quarta-feira, 23 de junho de 2010

Verdades, absolutas ou não

Repostagem




NÃO HÁ VERDADES ABSOLUTAS (ESTA TAMBÉM NÃO É ?!!!)


Se, como diz João Magueijo, os físicos teóricos – no seu caso, cosmólogo – passam a maior parte do tempo a tentar descobrir falhas nas teorias que já existem; e, por outro lado, a analisarem novas teorias especulativas, que porventura lhes permitam descrever tão bem ou melhor que as anteriores os dados experimentais, prova que não existem verdades absolutas (ou não, isto é complicado!). Pagam-lhes para duvidarem de tudo o que os outros propuseram antes; para proporem alternativas ousadas; para discutirem interminavelmente entre eles. “ No jogo do desvendar o mistério do universo, os cientistas nunca podem dizer caso encerrado “.
Não há, tenho para mim (será que tenho?), verdades absolutas. O que hoje é tido como verdade, terá que ser revisto no futuro… por certo (por certo?!!!), o que era verdade passará a ser conhecido como apenas parte dela ou, até, como uma completa não verdade ( já aconteceu, isto já aconteceu, lá isso é verdade).




Carlos Jesus Gil

1 comentário:

Flor disse...

Verdades Absolutas...conheço duas...Nascimento e Morte.As verdades antes e depois destes "acontecimentos"?!desconheço; assim como as que ocupam o "intervalo" de tempo entre um e outra, ao que costumamos chamar de vida...que tantas voltas dizem dar e que muitas vezes de verdade não tem nada!...Pq a maior verdade de hoje é mesmo uma enorme mentira amanhã...então isto será um nada?!?!...

Lembro-me de te dizer, qdo eu era mais pequenita, loool, há verdades absolutas a minha mãe é uma...nem o risco de ter sido trocada na maternidade existiu!