domingo, 3 de janeiro de 2010

A norma da desgraça

A NORMA DA DESGRAÇA

MUNDOS




Há muitos mundos, tantos que é interminável a tarefa de os contar. Nuns, reina a Luz; noutros as trevas. Desconheço, confesso, a razão entre os dois tipos. Este, de cuja epifania vos vou falar, não conhece pele escura.
Todo o Universo, que daqueles é composto, contacta ininterruptamente entre si. Fá-lo por via material, existindo neste caso duas vias para o efeito: directamente ou por interposto elemento; o fenómeno acontece ainda de forma intangível.
Ora, nesta comunicação constante, alvos e morenos interagem e complementam-se… é-lhes vital. É são o negócio; é são o convívio. Existe, porém, um problema: é que tanto um como o outro só podem ter lugar na terra dos alvos. A dos morenos está-lhes proibida. Não por decreto destes; uma poderosa norma da Lei Fundamental daqueles, só passível de revogação com a anuência de nove décimos dos ocupantes da Assembleia, deliberou naquele sentido.
Têm conversado muito sobre o assunto, alvos entre si; alvos e morenos em elevados momentos de diplomacia. Todos sabem que o mel sabe a fel a qualquer alvo; que as paisagens lhes não mostram todo o seu esplendor; que as comidas e as bebidas os enganam no sabor. Todos estão conscientes que um encontro, já, no curto prazo, na terra dos morenos, os cegaria… aos alvos.
Soluções existem, sabem-no alvos e morenos. Ambos sabem da sua existência, do seu paradeiro; ambos as conhecem. Os morenos exortam os vizinhos à adopção das mesmas, a bem da harmonia Universal; aqueles, renitentes, receosos do que nunca experimentaram… ou já esqueceram, agradecem a preocupação genuína e visível, concertam modos e tempos, mas adiam… Adiam até quase já não saberem concertar. Não raro, são os morenos que, compulsivamente e como medida única, tomam de assalto a Assembleia alheia e revogam a norma…Tem acontecido em muitas vizinhanças e, justiça se faça, Bem-Dita forma de intervir revolucionariamente!; bem-dito procedimento de revogação da norma… da norma da desgraça!
-… Isto existe?!... Oh!!!
- Esteve sempre aqui. Há muito que vos convidamos.
Perguntou um alvo; respondeu um moreno.




Carlos Jesus Gil

30 comentários:

Flor disse...

Aristóteles, resume à simplicidade,os conceitos d ética,norma,justiça a 1 fim "Supremo" a FELICIDADE individual e colectiva...são mtos Mundos...mtos seres...e ñ podendo perguntar ao mmo questiono-te a ti?!?Imagina-nos aos 2 numa situação em q a tua felicidade depende da minha infelicidade,ou vice-versa...Quem tem mais direito a ser feliz???A multiplicar p tds os mundos q falas..."CAOS"
...Então analisando a Teoria do Caos;na qual m encanta sp o facto d o bater d 1 asa duma borboleta aqui puder provocar 1 tempestade noutro lado do mundo;a mma diz q mmo no caos ao fim dum tempo s encontra 1 padrão comum e constante..."COSMOS"
...Existe a Religião (1 das) q define o Reino d Luz Deus,o Reino d Trevas Lúcifer;serão esses Mundos campos d batalha entre os mmos?!?...Engraçado pq às vezes questiono coisas q nem interessam p´nada,ou talvez sim,mas pergunto-m mtas vezes o pq d imagens Religiosas ñ terem cor "Pele Morena",ou seja Deus tem cor???Não há Santos Negros???Tirando a excepção d ter visto n minhas viagens p´mundo até hoje 1 Virgem Negra numa Catedral,q claro prendeu a minha atenção!!!
O Mundo é só 1!Melhor o Universo...e nós devemos mmo andar mto longe d realidade...Qual o sentido disto tudo? O Pq disto tudo?...Gostava eu d saber...
...Começo acreditar q só mmo 1 Q de loucura é q nos salva no meio das "normas da desgraça"!
...Do Caos ao Cosmos...

As minhas "Tolices"...

Daniel Savio disse...

Cara, pelo o que eu entendi, os morenos são aqueles que se intrometem na vida alheia...

Ou tranformam a vida alhei em alvo para a vida dos morenos.

E feliz ano novo =P

Fique com Deus, menino Carlos.
Um abraço.

Tomas de Alencar disse...

Complexo,...
Enigmàtico,...

A mim , confesso,o que me veio logo a memòria foi o Universo que é o nosso"Eu"...
A convivencia entre , "sentidos" e "sentimentos"...
Mas acho que hà algo maior no texto, nao se resume sò a esta simplecidade...

Um Abraço
Até Breve.

Murganheira disse...

A poderosa norma da Lei Fundamental do mundo dos morenos é um conceito relacionável com a morte do corpo físico... ou, ab aeterno, as mudanças metafísicas desencadeadas.
Belíssimo texto Gil.
Amor, Saúde, Paz... é o que Vos desejo para 2010 e seguintes.

