quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

2012 - Mudança de Paradigma

Com o post que se segue, termina este, repito, este, ciclo "Causalidade":




2012 – mudança de paradigma




Os comportamentos governamentais
O comportamento da Sociedade
A supremacia do materialismo face ao espiritualismo
Sinais em mudanças nos tópicos supra
Catástrofes naturais
Alterações climáticas
Manifestas vontades dos poderosos em mitigar o problema, mas nunca um verdadeiro compromisso. Parece que forças superiores impedem o progresso das políticas da verdade!

Tudo isto vai levar a um limite… Será 2012?
Pode ser. A ser, acredito que o que os Maias previram foi uma inevitável mudança de paradigma. Só com novas filosofias de fruir do planeta haverá futuro perene!




Carlos Jesus Gil

23 comentários:

Ana Maria disse...

Amigo, um pouco sumida, mas, eis eu aqui de novo.
Será 2012?
Beijinhos!

Daniel Savio disse...

Cara, espero que não seja num ano, mas espero que sim num limite que a consciência materialista termine..

Fique com Deus, menino Carlos e Jesu Gil.
Um abraço.

Velhinha disse...

Sempre me vais dando razão...

:)

Murganheira disse...

Perante esta sequência, que agora termina, atrevo-me a dizer que eles próprios, os post's, foram peças de dominó cuidadosamente colocadas pelo Gil para que, na sua queda, se acumulasse energia suficiente para derrubar esta derradeira peça que é 2012. Significa, tal abordagem (leia-se: este meu disparate), várias outras coisas, desde o simples constatar que nada termina na realidade, apenas umas coisas originam outras, até algo tão inimaginável ou aparentemente tão inatingível como um Limite, uma era de Revelações e de Mudança... passando por "pormenores" como inovações ao nível dos sistemas de governação (já que em todos os recantos, hoje, se valoriza a tão famigerada "inovação"), com as implicações daí decorrentes.
São muitos os sites que se debruçam e divulgam matéria ancestral sobre o assunto, com previsões, profecias, e até alguns ensaios científicos que, todos juntos, apontam para o mesmo: 2012, como o anunciado fim do mundo, tal como o conhecemos.
Será, esta, uma peça do dominó de facto? E se fôr, haverá energia suficiente para a derrubar?
Uma coisa sabemos, o Mundo precisa de renovação. Não é de agora. Não se conhecem, em registo, as suas origens, mas sabemos que desde a Idade Média pelo menos, com o Feudalismo, e posteriormente com passagens como a Escravidão, o Holocausto, e mais recentemente esta forma de governação que é exercida sob a égide do povo mas que de democrática tem muito pouco, por tudo isso, não é exagero afirmarmos que o nosso Mundo se encontra... enfermo!
É, o mundo, comparável a um corpo doente de morte, com muitas das suas células cancerígenas a absorver o que podem e o que não podem para se tentarem livrar de um destino mais do que certo, enquanto outras, as células sãs, exercem a sua função diária contudo inconsequente, face ao descalabro provocado pelas suas congéneres debilitadas.
Sim, uma renovação seria positiva, muito positiva e sim, necessária. Mas a acontecer que seja um desenrolar de acontecimentos de tal forma transversal e brutal que confira ao mundo uma condição mais sã.
O que não falta, efectivamente, são antecedentes, causas, desígnios,... resta saber se essas peças, já tombadas, terão no movimento criado energia suficiente para derrubar essas bisarmas que hoje encaramos como efeitos possíveis.
Eu espero que Sim!

Murganheira disse...

"Manifestas vontades dos poderosos em mitigar o problema, mas nunca um verdadeiro compromisso. Parece que forças superiores impedem o progresso das políticas da verdade!" - que síntese brilhante!! É exactamente isso.

Flor disse...

Dexter,apesar de tb ter "mau feitio",não sou de Mira nem arredores.Há coincidências engraçadas,pq além de Enfermeira tb sou aluna na área de ciências Forenses;c/ grande admiração por alguns dos meus Professores,pq são eles a "Fonte" do meu conhecimento daquilo q sei e do Prazer q continua p´mim ser estudar.Agora sabendo eu q o Gil tem conhecimento disto e aparece aqui um dia um Dexter(analista forense) a "implicar cmgo,quem acha q eu pensei q era?!Pois o Gil a meter-se comigo...lool...
Tou triste c/ vcs os 2!Dp do meu esforço todo,merecia tb ser convidada p´1 copo no alcabar...xiça q vocês...
Mais,o Sinaleiro cá do sitio nem devia permitir q fossem sem a minha pessoa...eheeehehe...

