terça-feira, 25 de setembro de 2007

A propósito das eleições no PSD - polémica com o pagamento de quotas

A este propósito - pagamento de quotas aos partido políticos -, escrevi há uns tempos:

O CARTÃO DO PARTIDO


Há uns tempos, não muito para trás, que hodiernos são, a pedido de uma grande amiga minha – que, por inspirar e expirar política, transpirar idoneidade e amor à causa, fora eleita presidente de uma concelhia do Partido Socialista (PS) - tornei-me militante oficial (há quem diga filiado!) do Partido. Qual é o problema?, ter um cartão vermelho/rosa com o símbolo do PS e o meu nome associado? Só se for pela cor, que sou sportinguista.
Bem, um destes dias, em conversa de café com a rapaziada da farra, veio à baila a questão partidária – isto depois de um relvado de futebol bem regado com fininhos. Vai daí, um compartidário meu vira-se para mim e indaga: “já pagaste as quotas?”. Já pagaste as quotas?!!! Mas que paradoxal e petulante atitude, esta, dos Partidos, não do meu amigo! É, tenho para mim, um desconchavo de sofista. Então o pagamento de um militante não é traduzido no seu voto nos escrutínios e na militância exercida em conversas de café, tertúlias, demais eventos sociais?! E como esta militância é, por vezes, bem mais importante do que um comício!
Não comparsas, o Partido é que me deve. Abnegados somos nós em votarmos e militarmos sem que nos paguem.


P.S. Seria assaz interessante ver os Partidos políticos unirem-se pela inclusão, nos seus estatutos e na Constituição, da limitação do direito de voto nas autárquicas, legislativas…, a apenas quem é militante e com as quotas em dia.




Carlos Jesus Gil

1 comentário:

Tomas de alencar disse...

O que eles sao é, chupistas.