J^^h Dagort disse...

todos nós vivemos em doisi mundos: o individual e o coletivo, por muitas vezes relutamos a coletivo, somos egoistas, egocentricos, mas quando as cisas apertam a quem recorremos? Ao coletivo....

bjos feliz ano novo

Anónimo disse...

Realmente enigmático.
Eu vejo aqui alegoria. Logo não tem nada a ver com a cor da pele, como uma comentadora deu a entender. O mundo dos alvos é que está em desvantagem e foram os vizinhos morenos que foram ajudar. Morenos e alvos querem harmonia, mas sem os morenos os alvos não conseguem a mesma. Os alvos vivem na escuridão, por isso são alvos.

leitor disse...

O anónimo anterior sou eu. Aqui anónimo mas menos.

linda disse...

Excelente interpretação dos mundos. Se for aquilo que o leitor diz está uma maravilha.

Tomas de Alencar disse...

Olà Rapazes:

Là em cima quando da primeira vez que comentei ,nao andei muito longe daquilo que é a interpretaçao do Autor.
Certo é que ainda , vai uma grande diferença, até à forma que aqui o transcrevo:
"Se te amputarem um braço, Tu dizes, tu dizes:"aquele braço é meu";
se te amputarem o outro, tu dizes; "aquele braço é meu, jà nao tenho braços";
se te amputarem uma perna, tu dizes;"aquela perna é minha";
se te amputarem a outra , tu dizes; "aquela perna é minha, pernas tambem jà nao tenho".
Se... te amputarem todo o corpo, deixando-te apenas o cerebro, artificialmente alimentado, tu pensas- ficçao?: Sim, por ora!-:" aquele corpo é meu"
seràs apenas o cerebro?;o eu- o dono- é o cerebro?
tenho para mim que nao!
O eu nao é tangivel, o cerebro, que o é ,negoceia com o eu e interage com ele nas comunicaçoes,
com o corpo e nas relaçoes deste com os meios fisico, humano e espiritual."
o texto acima nao é de minha autoria,mas sim de alguem que aqui anda primeiro que nòs.

Um Abraço
Até breve:

o que me vier à real gana disse...

eheheh! Viva Tomas... Ora, eu penso k só escrevi aquilo em comentário a um post e uma pessoa amiga, administadora/autora de granes blogs... Agora estou na dúvida. Será que disse aquele pensar a mais alguém?... Não sei!
Se for quem eu penso, Tomas, um 2010 pleno de td o k é bom para ti e família; e for outra pessoa... o mesmo!
Leitor, pois está claro - quer dizer, até nem está!, k eu compliquei a coisa - que o k o texto pretende transmitir é o k você fala. Brilhante interpretação!

Tomas de Alencar disse...

Nao amigo , nao mo disses-te, mas basta fazer uma visita aos primordios deste blogue,hehehe.

Tomas de Alencar disse...

Se por acaso là fores, o que estou a fazer éra uma surpresa!!...

Sérgio de Oliveira disse...

Amigo Carlos :

Os "condomínios" têm dessas coisas .

Por isso , nem sempre surge a luz que a todos ilumine !


Um abraço

Flor disse...

...Realmente tenho 1 bocado a mania d falar p "linhas tortas"...
Conforme divaguei...sim, pq o Gil tem esse dom,d m levar até 1 série d questões a partir duma ideia...poderia ter dito Ignorantes/Sábios...Bem/Mal...Arrogantes/Tolerantes em vez d ter falado na cor da pele(até pq há mais tons de pele)...
Continuo a querer acreditar na Teoria do Caos...onde até a "escuridão" tem a sua justificação...a sua razão de ser...
Continuo a dizer...quem vos diz q os alvos à sua maneira ñ são mais felizes q certos morenos?!?...Quem decide isso?!?...Há momentos q eu gostava de ser Ignorante...tar na "Escuridão"...

Tomas,aqui so nós 2 pq ñ tem q ver c/ o texto,ou até dando algumas voltas tenha...pq tds nós temos a nossa parte "escura"...curti a sua interpretação!Sabe q recentemente falava c/ alguém acerca d relacionamentos/sentimentos...eh pá e lá vem sp amizade colorida/especial a qual confesso,ñ por ser santa nem perto disso,ainda ñ ter entendido mto bem os estatutos direitos/deveres da mma..."Amigos Coloridos"?!?Sabe, ao ler as suas palavras pensei talves seja isto q o Tomas fala...SENTIDOS-relação meramente fisica,ditas amizades coloridas...SENTIMENTOS-relação onde existe Amor na acepção verdadeira da palavra e c/ tudo q a mma implica...O ideal seria a junção das duas,sendo q na minha opinião a 1ª faz parte da 2ª;já a
2ª ñ existe sequer na 1ª...
Mas cm Aristóteles já defendia...FELICIDADE INDIVIDUAL E COLECTIVA e só assim democracia...assim Morenos e Alvos terão harmonia...pois...colocar na prática é q é do caraçitas!!!...