Qto a este post,pois não sei se vou acordar amanhã?!?O passado está escrito...qto ao futuro é tudo tão incerto,q apesar de ter os meus planos,a vida já me ensinou a viver cada minuto de cada vez,aproveitar o melhor de cada momento e a não deixar p´amanhã o q posso fazer,dizer hoje...Há uns tempos fiz 1 formação sobre Morte e 1 dos exercicios proposto foi pegar num papel escrever...se soubessemos q iriamos "partir" amanhã a quem pediriamos desculpa,a quem diriamos Amo-te,no fundo a quem diriamos o q adiamos ttas vezes dizer...Escrevemos...dp foi-nos dito,agora peguem nesse papel e façam-no...uiii,dito assim parece fácil...experimentem...
Seja 2012...seja amanhã...desconheço o Autor...

"Alguma vez já observaste crianças num carrossel?Ou ouviste a chuva a bater no chão?Alguma vez já seguiste o voo errático de uma borboleta?...ou fixaste o olhar no sol no crepúsculo?
É melhor diminuires o passo.Não dances tão depressa...o tempo é curto,a música vai acabar...
Corres através de cada dia a voar?Qdo perguntas "como vais?"escutas a resposta?Qdo o dia finda,ficas deitado na cama,c/ os próximos afazeres a rolar na tua cabeça?
É melhor diminuires o passo.Não dances tão depressa...o tempo é curto,a música vai acabar...
Disseste alguma vez a uma criança:"vamos deixar p´fazer isto amanhã?"e na pressa,não viste a tristeza dela?Perdeste contacto,deixaste uma boa amizade morrer pq nunca tinhas tempo p´ligar e dizer "Olá?"
É melhor diminuires o passo.Não dances tão depressa...o tempo é curto,a música vai acabar...
Qdo corres tão depressa p´chegar algum lugar,tu perdes metade da satisfação de chegar lá.Qdo te preocupas e te apressas um dia todo,é cm se fosse um presente q não foi aberto...um presente jogado fora!A vida não é uma corrida...
...Leva-a mais devagar...
...Ouve a música...
...ANTES Q A CANÇÃO ACABE!

E claro q ñ posso terminar sem dizer ao meu Amigo Gil:Foste/és mto importante p´mim,na minha vida;Gosto Imenso de ti...Vou gostar sp de ti e só quero q sejas Imensamente Feliz!Podes sp contar cmgo como eu sei q conto ctgo qdo preciso d´ajuda...Obrigada por tudo.

Murganheira disse...

Peço desculpas por estar a ir tão longe, mas não posso deixar de sugerir um livro que certamente (nos) elucida sobre "A" questão da Raça Humana, "DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?", o livro é "Os Exilados de Capela", de Edgard Armond. Procurem e leiam , porque vale muito a pena. Acredito que este livro tenha mudado muitas vidas, a minha mudou-a, concerteza.
Googlar tb resolve, embora muito mais superficialmente, dá para ter uma noção. ;)

Flor disse...

Murganheira não peça desculpa...já tomei nota do livro sugerido...

Darwin disse...

A vida da Terra é semelhante à vida humana: de vez em quando há mudanças, umas serenas, outra abruptas e revoltosas, todas transfigurando a nossa superfície e o nosso interior. O Mundo tem vindo a ser palco de profundas modificações em muitos aspectos que, muitas vezes, assumem contornos de ruptura, designadamente nos domínios económicos, sociais e ambientais.
Não, as catástrofes naturais não são o fim do Mundo, são o princípio de outro, com novas características e feições. Embora todos estes cenários estejam envoltos em incertezas, acredito que estamos prestes a entrar numa era de um trauma profundo para a espécie humana. É provável que provoque uma agitação política quase tão extrema como as condições económicas que a originarem. A sedução do petróleo e gás baratos foi tão grande, e provocou um tal estado de satisfação hipnótica, que deixámos de prestar atenção à verdadeira natureza destas dádivas milagrosas da natureza.
Não iremos acreditar que isto nos está a acontecer, que 200 anos de modernidade possam ser subjugados por uma escassez mundial. As perspectivas poderão ser tão negras que muitas pessoas, e até regiões inteiras, entrem em depressão. Os sobreviventes terão que cultivar uma religião de esperança – ou seja, uma fé profunda e abrangente de que a humanidade merece continuar. A vida tornar-se-á cada vez mais intensamente uma vida local.
Por trás de qualquer imagem simplista, há sempre uma dose de incerteza. Cientistas afirmam que, se até ao final do século, a temperatura média da Terra subir mais do que dois graus, será muito mais difícil ou mesmo incomportável lidar com as alterações climáticas. Por isso, há que fazer todos os esforços para não se ultrapassar este valor, mas para isso terá que haver um envolvimento sério dos Estados Unidos e da China, os maiores emissores mundiais de CO2 e não com discursos cosméticos como o de Obama na cimeira de Copenhaga.

loirinhaquenãoédeaveiro disse...

