram o condominio de luxo onde vivo, sem a cabeça deles k tb serve para mostrar um cabelo bonito, jamais teria a beleza do mesmo.

Táxi Pluvioso disse...

Sempre podemos olhar por cima do muro (e sonhar casar com uma das filhas desses luxuosos e saltar o muro, metaforicamente speaking).

Daniel Savio disse...

Atualmente, acaba sendo algo mais real a tua frase, pois a lei que deveria proteger todos acaba protegendo apenas alguns...

Fique com Deus, menino Carlos Jesus Gil.
Um abraço.