sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mourinho mobilizador

MOURINHO MOBILIZADOR

Liga dos Campeões, evento verdadeiramente mundial!
Aproxima-se o momento, a Final da Liga Milionária está prestes a irromper. O jogo vai ser disputado por duas equipas, o Inter de Milão e o Bayern de Munique; seria de esperar depararmo-nos com duas dedicadíssimas falanges de apoio, porém a realidade é bem outra: Inter x Bayern, igual a três falanges de apoio. Os neutrais, esses sempre existirão, sempre, até que alguém tenha o Dom de lhes despertar a emoção adormecida - passe a redundância!... Gosta-se de futebol, por exemplo, e torce-se pelo melhor ou pelo que no momento se apresentar melhor, simplificando, por quem no jogo melhor jogar. Este é o fenómeno normal num neutral “amador” de futebol. Com o Mou em cena não há lugar a cinzentos: ou preto ou branco!
O Inter vai, pela capacidade mobilizadora - envolva ela empatia ou não – do seu ainda técnico principal, ter duas hostes a torcer por si, os realmadrilenos, pois claro, e, óbvio, o pessoal adepto de Milão. Vai ditar o resultado?... Oh!, sabemos lá! Agora que ajuda, ajuda!
Senhores e senhoras, é Mourinho na sua plenitude.



VIDA ARTIFICIAL
Depois da manipulação genética ainda do séc. XX, eis que nos surge a possibilidade de criação de vida por origem absolutamente artificial. Para já serão apenas microrganismos, depois… bem, a coisa não pára mais, como sabemos.
O feito pode dar para o bem, e dará; pode igualmente dar para o mal, uma possibilidade bem plausível também, conhecendo-nos nós tão bem quanto nos conhecemos.
Nota: dois temas, comentem sobre os dois, ou não!

Carlos Jesus Gil

7 comentários:

Daniel Savio disse...

Mas Gil, mas a criação da vida já estamos fazendo há muito tempo, desde que começamos a manipular os genes dos nossos animais de criação...

Fique com Deus, menino Carlos Jesus Gil.
Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Como alemão, espero que a maldição continue...

Um abraço

Sérgio de Oliveira disse...

Meu caro :

..."conhecendo-nos nós tão bem quanto nos conhecemos"...

Será?
Tenho muitas dúvidas !


Um abraço

Flor disse...

Realmente dois temas muito distintos, mas q "enrolados", até podem ser abordados conjuntamente!
(..)"O diagnóstico genético pode também ser essencial para reforçar a recomendação da restrição da prática desportiva de alta competição em jovens com miocardiopatia hipertrófica(..)
Em Itália todos jogadores de futebol federados são obrigados a fazer este estudo genético, com o objectivo de não acontecer o que tão bem recordamos, recentemente , com o jogado Feher...Este é o lado positivo dos estudos genéticos,entre muitos outros...já se consegue direccionar tratamento a células neoplásicas,com informação "errada", sem afectar as outras...ditas células boas...
Agora eu pergunto,será q o Cristiano Ronaldo gostaria de se submeter a um estudo genético onde poderia saber q corria o risco de morrer subitamente num jogo???!!!não sei!Sei e isso sem dúvida que os q o rodeiam e ganham fortunas com ele não deveriam querer...
Dp os seguros, e aqui até nós temos q ponderar a evolução q isto tudo está a ter, muito bem prevenir doenças, não as passar às gerações futuras, mas tb tem o lado mau de qqer um de nós querer um empréstimo, fazer um seguro e estes começarem exigir estes estudos....
O Genoma é o Topo dos Topos em ciência, sem dúvida!Sim tá tudo definido judicialmente, éticamente,mas é claro q haverá aqueles q se aproveitam maliciosamente disto tudo...eu, mesmo em relação à colheita de células estaminais,tenho sérias dúvidas...a maior parte das pessoas pensa, se um dia o meu filho tiver uma leucemia...erro, as células têm o código genético do filho com o mesmo gene alterado e com informação para leucemia,ou seja nessa situação tão postas de parte....eu vejo uma má informação da população...isto de dar o nosso DNA tem mtas implicações...
Dp há a questão q todos discutem, qqer dia vamos ao médico,agora um menino de olhos verdes moreno...dp venha a menina loura de olhos azuis até à criação da perfeição...Já tivemos no passado loucos destes com poder....
Eu gosto do Mourinho, não percebo muito de futebol, apesar de gostar de ver bons jogos "picados" com Gana...as coisas têm mesmo q ser pretas ou brancas...o cinzento é para os acomodados!!!

