sexta-feira, 4 de junho de 2010

O vício

O VÍCIO




Porque me pareceu estar com febre – quente, que ela estava! -, dei um comprimido de paracetamol a uma árvore do meu pequeno quintal. Dissolvi-o muito bem em água, e meti tudo na raiz. Foram cinco litros de água para um grama daquele princípio activo.
Deu-se o caso por alturas do ocaso. No outro dia, manhã cedo, rompido de há pouco o astro-rei, acerquei-me do vivente doente e, perscrutando-o, notei algumas melhoras, não grandes, ainda assim, perceptíveis. Continuei, portanto, a terapêutica administrando-lhe dose igual.
Pelas duas da tarde, as suas folhas apresentavam já alguma viçososidade, não obstante a intratável caloraça do pleno Julho… Eram dez e meia da noite, mesmo antes de me preparar para a noitada, nova administração – não, a outra não fora demitida, nada de confusões!
Andei nestes desvelos cerca de uma semana… A Árvore, via-se, e confirmar-se-ia por análise idónea, vendia já saúde. Porém, se de oito em oito horas lhe não levasse a toma, era um tal zurzir na parede ali ao lado… Tive que pintar toda a parede e, como de brilho e ofuscação se passou a conviver entre as quatro, que remédio tive senão pintar toda a casa por fora!
Não fosse tê-la arrancado pela raiz, não chegariam hoje dez caixas de Panadol por dia. As tomas já eram de seis em seis horas, e os gramas já eram três de cada vez. Progressão geométrica! Teria que arranjar trabalho extra, está de ver.
Mas não, tomei a decisão correcta. Hoje, é um descanso!
Ah, a lenha?... Dei-a toda a uma vizinha que merece.




Carlos Jesus Gil

2 comentários:

DanyOctrome disse...

Bastante engraçado, uma árvore com vício...

Também achei piada à parte em que a árvore estava quente...

xD

Flor disse...

Cuidar é uma "Arte Nobre" que requer muita sabedoria e paciência!!!!....
Talvez, e pq estava melhor, precisasse só de companhia, te quisesse ver e até nem precisasse do dito Paracetamol...Devias ter-lhe perguntado...ou ficar sentado em silêncio até ela falar ctgo...Quem sabe não a preocupava algo fácil de resolver?!?Infelizmente deixou de haver tempo para as coisas simples...pequenos gestos e por isso cada vez mais se encontram "árvores" dependentes e doentes!
...Qto à lenha..."ocultação de provas"...se devias plantar duas por uma...agora tens k plantar quatro por duas!!!