Flor disse...

...O meu 1º comentário resume-se a:

-Quem define quais são os alvos e os morenos?!?
-Quem define o que é escuridão e luz?!?
-Quem realmente anda ajudar quem?!?....
Ainda bem q há quem saiba...eu continuo achar q tudo explica filosofos/fisicos/religiões...mas quem nada sabe sou eu!!!...

Flor disse...

...Volto aqui pq ñ resisto acrescentar 1 coisita à "Mutilação" q o Tomas fez referência...Pergunta o Profº Drº Pinto da Costa(nada de futebol;existem 2 Pintos):Se decepar a cabeça a 1 individuo ele pensa???qto tempo???...

Tomas de Alencar disse...

boa,excelente,Flor.

Unknown disse...

É moço, isto dá pano para mangas.

leitor disse...

Boa tarde malta. Não levem a mal mas a minha interpretação afinal está de acordo com o que o gil quer transmitir. É ele que diz, estive agora a ler.
Flor, eu acho que pena e que a duração depende do indivíduo. Da quantidade de sangue, oxigénio e açucar que suporta o seu cérebro, e do que tinha no momento em que foi mutilado. Também depende da forma como reage ao choque. Bem, se calhar só disse asneiras.

leitor disse...

eu acho que pensa, e não que pena.

Tomas de Alencar disse...

È rapazes
desculpem là isto fora do contexto:

Eu sò queria perguntar se o Laurindo é um familiar que tenho no luxemburgo... és Laurindo?

Unknown disse...

É pá tomas de Alencar, não homem. Eu moro el Alcabideche. Mas, cumprimentos ao laurindo do Luxemburgo e a ti também.

Flor disse...

Precisamente Leitor,não disse asneira nenhuma...condições normais 8 segundos...agora contem 1,2,3...mas é claro q nenhum deles "falou" p´confirmar...mas tb penso q o "choque" ñ permite tal...de qqer forma o texto q o Tomas nos trouxe,do Gil,pelo q entendi;é Brutal!!!Pq o Cérebro comanda tudo,sentimentos,sentidos,movimentos,palavras...mmo q sem braços sem pernas o "EU" existe(discordo pelo q parece do Gil);claro q o sentido do tacto por falta de membros fica comprometido,mas pudemos ter braços e mãos,tocar,palpar se o cérebro ñ tiver esse comando funcionante ñ recebe essa sensação por mto q se toque...
Já nos tamos a desviar,cm qse sp,do tema inicial,mas é giro esta troca de ideias q começam dum texto e vão surgindo com os comentários aqui deixados!!!...Na minha opinião...

Mariazita disse...

Carlitos
Obrigada pelos teus votos.
Para ti desejo um ano tão bom como desejo para mim. Satisfeito?

A Anita está a terminar. Ufa!!! São 47 episódios que deram um certo trabalho; agora já está na hora de acabar. Outras coisas se seguirão - ou não...

Fui no sábado ao cinema ver AVATAR. Adorei.
Depreendes que gosto muito de ficção científica...
E, no fundo, se bem analisados, os "enredos" desses filmes são sempre mais ou menos alegóricos.
Acho que foi por isso que gostei do teu texto, que interpretei como uma alegoria.

Continua a aparecer. Há sempre lá uns braços abertos para te receberem.

Beijinhos
Mariazita

Interruptor disse...

o Laurindo de alcabideche é um tipo culto.

Tomas de alencar disse...

Obrigado, Laurindo.
cumprimentos tambem para si.

Tomas de alencar disse...

EI...TÀ POR AÌ ALGUEM?.

Caminho,na mais completa escuridão...Não ouço nada...
tà escuro como breu...
Mas caminho...
nem uma estrelinha no céu...
Onde estarei?...
Nem uma luzinha, por mais longe que fosse...
mas continuo a caminhar,...bolas, como ei-de saber se vou na direcçao certa...
Serà que hoje vai nascer dia?
estarei no deserto?
Mas...no deserto, tambem hà dia ...
Caminho ,... hà tanto tempo...e o dia que nao chega!!¨!...

Dexter disse...

Tomas...EXCELENTE!
Isso pode perfeitamente reflectir o dia a dia de milhões de pessoas por este mundo. Muito claro, muito sucinto...muito verdade!

Tomas de alencar disse...

Obrigado, Dexter.
Hà dias assim ,amigo...

... e o dia que nao nasce...


Um abraço
até breve...

Murganheira disse...

Como leitor assíduo desta tertúlia, teço o seguinte disparate:
Este comentário de Tomas de alencar faz-me lembrar uma passagem de um outro comentador ou "/a" que dizia algo semelhante, como: parece que as pessoas hoje andam à deriva, sem rumo.
Juntando a isto a parte final do post, e vemos materializar-se em parte o que muitos de nós vemos/sentimos... o povo parece que anda triste, desorientado, infeliz... com razão? Ou sem ela?
Dilemas, de quem os sente.