Gil, se isto foi um ciclo sobre"causalidade", foi um ciclo genial. Espero que o repitas.
Para mim o Murganheira dá uma interpretação perfeita do que escreveste e umas achegas também geniais. Assim é que isto é bom!

Tomas de alencar disse...

Olá ...Rapazes .

É a primeira vez ,que vou discordar do companheiro Murganheira... Mas acho que ele ,ao dizer que o Planeta está efermo ,doente ,está a exajerar... eu acho que está com muita saúde , está lindo , e esta a contrariar algumas efermidades que lhe querem impor .
o que está efermo e em risco de vida é uma raça de animais , com um estilo de vida muito irresponsavél ,que aqui habita...

Anónimo disse...

e eu acho que estes temas são essenciais serem discutidos. Mais posts destes e mais comentários assim tão bons.

Flor disse...

O ZÉ, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt),começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador(Made in Japan)às 7 da manhã.
Dp de um banho c sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic),barbeou-se c a máquina eléctrica(Made in China).Vestiu uma camisa(Made in Sri Lanka), jeans de marca(Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é q poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas.
Dp de ouvir as notícias pela rádio (Made in India),ainda bebeu um sumo de laranja(produced in Israel),entrou no carro Saab (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland)e, após comer uma pizza(Made in Italy),decidiu relaxar por uns instantes.Calçou as suas sandálias (Made in Brazil),sentou-se num sofá (Made in Denmark)serviu-se de um copo de vinho(produced in Chile),ligou a TV(Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...

Recebi este mail...Qdo questionei Darwin e Dexter acerca do q podemos fazer...se calhar tá aqui uma hipótese...não sei?!
Fiquem bem!

Darwin disse...

Ruptura nos domínios económicos, sociais e ambientais. Alterações climáticas ou aquecimento global, com esta vaga de frio que se faz sentir. Ora este Darwin não passa de um profeta da desgraça.

Estou é preocupado com a diferença de preços entre depilação masculina e feminina, porque é inconstitucional, estão a violar o Artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa, que prevê que todos os cidadãos não podem ser privilegiados ou prejudicados de qualquer direito em razão do género. É inaceitável que uma mulher pague 25 euros por cada sessão para depilar definitivamente o buço e 60 euros pelas axilas, meias pernas e virilhas e um homem pague 40 euros pelo bigode e mais de 300 euros pelo abdómen e tórax completo.

Também me preocupa a adaptação de rituais e tradições ancestrais à nova realidade do casamento gay, porque pode provocar celeuma e embaraço junto das pessoas menos preparadas para estas mudanças recentes. As situações mais embaraçosas poderão ser a visita do gay activo para pedir a mão ao pai do gay passivo, a recusa por parte do pai de entrar no Registo Civil de braço dado ao seu filho gay passivo e a recusa de alguns amigos ao convite para serem padrinhos caso o formato pretendido seja o de padrinho "à espanhola".

Murganheira disse...

Boa Darwin!, é como dizem as modas: eu quero lá saber se a bolsa deu um trambolhão ou se hoje foi um dia negro (deu uma chuvita, sim mas nada de especial) para a nossa Economia – como se os outros dias antes deste fossem uma maravilha-; ou se a maioria dos meus amigos enfermeiros –amigos porque são eles que zelam pela saúde dos meus (e dos vossos tb!) pequenotes - andam a recibos verdes, com salários quase-nada acima do Mínimo, em condições de precariedade contratual que põe em xeque a sua própria (a dos enfermeiros, não a sua Darwin) estabilidade pessoal/familiar e, por conseguinte, a própria estabilidade no seu local/ambiente de trabalho; quero lá saber como é que os ministros arranjam tempo para, efectivamente, governar, sabendo que ou o passam a exercitar verborreia no seu sentido mais depreciativo, ironicamente na Casa da Democracia que é tão somente definível como oposto linear daquilo que lá se passa diariamente, ou luxuosamente instalados em bólides com mais de 2 TON a circular de norte a sul e de lés-a-lés para inaugurações de cosmética e marketing político/lobístico, ou ainda a estudar formas de atacar/defender qualquer um que se lhe atravesse no caminho, quase diariamente envolvidos em notícias que envolvem ou corrupções ou alegações ou suspeitar ou tribunais ou todos este CAST junto ,…. Porque haveria eu de me preocupar com o que quer que seja se, agora sim, vou ser feliz porque vou poder casar-me com o meu namorado?, com o devido respeito que os casais gays emancipados que me merecem.

Anónimo disse...