Fiquem Bem!

Darwin disse...

Os avanços da biotecnologia ganha corpo e projecta-se em muitas áreas da saúde, principalmente na engenharia genética, iniciada após a decifração do DNA. Há um fascínio incontrolável dos pesquisadores cientificos em vencer todas as barreiras que se apresentam e, a um só tempo, encontrar tecnologias conceptivas que sejam seguras e viáveis, com o total controlo sobre o património genético. Se, de um lado, vão abrir novos rumos para que sejam aplicados na solução de infertilidade, a fim de que o cidadão possa exercer seu direito de procriação, por outro, em razão dos caminhos obscuros que vão percorrer, há necessidade de se traçar limites que protejam o ser humano. Por isso leva-me a perguntar:
- Qual o destino a dar aos embriões excedentários formados a partir de tratamentos de fertilidade?
- Valerá ou não a pena saber a constituição genética de um ser humano ou de qualquer outro ser vivo?

Darwin disse...

Peço desculpa em estar a desviar-me do tema, mas na sequência do mesmo gostava de vos falar dos transgénicos, seres vivos criados em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem transferir genes de um organismo para outro.
Claro que este método de biologia genética, não tem nada a ver com a biotecnologia como protecção integrada, que é um modo de protecção das plantas contra os organismos nocivos (pragas, doenças e infestantes) que utiliza um conjunto de métodos que têm como objectivo satisfazer exigências económicas, ambientais e toxicológicas. Parece-me que os objectivos dos OGM (técnica considerada cientificamente avançada) é o de beneficiar exclusivamente as poucas multinacionais que os desenvolvem e comercializam.
Estes alimentos causam riscos ambientais enormes, nomeadamente a poluição de terrenos agrícolas com culturas convencionais e cursos de água com agro-tóxicos; a perda da fertilidade natural dos solos e da sua biodiversidade.
A verdade é que a sociedade é cada vez mais baralhada com investigações a martelo. Enfim a ciência já não usufrui daquela calma que tinha antigamente… vive num mundo acelerado de financiamento de projectos. Só nos resta informarmo-nos muito bem com pessoas minimamente entendidas de todos os lados, bem como o recurso a fontes que nos possam ajudar a formar opinião.
Também não concordo com os métodos violentos que o movimento ambientalista Verde Eufémia (Alentejo), que arregimentados nas fileiras da orfandade ideológica, os eco-revolucionários (alguns importados da Europa), avançaram, munidos de sua verdade científica, sobre uma plantação e pimba, “Ora cá vai milho! Afinal andamos a brincar, ou quê?” Penso que há formas mais inteligentes de discordarmos.

Flor disse...

Porque eu gosto deste assunto...não será um "humano" genéticamente alterado um transgénico???!!!....

Pq Adoro esta frase...não serão esses microrganismos armas perfeitas???!!!...

Os casais qdo se submetem a tratamentos de infertilidade são avaliados por uma equipa multidisciplinar, onde se faz uma avaliação psicológica do casal e motivação dos mesmos, isto em Portugal no Público, pq em clinicas privadas paga-se ou em Espanha, e tudo fácil...posso dizer q fui confrontada numa aula com casos veridicos nos quais os profissionais tiveram muitas dúvidas éticas, pq a lei é permissiva a essas situações...deixo 1 entre mtos outros, casal onde o marido é esquizofrénico...aqui quem decide?!?!?........Uma coisa é a "Natureza" por si provocar as situações, outra é nós termos controle sobre as mesmas!!!!....

Sim Darwin, que fazem aos embriões excedentários???!!!....