sexta-feira, 19 de outubro de 2007

TRATADO DE LISBOA

Vamos ter um Tratado - e que Tratado!... - da nossa União negociado, ultimado e assinado em Portugal, e ainda, como é da tradição, com o nome de Lisboa. Uma marca indelével de Portugal na União. É lindo!
Depois de ultrapassados os problemas levantados pela Polónia e pela Itália -tarefa desempenhada pela Diplomacia portuguesa -, o acordo surgiu. Não vamos ter uma Constituição Europeia (pelo menos em tempos próximos), mas vamos ter um Tratado Reformador da União Europeia, o Tratado de Lisboa.
O texto acordado, vai agora ser objecto de tradução - obra a entregar a juristas-linguístas - para as línguas oficiais da União. A sua assinatura terá lugar a 13 de Dezembro em (é bom, digam lá que não...) Lisboa.
Nosso 1º, era esta a marca que queria deixar nestes seis mesitos? Então parabéns!
Bem, uma vez aprovado e ratificado por cada um dos 27, o Tratado de Lisboa entrará em vigor em 2009. Vai ser bom para nós? Não sei. Há tempo, como tal há que lê-lo e tentar compreendê-lo -não será fácil, mas... É fundamental o exercício da cidadania, logo, é fundamental a busca de informação - é fundamental também, convenhamos, a não desinformação; o debate de ideias, de desígnios -; é fundamental a intervenção de todos na construção da idoneidade, condição absoluta para a equidade, sem a qual a sociedade só trará proveitos aos sócios poderosos.
Aproveitemos o Tratado para começarmos a cidadanar, a intervir!


Carlos Jesus Gil

2 comentários:

Anónimo disse...

Melhor esperar p'las ratificaçoes;)
Ou p'los referendos...rsrsrs
Vai dar pano p'ra manga, queres apostar???
B'ijito:)
Continua a abraçar sempre, por mim~~~
'Inté mai'ler:)

Tomas de alencar disse...

Nao entrou em vigor em 2009 , mas vai entrar em 2010.