Alguma coisa vai mesmo ter que mudar. Pode muito bem ser em 2012, há muitos sinais por todo o nosso mundinho

Anónimo Zé disse...

São só desgraças. De tempos a tempos aparecem estas teorias apocalípticas para pôr o povo em sentido. A última tinha sido na passagem do milénio, que o Mundo ia entrar em colapso, que os computdores não estavam preparados para o dígito 2, eu sei lá... Parece que o Homem tem esta extrema necessidade de abreviar o seu fim. Não acredito em nada disto. Acredito, sim, que a civilização ( mas qual civilização...) irá mudar drasticamente nos próximos anos vindouros. Assim, como está, não dá mais. Esgotou-se o modelo. acredito que virão de cima ensinamentos. Acredito no contacto. Acredito que haverá um reino mundial justo e próspero. A Terra não se esgotará nestas teses de catástrofes apocalípticas. Outras houve, e o planeta sobreviveu.

Anónimo Zé disse...

Ainda bem que o Sr. Gil resolveu acabar com este tema das casualidades. è discussão pouco profícua, porque, apesar de pensarmos que sabemos, nada sabemos! Gosto mais de escrever sobre coisas mais simples. Lanço aqui alguns desafios: porque não discutirmos sobre História, Literatura, Música, Cinema, eu sei lá, coisas que nos fariam bem e nos ajudariam a passar uns tempos mais alegres?

Tomas de alencar disse...

Épa ... alto aí , ó companheiro Murganheira ... eu circulo ... (naquilo que você chama de bólide )num carro desses ...com alta cilindrada e mais de 2tons... épa eu não ando a passear ...e levanto-me todos os dias de trabalho ás 5...isso dos carros não tem nada a ver...!

Murganheira disse...

Tomas, meu caro amigo, certamente que cada barruço enfia-o quem quiser ;) E certamente, também, se o meu amigo se levanta todos os dias às 5 (pressupõe-se 5 da manhã senão seriam 17...) para trabalhar então sou eu que lhe digo que o meu amigo não vê nem a sombra do tal barruço supra referido, pois se há coisa que os sitos ocupantes de tão luxuosos bólides não fazem, ou se fazem é pouco, é... obviamente! Eu tb circulo num veículo com vários tons de vários tipos até, e mesmo sem trabalhar por aí além, não ando nem a passear nem a comprometer o erário público.
Sendo assim... é claro que tem a ver, amigo Tomas, tem tudo... a ver!

Tomas de alencar disse...

Compreendido companheiro... e desculpe ...é que aqui ...(se calhar temos a mania ) quando compramos ...é tudo ...bólides...à e é mesmo ás cinco ...companheiro...mas agora compreendi , perfeitamente...

um abraço, Companheiro.

Murganheira disse...

Ora aí está! Esteve bem na observação, caro Tomás. Parece que já (quase) ninguém se contenta com um Fordezito, ou um Reno ou Peijô… naaa… a rapaziada quer é bólide bom e barato, e de preferência (muita) Made in Germany.
É claro, nada contra (quem sou eu…), e muito menos nos casos em que o “forro” da carteira permite aos seus portadores tais “aventuras automobilísticas”; pelo contrário, eu faria o mesmo se a minha carteira mo deixasse. E como quem não tem dinheiro não tem vícios…mas como disse, nada contra.

Anónimo Zé... vai desculpar-me a indagação: os computadores não estavam preparados para o dígito 2…isso significa o quê exactamente? Como pode o amigo entender o acontecimento como…"apocalíptico", nem o acontecimento nem o que refere… se verificou de facto ?
Sabe o que são Apocalipses ou acontecimentos apocalípticos? Se procurar… sabe, mas não infira alarmismos onde não os há.
Abraço!

Anónimo Zé disse...

Caro Murganheira

Longe de mim a pretensão de ser um expert em informática. Deixo isso para si, que assim, a dita, fica mais bem entregue.

O que eu quis dizer foi que, na altura, se dizia que os computadores não estavam preparados para passar de 1999 para 2000. Lembra-se, não? E que havia teorias de que o mundo moderno entraria em colapso ( espécie de apocalipse informático, não? ) e que, em linguagem comum, isto ficaria tudo virado de cangalhas.

Não tenha a pretensão de pensar que não sei o que é o Apocalipse, mas imagine só que, o que foi um alarmismo a nível mundial na altura, tinha mesmo ocorrido ?

Eu não promovi o alarmismo. Foram factos. Simplesmente me limitei a usá-los para representar uma situação que poderia ter sido caótica. Apocalíptica? Com a sua "reprimenda", já não sei se há familiariedade entre os dois adjectivos.

Fique bem. Um abraço e consideração.